Mercado a termo: o que é

Tempo de leitura: 3 minutos

Já falamos neste canal sobre alguns tipos de investimentos existentes no mercado financeiro. Alguns mais conhecidos como ações, tesouro direto e fundos imobiliários, e outros bem menos comentados, mas que podem ser boas opções conforme o caso. Hoje vamos conhecer mais um tipo de negociação pouco conhecida para quem está iniciando neste universo – o mercado a termo.

Se você também não conhece esse tipo de negociação a termo, leia esse texto para se familiarizar com a proposta e ter mais uma opção de investimento em mãos.

O que é o mercado a termo

O mercado a termo é um tipo de derivativo pelo qual se permite a compra e venda de qualquer ativo com valor e data de liquidação fixados previamente em contrato.

Esse mercado pode ser comparado ao processo de compra com o cartão de crédito. Você acerta o pagando hoje e paga apenas em uma data de vencimento futura pré-estabelecida em seu cartão. Dessa forma, um comprador que deseja comprar determinado ativo mas não tem capital agora, firma um contrato com um vendedor que deseja vender esse mesmo ativo e pode receber em data futura.

Entenda agora como funciona o mercado a termo, suas principais características, vantagens e custos.

mercado a termo

Funcionamento

Em uma negociação por mercado a termo é obrigatória a intermediação de uma corretora. Ela fica encarregada de encontrar as melhores oportunidades de compra e venda do ativo objeto e firmar o contrato a termo. Neste contrato serão firmados o preço a termo (preço à vista com o juros fixado para o pagamento à prazo) e o prazo de contrato.

Esse contrato por ser feito via bolsa de valores ou pelo mercado de balcão (negociações feitas fora da bolsa). A diferença é que pela bolsa comprador e vendedor possuem um ambiente seguro de transação.

Os contratos a termo podem ser liquidados no prazo de no mínimo 16 dias e no máximo de 999 dias corridos. Sendo que normalmente são feitos em 30, 60, 90 e 180 dias. Na B3 a liquidação precisa acontecer entre 30 e 180 dias a partir da data da negociação, sempre em múltiplos de 30.

Essa negociação requer um depósito de garantia pelo comprador, como um sinal sobre a negociação firmada.

Vantagens

A maior vantagem do mercado a tempo é do comprador, que tem a possibilidade de negociar qualquer ativo em um período futuro, permitindo que realize uma compra mesmo não possuindo todos os recursos no momento da negociação.

Em relação às vantagens para o vendedor, temos:

  • Garantia do pagamento de uma taxa de juros (que pela Bovespa é atrelada à taxa Selic), obtendo segurança de recebimento do valor acordado sem desvalorização.
  • Garantia de venda por preço superior ao preço à vista do ativo por meio do valor de garantia obrigatório e dos juros da negociação.

Pode-se então concluir que o mercado a termo possui vantagens para ambas as partes envolvidas no processo.

Custos e riscos

Assim como a maioria dos investimentos existentes o mercado a termo também possui alguns custos, bem como seus riscos.

O investidor precisa arcar com alguns custos operacionais, como a taxa de corretagem, taxa de registro, emolumentos, taxa cobrada pela CBLC (Companhia Brasileira de Liquidação e Custódia) e o imposto de renda que incide sobre a transação financeira.

Já riscos são poucos em comparação a outros derivativos. Dentre eles podemos citar o risco de crédito que o vendedor corre no momento de liquidação do contrato e a baixa liquidez do investimento em razão da oscilação da demanda.

Chegamos, portanto, ao final deste texto e esperamos que tenha tirado suas dúvidas iniciais sobre o mercado a termo e seu funcionamento.

Para mais detalhes e ainda talvez uma consultoria mais apropriada, nós da Vox Fortuna estamos sempre à disposição. Conheça nossos serviços em nosso site, e siga nossas redes sociais Instagram, Facebook e Linkedin para mais conteúdos sobre o mercado financeiro.