Investimento em comércio exterior: saiba mais

Tempo de leitura: 3 minutos

Se você é empreendedor e está pensando em começar a fazer vendas externas, saiba mais sobre como investir no comércio exterior neste texto.

O mercado internacional é um setor de suma importância para a economia de um país, sobretudo para um país tão rico em recursos naturais e produtos do agronegócio como o Brasil.

Empresas de diversos setores e portes têm se beneficiado do comércio exterior e proporcionado a entrada de recursos importantes para o país, com a expansão de seus negócios.

Vamos então entender como funciona o comércio exterior, o que fazer para iniciar esse tipo de investimento. Também vamos ver o que diz a legislação e quais são os riscos e a rentabilidade do mesmo.

comércio exterior

O que é o comércio exterior

O comércio exterior nada mais é que a compra e venda de produtos e serviços entre países. Ou seja, transações comerciais de um país para outro país, em que temos empresas importadoras (que compram) e empresas exportadoras (que vendem).

Os resultados dos valores comercializados nesse mercado são medidos pela balança comercial. Temos uma balança superavitária quando as exportações são maiores que as importações, e quando ocorre o contrário temos uma balança deficitária.

Legislação

Antes de iniciar no universo do mercado externo é importante entender a legislação vigente sobre comércio exterior. O DECRETO Nº 6.759, de 2009, regulamenta a administração das atividades aduaneiras, e a fiscalização, o controle e a tributação das operações de comércio exterior. Leia-o com atenção.

Existe também o Manual da Exportação, disponível no site da Receita Federal e atualizado regularmente, que detalha os procedimentos aduaneiros, normas e outras questões do Siscomex (Sistema Integrado de Comércio Exterior).

Riscos

Investir no mercado exterior pode também representar alguns riscos, assim como qualquer investimento financeiro. Nesse caso, os riscos comerciais têm maior destaque, como o pagamento do valor ajustado ou o recebimento adequado do que foi acordado.

Para reduzir esses riscos é importante trabalhar com empresas de experiência nesse mercado e assim manter boas relações internacionais.

Rentabilidade

A rentabilidade do mercado internacional costuma ser variável, uma vez que são transações entre países e existem aí variáveis de tributos, câmbio e economias interna e mundial, para comercialização de bens e serviços.

As empresas privadas que estão exportando e importando precisam entender essa relação das variáveis com a rentabilidade do negócio para então montar seu planejamento estratégico. E claro, nesse mercado é extremamente importante ficar de olho nas notícias e previsões econômicas para qualquer necessidade de alterações nos processos.

Em abril de 2020, o IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) publicou uma Carta de Conjuntura com estimativas sobre os impactos da crise de saúde mundial nas áreas de comércio exterior, política comercial e investimento estrangeiro. 

Segundo cenário mais otimista do levantamento, o comércio mundial teria queda de 12,9% em 2020 e crescimento de 21,3% em 2021, de modo que, no acumulado do biênio, haveria crescimento de 5,7%. Esse cenário prevê um comportamento da economia mundial em formato de V, com forte queda do PIB e do comércio mundial em 2020. Mas é esperada uma recuperação forte e rápida no ano seguinte. 

Leia mais: Alta do dólar e a influência nas exportações

Agora que você já sabe o básico sobre como o investimento em comércio exterior é interessante para empresas de variados segmentos, está na hora de estudar mais sobre o assunto e planejar seu empreendimento nessa área.

Se precisar de ajuda, conte com a Vox Fortuna para consultoria e orientação financeira. Siga também nosso Instagram e acompanhe nossa série sobre comércio exterior no IGTV.