Entenda mais sobre Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs)

Tempo de leitura: 3 minutos

Os Fundos de Investimento Imobiliário ou simplesmente FIIs foram criados em junho de 1993 pela Lei nº 8.668 e regulamentados para Instrução CVM nº 472/08.

FIIs

Como o nome já propõe, são investimentos em empreendimentos imobiliários, que vão muito além da compra ou venda de bens imóveis. Este tipo de investimento trabalha com o mecanismo de cotas que podem ser aplicadas em títulos e valores imobiliários previstos na regulamentação, sendo os principais:

  • letras de crédito imobiliário (LCI),
  • letras hipotecárias (LH),
  • cotas de outros FII,
  • certificados de potencial adicional de construção (CEPAC),
  • certificados de recebíveis imobiliários (CRI)

Vamos agora esclarecer como funcionam os FIIs e, além disso, falar sobre o perfil de investidor ideal, riscos, liquidez e rentabilidade do mercado imobiliário, para que você possa tomar a decisão de investimento mais acertada.

Como funcionam os FIIs?

Um FII deve ser administrado por uma instituição financeira devidamente autorizada pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM), onde o fundo deve estar registrado. Essa instituição é responsável pela gestão e manutenção do fundo, podendo contratar prestadores de serviços também autorizados pela CVM para tais atividades.

A aquisição de cotas do fundo imobiliário funciona de duas formas: aquisição de cotas no mercado primeiro, pelo qual os recursos do investidor são destinados diretamente ao FII, ou no mercado secundário, em que o investidor deverá adquirir cotas de outro investidor, negociadas através da bolsa de valores, como as cotas de uma empresa.

Perfil de investidor

Os FIIs são investimentos de menor risco, uma vez que esse mercado oscila menos que o mercado de ações, por exemplo. Seu rendimento não é tão alto quanto de outros investimentos, mas por outro lado, oferece menos chances de perda de dinheiro.

Portanto, este não é um investimento para qualquer investidor, mas sim mais apropriado para pessoas que possuem um perfil de menor risco e preferem rendimentos mensais estáveis. Considere esta questão na hora de tomar uma decisão pelo investimento.

Vantagens do investimento

Os Fundos de investimentos imobiliários possuem características bem específicas e favoráveis, principalmente para quem pretende investir com quantias menores. Veja as principais:

  • Investimento coletivo: por ser um modelo coletivo de investimento, não só os ganhos como também as perdas são divididas entre os cotistas, sendo um prejuízo mais facilmente diluído.
  • Gestão terceirizada: você não precisa se preocupar com a gestão do fundo, que fica a cargo de empresas devidamente credenciadas para tal.
  • Menor risco: os investimentos do mercado imobiliário possuem pouca oscilação de rendimentos, o que gera menos fatores de risco para o investidor.
  • Maior liquidez: os FIIs possuem menos burocracias para a venda do ativo, por serem negociados em bolsa.
  • Vantagens fiscais: o IR não incide nos rendimentos do fundo para pessoas físicas, o que aumenta seu ganho.

Rentabilidade

Existem duas maneiras de rendimentos dos FIIs: pela distribuição dos lucros do fundo ou pela valorização das cotas.

A distribuição dos lucros do fundo é a forma de remuneração mais óbvia e menos arriscada do investimento imobiliário FII, pela qual você receberá rendimentos periódicos dos lucros dos ativos imobiliários e sem incidência de IR (para pessoas físicas).

Já o rendimento da valorização das cotas é tributado em 20% e o investidor é responsável pelo IR. Neste modelo de rendimento você pode ter ganhos e perdas de acordo com a valorização da cota.

Veja também: 7 dicas de como organizar sua vida financeira

Agora que você já sabe um pouco sobre Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs), está na hora se avaliar as possibilidades do mercado e investir com segurança o total apoio e consultoria.

A Vox Fortuna é uma empresa especialista em FIIs e possui propostas confiáveis de investimentos no mercado imobiliário. Acesse nosso site e confira!