Entenda o que é oferta pública inicial (IPO)

Tempo de leitura: 4 minutos

IPO é a sigla em inglês para inicial public offering, ou em português conhecida como oferta pública inicial. Você sabe o que é e como funciona esse procedimento no mercado de ações?

A oferta pública inicial pode ser uma boa opção para os investidores com objetivos de longo prazo, bem como para aqueles que pretender obter lucros rápidos, pois marcam a entrada de empresas privadas na bolsa de valores e com isso boas oportunidades de investimentos.

De acordo com notícias atuais, com a chegada da pandemia do novo coronavírus em março de 2020, as empresas estão adiando seus IPOs.

Vamos explicar do que se trata o IPO, como funciona e quando é utilizado no mercado de investimentos. Continue lendo este texto para entender melhor.

oferta pública inicial

O que é a oferta pública inicial?

A oferta pública inicial IPO é um procedimento que ocorre quando uma empresa decide entrar na bolsa de valores com a venda de ações. Isso quer dizer que ela torna-se uma empresa de capital aberto, uma vez que receberá novos sócios (acionistas compradores de suas ações em pregão na bolsa).

Uma empresa opta por abrir seu capital principalmente para captar recursos financeiros, mesmo com toda burocracia e mudança gerencial envolvida neste processo. Isso porque a venda de ações implica em menores custos que outras outras de levantamento de recursos como financiamentos.

Existem duas formas de se ofertar as ações no mercado financeiro:

  • Oferta pública primária: essa forma consiste na oferta de novas ações, feitas diretamente ao público investidor e o valor adquirido vai para o caixa da empresa.
  •  Oferta pública secundária: essa forma consiste em oferecer ações já existentes da empresa. Portanto, o valor adquirido vai para os vendedores das ações.

Como funciona?

Requisitos

Para iniciar um processo de IPO é necessário montar uma equipe constituída por advogado, contador, especialista da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) e uma corretora de investimentos.

Etapas

  • Planejamento e auditoria: Existe toda a parte de planejamento e preparação da empresa. Nessa parte a empresa precisa adequar seus métodos e seu financeiro, atendendo às solicitações da CVM para as devidas autorias. E também define os aspectos da operação como qual será a composição das ações oferecidas e qual o volume de recursos almejados com a venda das ações. Uma oferta pública inicial pode levar de 8 meses a 3 anos. Isso vai depender, por exemplo, se a empresa já tem o costume de auditar suas finanças. Pois a legislação prevê uma auditoria financeira de pelo menos 3 anos.
  •  Registro: As empresas precisam solicitar um registro de companhia aberta na Comissão de Valores Mobiliários, assim como autorização para a venda de suas ações. Em paralelo é preciso solicitar também sua listagem na B3, que é a bolsa brasileira.
  • Prospecto: Esse é um documento que deve ser desenvolvido para que os investidores conheçam a empresa e entendem em detalhes sobre a oferta. O prospecto deve seguir uma estrutura pré-estabelecida de conteúdo e forma de apresentação.
  • Reservas e bookbuilding: Investidores podem solicitar uma reserva de ações, caso já tenham interesse prévio na compra antes mesmo no dia do IPO. Após o período de reservas, a empresa lança o bookbuilding, que trata-se da análise da predisposição financeira dos interessados que fizeram a reserva é então a fixação do preço final das ações.
  • Estreia: Esse é o dia oficial das negociações das ações no mercado. Dia acompanhado de perto pela empresa para levantamento dos resultados.

Quais os benefícios?

Alguns benefícios podem ser rapidamente percebidos pelas empresas que querem vender suas ações, bem como por quem pretende comprar ações:

  • Empresas: O IPO representa menores custos no processo de captação de recursos, mais possibilidades para o negócios como fusões e aquisições, além maior lucro para os proprietários da empresa, que conseguem recuperar seu investimento.
  •  Investidores: A oferta pública inicial representa uma grande vantagem para os investidores de longo prazo, uma vez que essas empresas apresentam um momento de maturidade e franco crescimento. O IPO também costuma ser bem benéfico para os investidores flippers, que compram no dia com o intuito de vender rapidamente suas ações.

Agora que você já entende um pouco mais sobre como funciona a oferta pública inicial e suas vantagens, fique ligado em nossas redes sociais para mais informações relevantes sobre o assunto: Facebook | Instagram. E se precisar de auxílio para iniciar seus investimentos, entre em contato com a Vox Fortuna que teremos muita satisfação em lhe ajudar neste processo.