Entenda tudo sobre a política monetária

Tempo de leitura: 5 minutos

Talvez esse seja um novo termo para muitas pessoas, mas este conteúdo vai te ajudar a entender sobre diversos assuntos sobre políticas econômicas.

Introduzindo o assunto, um Banco Central (BC) é o responsável por administrar a oferta de moeda de um país, sendo assim, o órgão que tem grande controle sobre o mercado financeiro e as políticas econômicas.

Algumas práticas são adotadas por essas instituições em todo o mundo para estimular, diminuir e manter controle sobre o sistema financeiro, sendo chamadas de políticas monetárias.

No artigo de hoje, você vai conhecer sobre o que é a política monetária, como ela funciona e algumas especificidades que impactam diretamente na realidade da economia mundial.

política monetária

O que é a política monetária? 

A política monetária é um conjunto de medidas que um Banco Central toma para controlar a quantidade de moeda em circulação, o que acaba definindo as taxas de juros e os números da inflação do país.

Essas medidas adotadas são para aumentar a liquidez, criando um crescimento econômico, ou a redução dela, evitando assim, o aumento da inflação.

Entre as medidas, estão as ofertas através de formas de crédito, cheques, dinheiro e fundos mútuos do mercado financeiro. Uma das mais importantes é o crédito, que inclui empréstimos, títulos e hipotecas. 

Os bancos centrais usam taxas de juros, exigências de reservas bancárias e o número de títulos do governo que outro banco comercial deve manter. Todas essas ferramentas afetam quanto os bancos podem emprestar.

Existem três grandes objetivos para a aplicação dessas medidas:

  • Controlar a inflação.
  • Reduzir o desemprego, mas somente após controlar a inflação.
  • Promover taxas de juros moderadas de longo prazo.

Como funciona a política monetária?

Através das operações de mercado aberto e Bolsa de Valores.

A primeira ferramenta é quando o banco central compra e vende títulos do governo e outros títulos de bancos membros, sendo uma ação que altera o valor de reserva que os bancos têm em mãos.

Quando uma reserva em um banco fica mais alta, significa que os bancos podem emprestar menos. Essa é uma política contracionista.

A segunda ferramenta se trata dos recolhimentos compulsórios, através de tipos de depósitos a prazo, no qual os bancos centrais informam a seus membros quanto dinheiro eles devem manter em reserva todas as noites.

Nem todo mundo precisa de todo o dinheiro todos os dias, por isso é seguro para os bancos emprestar a maior parte dele.

Quando um banco central deseja restringir a liquidez, ele aumenta o depósito compulsório, fazendo com que os bancos comerciais tenham menos dinheiro para emprestar. 

Dessa forma, eles têm dinheiro suficiente em mãos para atender à maioria das demandas de resgate para contas corrente pelas pessoas.

A terceira ferramenta é a taxa de redesconto, que é quando o BC cobra dos membros para tomar dinheiro emprestado de sua janela de desconto. Ele aumenta a taxa de desconto para desencorajar os bancos a tomarem empréstimos. 

Essa ação reduz a liquidez e desacelera a economia. Ao diminuir a taxa de desconto, incentiva o empréstimo. Isso aumenta a liquidez e impulsiona o crescimento.

Leia também: Como a queda da taxa selic influencia os investimentos?

Quais são os tipos de política monetária?

Política expansionista

Os bancos centrais usam uma política monetária expansionista para reduzir o desemprego e evitar a recessão. Eles aumentam a liquidez, dando aos bancos mais dinheiro para emprestar. Assim é reduzida a taxa de juros dos empréstimos, tornando-os mais baratos. 

As empresas pedem mais empréstimos para comprar equipamentos, contratar funcionários e expandir suas operações. Os indivíduos pedem mais empréstimos para adquirir bens e serviços, como: casas, carros e eletrodomésticos. Isso aumenta a demanda e estimula o crescimento econômico.

Política contracionista 

Os bancos centrais usam a política monetária contracionista para reduzir a inflação, através da redução da oferta de dinheiro ao restringir o volume de dinheiro que os bancos podem emprestar.

A partir disso, os bancos comerciais cobram uma taxa de juros mais alta, tornando os empréstimos mais caros. Com isso, menos empresas e indivíduos pedem empréstimos, desacelerando o crescimento.

Como funciona no Brasil?

As políticas monetárias aqui no Brasil são executadas pelo Banco Central do Brasil (Bacen), onde seus órgãos internos são responsáveis por definir as taxas de juros.

Para garantir que as ações do Bacen sejam coerentes, existe o Conselho Monetário Nacional (CMN) e também o Comitê de Política Monetária do Banco Central (COPOM), que é o órgão interno responsável por definir as taxas de juros praticadas no país.

O principal objetivo da política monetária brasileira é conter a inflação, que anteriormente se tratava de uma das maiores do mundo. Por isso, as políticas públicas podem influenciar diretamente a economia do país.

Além disso, a crise devido ao combate ao Coronavírus no Brasil, trouxe novos desafios para a economia brasileira, o que pode mudar o ponto de vista público acerca das ferramentas utilizadas.

As ferramentas de operações de política monetária mais utilizadas pelo Bacen, são o Redesconto Bancário, o Depósito Compulsório e o Open Market.

Você já tinha parado para pensar com relação a como as taxas e juros eram definidas aqui no Brasil? E também, sobre como funciona a valorização da moeda de um país? Não deixe de compartilhar suas dúvidas para que eu possa te ajudar.

Não deixe de acompanhar nossos conteúdos para saber mais sobre ciência política monetária e mais dicas para seu crescimento financeiro.

Também não deixe de acessar nosso Instagram, onde sempre postamos dicas de negócios, empreendedorismo, entre outros assuntos relevantes para sua vida financeira.