Conheça os tipos de investimentos em renda variável

Tempo de leitura: 3 minutos

Já explicamos neste canal, em outro texto, sobre as diferenças entre renda fixa e renda variável. Hoje, vamos nos aprofundar sobre os tipos existentes de investimentos em renda variável, suas vantagens e desvantagens, rentabilidade e riscos.

O que é renda variável

Investimentos em renda variável são voláteis, podendo render mais ou menos que o valor investido de acordo com a oscilação de compra e venda dos ativos no mercado financeiro. Portanto, não é possível saber a rentabilidade do investimento no momento da aplicação.

São investimentos de maior risco do que os de renda fixa, porém podem proporcionar maior lucro, principalmente em médio-longo prazo.

investimentos em renda variável

Tipos de investimentos em renda variável

Investimentos de renda variável não quer dizer apenas investir em ações. Existem vários tipos de renda variável. Conheça os principais logo abaixo e a diferença entre cada um.

  • Mercado de Ações: certamente um dos ativos de renda variável mais conhecimento no mercado. Tratam-se de parcelas de uma empresa, que são compradas em vendidas na bolsa de valores. Quando você compra ações de uma empresa, torna-se sócio dela, lucrando de acordo com o lucro da mesma.
  • Commodities: São produtos que servem como matéria-prima e são produzidos em grande escala, como café, petróleo, ouro, dentre outros. O preço da commodity varia de acordo com o mercado e de acordo com a oferta e demanda do mesmo.
  • Derivativos (contratos negociados nas Bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas): São ativos que derivam e dependem de outros ativos, que podem ser físicos (café, moeda, commodities, etc) ou financeiros (ações, taxas de juros, etc). São investimentos mais complexos e portanto é recomendado que se oriente com um especialista (consultor ou mentor financeiro).
  • Fundos de investimento: Esse tipo de aplicação propõe uma carteira de investimentos variada e a vantagem de o investidor não precisar se preocupar com a gestão dessa carteira. São fundos de ações, fundos imobiliários, fundos cambiais, onde uma empresa gestora escolhe os melhores investimentos para aplicar o dinheiro dos investidores de forma coletiva.

Rentabilidade

Investimentos em renda variável são conhecidos por proporcionarem maior rentabilidade em curto, médio ou longo prazos, em relação à renda fixa. Porém, são também os investimentos que apresentam mais risco.

Cada tipo de investimento de renda variável terá uma média de rentabilidade, mas nunca uma certeza, uma vez que como o próprio nome já diz, são investimentos variáveis.

Riscos

O risco de mercado é muito comum em investimentos de renda variável, uma vez que esse tipo de renda varia de acordo com a oscilação do mercado, de preços dos ativos (relação oferta e demanda).

O risco de liquidez também está muito presente nos investimentos de renda variável. Existem ativos com maior dificuldade de liquidez, ou seja, de serem vendidos, transformando-se em dinheiro. Um imóvel, por exemplo, não é vendido da noite para o dia. Ações também podem ser difícil de vender de acordo com a empresa da qual são as ações (por isso a importância de uma análise fundamentalista).

Acreditamos que deu para entender o que é o como funciona o mercado de renda variável. Agora é importante estudar as possibilidades e se aprofundar nos que mais lhe interessam para entender se você pode investir, se está no momento correto ou se ainda precisa de ajuda.

Aqui na Vox Fortuna temos todo o conhecimento necessário para aplicações em investimentos de renda variável. Se precisar, será um prazer te ajudar! Acesse nosso site e conheça nossos serviços.

Fique de olho no blog e acompanhe as redes sociais – FacebookInstagram YouTube – para mais informações sobre investimentos.