Qual é a rentabilidade do tesouro selic?

Tempo de leitura: 3 minutos

Neste canal você já leu sobre o tesouro direto e seus tipos de títulos para investimento. Hoje vamos tratar sobre um título específico do tesouro direto, que proporciona rendimentos de renda fixa bem mais interessantes do que a caderneta de poupança – o tesouro selic.

Para você que possui um perfil conservador e prioriza investimentos mais seguros e de rentabilidade fixa, esse pode ser o investimento ideal. Entenda mais a seguir.

Leia mais sobre Renda fixa x renda variável: saiba a diferença

rentabilidade do tesouro selic

O que é o tesouro selic?

O tesouro selic é um título pré fixado de renda fixa, emitido pelo tesouro nacional. Esse tipo de título é interessante para investimentos de médio e longo prazo, e entrega uma previsão exata sobre o rendimento do mesmo, ou seja, no momento da compra do título o investidor já saberá a data de vencimento e o valor que será resgatado.

Esse tesouro pode ser resgatado a qualquer momento, porém, para saber qual será o valor resgatado de fato é preciso aguardar a data de vencimento do investimento para o resgate.

Rentabilidade

Os investimentos no tesouro selic possuem uma rentabilidade estável e segura. Como já dito, o investidor tem conhecimento de quanto seu investimento vai render no período pré estabelecido. 

O rendimento anual desse investimento é baseado na taxa selic do período, ou seja, corresponde a 100% da taxa básica de juros. Então, para identificar o rendimento mensal do tesouro selic, basta dividir a taxa anual por 12 meses. Portanto, se a taxa selic do período é de 5%, por exemplo, divide-se essa porcentagem por 12, encontrando o valor de 0,42% de rendimento mensal.

Como investir?

Investir no tesouro selic é mais simples do que se imagina, podendo ser feito mesmo com pouca experiência nesse mercado. Porém, existem detalhes importantes que devem ser levados em consideração pelo investidor.

O primeiro é entender suas taxas e custos. Sobre o investimento no selic incidem taxas como o imposto de renda, o IOF e a taxa de custódia, que são deduzidas apenas sobre os rendimentos. O imposto de renda inclusive possui alíquota regressiva, ou seja, quanto mais tempo você manter o investimento, menor será a alíquota de IR a ser paga.

Para iniciar o investimento no tesouro selic é preciso escolher uma corretora ou banco habilitado. Existe uma lista de instituições financeiras habilitadas no site do tesouro direto. Essa instituição vai passar as orientações necessárias e aplicar o seu dinheiro no título pré fixado.

Selic negativa, e agora?

Se você tem sua reserva de emergência aplicada em fundos de investimento do tesouro selic, já deve ter percebido que desde setembro deste ano a selic tem apresentado baixa taxa e como consequência o tesouro selic ficou negativo.

Esse cenário tem assustado os investidores que apostam no tesouro selic como uma forma de reserva segura e com isso vem a dúvida se estão perdendo dinheiro neste momento.

O fato é que não é impossível ver o tesouro selic negativo, embora isso não aconteça desde 2002 na crise da marcação a mercado. Uma vez que esse investimento rende o valor da taxa selic no período, o mesmo vai acompanhar a oscilação dessa taxa no mercado.

Mas, não há motivos para grandes preocupações neste momento, uma vez que o tesouro selic ainda é considerado pelos especialistas como um dos mais seguros para investir em uma reserva de emergência. Portanto, vale a pena acompanhar as notícias e evolução do mercado antes de tomar qualquer decisão.

Leia mais: Como a queda da taxa selic influencia os investimentos?

Agora que você já conhece mais sobre o tesouro selic e seu funcionamento, que tal planejar o investimento para sua reserva de emergência? Nós da Vox Fortuna estamos prontos para lhe auxiliar nessa decisão. Conte conosco! 

Acompanhe-nos nas redes sociais para mais conteúdos interessantes como este. Instagram e Facebook