Como a queda da taxa selic influencia os investimentos?

Tempo de leitura: 3 minutos

Em dezembro de 2019 tivemos a última queda da taxa Selic no ano. Entenda como a da taxa básica de juros da economia influencia em seus investimentos.

A sigla SELIC significa Sistema Especial de Liquidação e de Custódia. Esse sistema é operacionalizado pelo Banco Central (BC), que registra e controla as atividades referentes aos títulos do Tesouro Nacional. O BC é que também define a meta para Selic, por meio do (COPOM) Comitê de Política Monetária do Banco Central.

A taxa Selic é utilizada para controlar a inflação e tem influência sobre todas as outras taxas de juros do mercado brasileiro, como em empréstimos, financiamentos e aplicações.

taxa selic

Investimentos

Por ser a taxa básica do país, a taxa Selic influencia diretamente nos investimentos financeiros e é motivo de grande atenção para quem investe. Ela é a taxa de juros aplicada em empréstimos diários entre bancos e, portanto, serve de base para a definição de outros juros de investimentos ou empréstimos.

Renda fixa

Quando a taxa Selic cai não é o momento de investir em renda fixa, tipo de investimento atrelado à Selic e que demonstra menos risco. Alguns títulos públicos do tesouro direto como o Tesouro Selic, a caderneta de poupança, o CDB (Certificado de Depósito Bancário), a LCI (Letra de Crédito Imobiliário) e a LCA (Letra de Crédito Agrário) são investimentos deste tipo.

Investimentos de renda fixa possuem parcela pós fixada, mas que são definidas com precisão apenas após o estabelecimento da meta da Selic. Portanto, quanto menor a taxa da Selic, menores serão os rendimentos da renda fixa. Cada investimento tem suas regras em relação à Selic, o que veremos em outro artigo.

Renda variável

Por outro lado, quando a Selic está em baixa, os investimentos de renda variável são os mais rentáveis. Quanto mais risco tem o investimento, maior poderá ser seu rendimento. Isso acontece porque esse tipo de investimento como a compra de ações e moedas estrangeiras não está atrelado a nenhuma taxa de juros, muito menos a Selic.

Leia também: O que é Tesouro Direto?

Última queda da Selic

E dezembro de 2019 (mês passado) tivemos a quarta queda consecutiva da taxa Selic, reduzindo 0,5 ponto percentual nesta última queda, o que passou a taxa básica de juros para 4,5% ao ano. É o índice mais baixo desde 1999, quando se iniciou o regime de metas da inflação.

De acordo com o COPOM o corte de juros visa aquecer a economia, motivando o crédito, os investimentos e o consumo, uma vez que as operações bancárias ficam mais flexíveis. Chegou-se a essa decisão tomando como base o cenário atual de recuperação da economia brasileira.

Esperamos com este texto ter esclarecido as dúvidas básicas sobre a influência da taxa Selic em seus investimentos, sejam eles de renda fixa ou variável. Este é o momento de avaliar as opções e aproveitar as oportunidades de ganhos com essa queda da taxa básica de juros.

Caso precise de uma orientação, a Vox Fortuna é especialista em investimentos e presta consultoria nesta área. Será um prazer poder ajudá-lo em seus rendimentos. Entre em contato conosco!