O que é e qual a importância da bolsa de valores

Tempo de leitura: 3 minutos

A bolsa de valores é um sonho financeiro de muitas pessoas pelo mundo justamente por ser um dos investimentos mais rentáveis do mercado financeiro. Uma oportunidade de ganhar um bom dinheiro, assegurar seu futuro ou até mesmo a aposentadoria. Por outro lado, pode-se perder muito dinheiro se não entender bem o processo dos investimentos disponíveis.

A princípio muitas pessoas acham complicado o entendimento deste mercado, mas a verdade é que a bolsa de valores não é assim tão difícil de se entender e pode ser mais acessível do que parece.

Hoje vamos entender o que é, como funciona e qual a importância da bolsa de valores para a economia mundial. Fique conosco e saiba tudo sobre o assunto.

bolsa de valores

O que é a bolsa de valores?

A bolsa de valores é o mercado onde são negociadas ações, títulos de renda fixa, commodities e outros valores mobiliários. A bolsa funciona como ponto de encontro de quem pretende comprar e vender algum ativo, um ambiente seguro para a realização dessas transações.

O mercado de ações é sem sombra de dúvidas o mais popular a ser realizado na bolsa de valores. Onde empresas de capital aberto vendem pequenas parcelas e assim recebem sócios (acionistas) que as compraram.

Atualmente, a principal bolsa de valores brasileira é a B3 (Brasil, Bolsa, Balcão), criada da integração entre a Bolsa de Mercadorias & Futuros e a Bolsa de Valores de São Paulo, tornando a terceira maior bolsa de valores do mundo e responsável pela fixação do índice Bovespa.

Dentre as principais bolsas de valores pelo mundo, podemos citar algumas como: New York Stock Exchange, NASDAQ, Tokyo Stock Exchange, Euronext, London Stock Exchange.

Como funciona?

Entender como funciona leva em consideração compreender a bolsa de valores é composta por mercado primário e mercado secundário.

No mercado primário as empresas realizam o IPO, ou seja, abrem seu capital para vendas, lançando suas ações da bolsa. Neste momento as corretoras de valores organizam as vendas dessas ações para investidores e a empresa recebe o dinheiro dessas vendas.

No mercado secundário, após o IPO, as ações passam a ser negociadas na bolsa entre os investidores. Essas transações acontecem por meios do envio de ordens de compra ou venda emitidas pelas corretoras de cada investidor.

As corretoras atualmente possuem suas próprias plataformas online para negociação via internet, chamadas de home broker. Algumas inclusive permitem que o próprio investidor as manuseie.

Qual a sua importância?

As bolsas de valores em todo mundo possuem uma importância única de proporcionar um ambiente de transações seguras, transparentes e líquidas entre empresas e investidores. São elas que fazem a roda do mercado financeiro girar com eficiência.

No Brasil, as bolsas de valores são fiscalizadas pela CVM (Comissão de Valores Mobiliários). E todas as corretoras de valores são cadastradas no Banco Central do Brasil e na CVM. Garantindo assim contatos seguros e adequados.

Portanto, podemos afirmar que investir na bolsa de valores é garantia de uma transação segura e que pode trazer ganhos exponenciais para seus investidores.

A Vox Fortuna é uma empresa focada em garantir investimentos seguros, transparentes e lucrativos para seus clientes. Se você quer se aprofundar neste assunto, conheça nossa consultoria e tenha sua independência financeira. Oferecemos também um curso prático sobre como investir em ações que vai te ajudar bastante nesse assunto.