Pix: funcionalidade e cadastro

Tempo de leitura: 3 minutos

Anunciado desde o início de 2020 pelo Banco Central (BC), o novo sistema de pagamentos Pix. Esse meio de pagamentos foi criado com o objetivo de agilizar e facilitar pagamentos e transferências entre contas de qualquer banco, seja de pessoa física ou jurídica.

Você já sabe como funciona o Pix? Entendeu como será o procedimento para iniciar as atividades com ele e seu funcionamento em geral? Se ainda não ou ainda tem dúvidas, continue lendo este texto e entenda como proceder.

pix

O que é o Pix

Pix é o sistema de pagamento criado pelo Banco Central, que oferece recursos para a realização de pagamentos imediatos entre contas, ou seja, em tempo real. São pagamentos instantâneos que podem ser realizados por meio de contas bancárias, sejam elas, conta corrente, conta poupança ou conta de pagamento pré-paga.

Uma das grandes vantagens do Pix é que a transação é rápida, acontece em poucos segundos, não sendo necessário esperar horas ou até dias para compensação. Além disso, pessoas físicas poderão fazer pagamentos e transferências de forma gratuita, eliminando assim a necessidade de fazer TED ou DOC.

Cadastro

A fase de cadastramento no pix teve início no dia 05 de outubro e as transações poderão ser realizadas a partir de 16 de novembro.

Para aderir ao pix, você deve entrar no aplicativo do seu banco e procurar pelo menu Pix. Lá você vai proceder como orientado. Veja aqui a lista de instituições financeiras que já estão no sistema do Banco Central e aceitarão o Pix.

Não é obrigatório ter conta em banco para usar o pix. A carteira do pix vai funcionar como uma conta digital e, portanto, deverá ser abastecida para efetuar as transações.

Você pode fazer as operações com o Pix de três formas: pela chave pix, pelos dados bancários da conta recebedora (como se faz em TED ou DOC) ou ainda por QR code estático ou dinâmico.

Chaves Pix

As chaves pix são nomes que identificarão sua conta no Banco Central para o sistema de pagamentos. Podem ser criados quatro tipos de chave pix diferentes: CPF ou CNPJ, e-mail, número de celular ou a chave aleatória (uma sequência alfanumérica de 32 dígitos).

QR code

Os pagamentos pelo Pix poderão ser feitos pela leitura de QR code estática ou dinâmico. em que o usuário recebedor deve disponibilizar o QR code que pode lido por qualquer smartphone.

O QR code estático poderá ser utilizado em múltiplas transações, sendo pagamentos ou até transferências entre duas pessoas. Já o QR dinâmico será mais adequado para compras.

Taxas do Pix

O sistema Pix já chegou como uma revolução no universo financeiro, tanto pela agilidade das operações, quanto pela ausência de taxas das mesmas.

Como já mencionado, pessoas físicas podem realizar suas transações com tranquilidade, sem taxa alguma. Já para pessoas jurídicas as operações poderão ser cobradas de acordo com cada instituição financeira.

Agora você já sabe como é fácil aderir ao sistema de pagamentos Pix, portanto pode cadastrar agora mesmo no app do seu banco ou até de mais bancos, apenas não repetindo a mesma chave pix em bancos diferentes.

Leia mais sobre Dicas para controle de gastos pessoais

Em nossas redes sociais você fica por dentro do mundo financeiro de forma simples e prática. Acompanhe: Instagram | Facebook | Linkedin