Business English: por que é tão importante?

Tempo de leitura: 5 minutos

Hoje em dia, a influência da língua inglesa no cotidiano empresarial é inegável. Ela aparece em discussões de projetos, negociações, reuniões e até nas tarefas mais rotineiras como o envio de emails. 

Isso acontece por vivermos em um mundo cada vez mais conectado e globalizado, em que a possibilidade de fazer negócios com organizações internacionais não é só possível, mas sim um objetivo da maioria das empresas. 

Além disso, os softwares, programas e plataformas mais utilizados nem sempre possuem uma versão em português. Algumas ferramentas também utilizam nomenclaturas em inglês, mesmo tendo uma versão português. 

Por isso, o conhecimento do chamado business english (inglês de negócios) tem se tornado cada vez mais importante. Além de ter o aprendizado em inglês, é importante que seu vocabulário esteja pronto para compreender os termos e aplicar as informações adquiridas. 

Continue a leitura para entender um pouco mais da importância do business english e conhecer algumas de suas expressões.

business english

Por que é tão importante aprender business english?

Como já mencionamos, o business english está presente em diversas atividades do dia a dia corporativo. Por isso, é importante saber o significado dos termos para que você possa se inteirar dos assuntos discutidos e participar ativamente. 

Se você lida com softwares e programas diariamente, o conhecimento da língua inglesa é ainda mais relevante, pois algumas não estão traduzidas para o português e muitas já estão integrando as expressões do business english. 

Na área de programação, por exemplo, os profissionais lidam com comandos em inglês para desenvolver aplicativos e sites. Como os termos são todos relacionados uns com os outros, traduzir a palavra acaba não ajudando no entendimento. 

Expressões do business english mais usadas 

Mas quais são as principais expressões do business english? Confira a seguir nossa lista com 15 termos para enriquecer o seu vocabulário. 

  • Network

Essa palavra se refere a uma rede de contatos, tão importante no mercado financeiro. Também é comum utilizar networking, para quando você está construindo essa rede, fazendo contato com novas pessoas, por exemplo. 

  • Brainstorm

Brainstorm, em uma tradução direta, significa tempestade de ideias e se refere a pequenas reuniões em que uma equipe sugere de diversas ideias para um projeto com objetivo de selecionar a melhor solução. 

Todos têm a oportunidade de falar e opinar e, por mais que possa parecer caótico, com essa interação surgem bons insights. 

  • CEO e CFO

O uso de nomenclaturas de cargos em inglês é cada vez mais comum e essas siglas se referem a cargos de chefia dentro de uma empresa: chief executive officer e chief financial officer. O primeiro seria o cargo máximo de uma empresa, e o segundo o chefe do departamento financeiro. 

  • Feedback 

Feedback é o retorno referente a um projeto ou atividade.

  • Deadline

Esse termo é usado para se referir a data de entrega de uma tarefa ou projeto.

  • B2B

Essa sigla remete a expressão business to business, que se refere a negócios realizados entre empresas, quando uma empresa presta serviços para outra, por exemplo. 

  • B2C

Já o B2C remete a business to customer, que se refere ao modelo de negócio em que a empresa presta serviços ou vende um produto diretamente para o consumidor, sendo este uma pessoa física. 

  • Briefing

É a junção de dados e informações necessários para que um projeto seja desenvolvido, sendo a base de um planejamento. 

  • CRM

CRM ou custumer relationship management, significa gestão de relacionamento com o cliente e se refere a um tipo de ferramenta utilizada para reunir dados que auxiliam a organizar as ações de boas práticas para se relacionar com o cliente.

  • KPI

Key performance indicator,  significa indicador-chave de desempenho. Essas são as medidas que determinam se o objetivo de um negócio foi atingido ou não. Cada empresa determina seus KPIs de acordo com sua missão.

  • Budget

É o orçamento, sendo muito utilizado para determinar o valor disponível para realizar um projeto. 

  • Case 

Case se refere a um acontecimento importante na empresa, como a realização de um projeto, uma solução, a criação de um modelo de negócio e etc. É uma expressão utilizada para citar uma ação que deu certo. 

  • Core Business

É o negócio central de uma empresa, seu ponto forte, o que ela faz de melhor. 

  • Benchmarking 

É o processo de comparação de produtos ou serviços similares de concorrentes. Essa é uma forma que permite a empresa aprender com a outra e melhorar sua estratégia de mercado.

  • Mindset

Essa expressão se refere à forma de encarar as coisas, sendo composta por suas palavras: mind (mente) e set (ajuste, configuração, etc). Ela não tem uma tradução padrão, podendo significar “atitude”, “disposição”,”mentalidade”, “postura” e etc. 

Quais os benefícios em aprender o business english?

Como mencionamos, o business english é extremamente importante para uma comunicação empresarial clara, sobretudo no mercado financeiro. Além disso, ter esses conhecimentos vai te proporcionar mais confiança e segurança durante as negociações e reuniões. 

O aprendizado do inglês é essencial já que muitas empresas consideram esse um requisito básico na hora da contratação. Inclusive, os profissionais que possuem essa característica em seu currículo são valorizados e costumam ter salários mais altos e conseguir promoções em seus cargos. 

O business english também te permite fazer parte das parcerias internacionais da empresa, crescendo junto com a organização. 

Veja também: O que é e qual a importância da bolsa de valores

Estar atualizado com as tendências do mercado também significa se inteirar das expressões utilizadas, por isso o business english se torna uma ferramenta tão necessária no universo financeiro

Acompanhe nossas redes sociais para acessar mais conteúdos como este: Instagram | Facebook