Renda fixa x renda variável: saiba a diferença

Tempo de leitura: 3 minutos

Se você começar a investir no mercado financeiro, entenda primeiro a relação renda fixa X renda variável. Neste artigo vamos lhe explicar tudo de maneira fácil.

O mercado financeiro é dividido em duas categorias: investimentos de renda fixa e investimentos de renda variável. Essa relação renda fixa X renda variável não é tão complexa quanto parece e é essencial entender suas diferenças.

Vamos hoje explicar além de suas diferenças, quais os tipos de investimentos de renda fixa e variável e quando é mais favorável investir em cada uma delas.

Renda fixa x renda variável

Investimentos de renda fixa

Se você está iniciando neste mundo dos investimentos, ou ainda prefere algo mais seguro e previsível a renda fixa é a opção mais adequada para investimento. Na renda fixa as parcelas de remuneração são pós fixadas, sendo possível saber a rentabilidade no momento da aplicação.

Investimentos de renda fixa são mais seguros e entregam uma rentabilidade menor que a renda variável, porém mais previsível fixada em um percentual mensal ou ainda seguindo algum índice como a taxa Selic (taxa básica de juros), a taxa CDI (Certificado de Depósito Interbancário), TR (taxa referencial), inflação ou outros índices existentes. O índice e referência mais comum para a renda fixa é o CDI.

Quando o índice de interferência nos ativos da renda fixa escolhida estiver em baixa, automaticamente o renda fixa também estará. Um bom exemplo é a atual baixa da taxa Selic em 4,25% (a menor desde sua criação). Com isso os títulos de renda fixa também caem e não ficam tão rentáveis.

Os principais investimentos de renda fixa são:

Investimentos de renda variável

Já os investimentos em renda variável oferecem possibilidade de maior rentabilidade, porém também possuem maior risco. São indicados para quem já conhece um pouco do mercado financeiro e possui um adequado planejamento financeiro e uma verba reserva.

Para apostar em renda variável é recomendado entender seus objetivos, o quanto está disposto a arriscar, ou seja prever seu perfil de investidor, para então perceber se existe alinhamento com essa categoria de investimento.

Os principais investimentos de renda variável são:

Acreditamos que tenha ficado clara a diferença entre renda fixa e renda variável. Na verdade são categorias de investimento bem opostas tanto em rentabilidade, quanto em risco. Após esse entendimento resta entender em qual categoria você se encaixa melhor e estudar os tipos de investimentos dela.

O recomendado para quem está iniciando seus conhecimentos no mercado de ações é recorrer a profissionais especializados que podem mostrar o caminho mais adequado, através de uma consultoria focada em seu perfil de investidor.

Investir em ações por exemplo requer tempo de avaliação das melhores oportunidades, do mercado e maldade para definir a melhor estratégia. A Vox Fortuna é especialista em investimentos para pessoas físicas e jurídicas. Acompanhe este canal para mais dicas ou entre em contato conosco, que vamos te ajudar.