O que é o tesouro direto?

Tempo de leitura: 3 minutos

Se você tem interesse em investimentos de renda fixa e baixo risco, você precisa saber tudo sobre o tesouro direto, pois certamente é uma possibilidade muito viável para seus objetivos.

O tesouro direto nada mais é que comprar um título da dívida pública federal. Quando você investe em títulos públicos, você está emprestando dinheiro para o governo federal, que por sua vez investe na saúde, educação, infraestrutura, dentre outros. Em contrapartida você recebe juros deste empréstimo.

Existem vários tipos de títulos que podem ser feitos e que atendem a diferentes objetivos financeiros. Vamos entender melhor como funciona os investimentos no tesouro direto.

tesouro direto

Como funciona o investimento?

O Tesouro Nacional é um programa do Tesouro Nacional, criado em 2002, em parceria com a BM&F Bovespa (atual B3). Este programa permite que investidores iniciantes, pessoas físicas possam investir em títulos públicos com menos de R$40,00.

O investidor deve se cadastrar em um agente de custódia habilitado (existe uma lista de agentes habilitados no site do tesouro nacional). É por esse cadastro que poderá então movimentar as compras dos títulos.

Tipos de investimentos:

Existem três grupos de títulos públicos no tesouro direto – títulos prefixados, títulos pós-fixados e títulos híbridos. E para escolher qual comprar e importante entender o funcionamento de cada um.

Nos títulos prefixados temos a previsão exata de retorno sobre o investimento, desde que o resgate seja feito na data de vencimento do título. Ao comprar o título você saberá então a data de vencimento e o valor que será resgatado.

Já nos pós-fixados você tem o conhecimento de todo o processo e forma de remuneração, mas só saberá o retorno do investimento no momento do resgate. Isso acontece porque esse tipo de título está associado a indexadores econômicos como a taxa Selic (taxa básica de juro), por exemplo.

Saiba também: O que são os Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs)

Os títulos híbridos já oferecem um tipo de remuneração realmente híbrida, pela qual você sabe o retorno de parte do investimento no momento da compra e só será informado sobre o restante do retorno no momento do resgate do título, uma vez que esse restante está atrelado à variação da inflação.

TÍTULO

RETORNO RENDIMENTO REMUNERAÇÃO

Tesouro Selic (LFT)

Pós-fixado Selic +

Taxa contratada

Somente no vencimento

Tesouro Prefixado (LTN) Prefixado Taxa contratada

Somente no vencimento

Tesouro Prefixado com Juros Semestrais (NTN-F)

Prefixado Taxa contratada

Semestral e no vencimento

Tesouro IPCA+ (NTN-B Principal)

Híbrido IPCA + Taxa contratada

Somente no vencimento

Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais (NTN-B) Híbrido IPCA + Taxa contratada

Semestral e no vencimento

Vantagens:

  • Seguro – Por serem totalmente garantidos pelo Tesouro Nacional, são os ativos de menor risco da economia brasileira.
  • FácilPara investir no tesouro direto basta ter uma conta corrente em uma instituição financeira cadastrada. A compra e movimentações futuras são feitas totalmente pela internet.
  • Altamente Rentável – Em comparação com outros investimentos de renda fixa, o tesouro direto oferece uma das melhores remunerações e cobra apenas duas pequenas taxas (taxa de custódia de 0,25% ao ano, do total investido – divido em duas parcelas semestrais – e taxa das instituições financeiras que variam de 0% a 2% ao ano).
  • Liquidez – O Tesouro Nacional garante a recompra diária dos títulos, o que significa que você pode resgatar a remuneração até mesmo antes do vencimento e vender o título, sendo a venda liquidada em até um dia útil.
  • Acessível – Com menos de  R$40,00 já é possível investir no tesouro direto.
  • Flexível – Escolha e manutenção de títulos do acordo com seu objetivo financeiro, podendo resgatar no momento que quiser ou precisar.

Certamente, agora você já entende como é fácil e seguro investir no tesouro direto. Esse tipo de investimento é a melhor opção atual em relação, principalmente, à poupança, que tem sido cada vez menos procurada pelos brasileiros.

A Vox Fortuna pode te ajudar a planejar o melhor investimento para seus objetivos financeiros. Acesse nosso site e conheça mais!

Nos siga nas redes sociais: Facebook e Instagram.