7 dicas de como organizar a vida financeira

Tempo de leitura: 5 minutos

A necessidade de organizar a vida financeira certamente não é novidade para você e nem para quem visa uma independência ou até mesmo, a liberdade financeira. Porém, a grande dificuldade neste contexto é a vontade de aprender e a disciplina em praticar uma rotina que é essencial para conseguir tal controle financeiro.

O Indicador de bem-estar Financeiro, uma pesquisa periódica realizada pela CNDL (Câmara Nacional dos Dirigentes Lojistas) e o SPC Brasil, apontou que em agosto de 2019 – 61% não aproveitam a vida como gostariam por administrar mal o dinheiro e 57% não planejam ações para garantir futuro financeiro.

organizar sua vida financeira

Realidade preocupante e que comprova como o brasileiro não é capaz de organizar sua vida financeira de forma eficiente. Pensando neste cenário, gostaríamos de dar aqui algumas dicas importantes para você entenda definitivamente que qualquer pessoa pode organizar suas finanças pessoais e manter uma educação financeira.

Estabeleça objetivos claros

Esse é o primeiro passo a ser tomado, estabelecer seus objetivos financeiros de curto, médio e longo prazo. Assim você conseguirá ter clareza em seus orçamentos e planejamentos.

Entenda que não vai adiantar muito saber o que precisa ser feito se você ainda não sabe aonde quer chegar, o que quer conquistar. Portanto, defina o que e quando. Aquele MBA que você tanto precisa para conseguir uma promoção, trocar o carro por um mais novo, investir em um imóvel. Tudo isso precisa ser colocado em ordem de prioridade e planejado com clareza.

Monte seu orçamento mensal

Esse item deve ser trabalhado em três etapas. Primeiro entenda quanto você gasta e com o que e em seguida visualize a sua receita total do mês. E finalmente faça uma avaliação de seus gastos atuais e defina metas de despesas condizentes com seus objetivos estabelecidos anteriormente.

Montar uma planilha de receitas e despesas será muito útil neste controle e acompanhamento mensal das atividades.

Guarde dinheiro e tenha reserva financeira

O indicador de bem-estar financeiro ainda apontou que “64% dos consumidores vivem no limite do orçamento, ou seja, raramente ou nunca têm dinheiro sobrando”.

Uma reserva financeira é fundamental não só para cumprir os objetivos futuros como também para cobrir imprevistos que podem ocorrer, principalmente quando relacionados à saúde ou desemprego.

Especialistas dizem que o ideal é guardar pelo menos 10% de seus ganhos mensais e ter uma reserva equivalente entre seis a doze meses de suas despesas mensais

Pague e controle suas dívidas

Os brasileiros têm o hábito de comprar por impulso e ainda comprar aquilo que nem se precisa. Momento em que muitos se endividam por já terem contas fixas essenciais para pagar. Muitas pessoas ainda recorrem ao cartão de crédito complementar os gastos do mês e a partir daí pode virar uma bola de neve.

É necessário controlar os gastos para então sanar quaisquer dívidas. Se possível negocie para que não ultrapasse seu plano de orçamento (máximo 30% da renda mensal).

Tenha equilíbrio e disciplina

Aqui é onde a maioria das pessoas peca e coloca tudo a perder. Organizar as contas é fácil, o difícil é manter o equilíbrio entre despesas e receitas e manter o planejamento.

Aqui você já sabe o que pode gastar no mês, o que precisa guardar e o que precisa pagar, portanto torne essas tarefas um hábito em sua vida e mantenha o equilíbrio de suas contas e a disciplina das atividades.

Invista na sua educação financeira

Um ponto importante e que precisa ser levado a sério é o aprendizado sobre finanças e organização financeira. Não se aprende tudo de um dia pro outro e é essencial força de vontade para aprender o que se deve.

Existe uma infinidade de livros e materiais disponíveis sobre finanças e investimentos. Aqui mesmo neste canal damos ótimas dicas e materiais sobre o assunto. Mas, para ter o entendimento completo e mais ágil cursos e palestra na área são muito indicados. Aprenda, valerá a pena!

Invista seu dinheiro

Existem ótimas possibilidades de investimentos, algumas melhores em rentabilidade e outras em segurança e estabilidade. O que importa é investir seu dinheiro com consciência e entendimento dos processos, e melhor ainda consultar algum especialista para lhe orientar e obter melhores resultados.

O investimento em renda fixa, por exemplo, é uma modalidade em que a rentabilidade é previsível e de menor risco a que os investimentos de renda variável. Alguns exemplos são a poupança, CDB, tesouro direto, LCI e LCA, letra de câmbio, CRI/CRA.

Já os investimentos de renda variável possuem maior taxa de rentabilidade, porém podem ser mais instáveis. Investir no mercado de ações pode ser muito interessante, quanto mais cedo começar, mais tempo para o retorno. Porém, é importante saber montar uma carteira rentável e consistente.

Esperamos que você possa ter tirados algumas dúvidas iniciais sobre como organizar a vida financeira. E mais de que isso, que tenha acendido a luzinha da responsabilidade e entendimento das vantagens deste processo rotineiro. Basta anotar todos os passos citados aqui e começar agora mesmo.

Se precisar de uma ajudinha para iniciar seu controle financeiro, aqui na Vox Fortuna temos cursos, consultorias e realizamos palestras sobre o tema para auxiliar as pessoas neste processo. Leia mais em nosso site!

Nos acompanhe nas redes sociais Facebook e Instagram