Afinal em qual devo investir em ações ou FIIs?

Tempo de leitura: 6 minutos

Definir em o que investir pode ser um pouco complicado para quem está começando a aprender sobre o mercado financeiro, principalmente quando se trata de ações ou Fundos de Investimentos Imobiliários (FIIs).

É preciso conhecer bem os tipos de investimentos antes de escolher um deles, pois o investidor não consegue saber com antecedência a quantia do rendimento que o dinheiro pode ter em um determinado tempo.

Por isso, no artigo de hoje você vai entender melhor sobre investir em ações ou fundos imobiliários , bem como diversas informações para te ajudar a escolher qual você deve investir.

ações ou fiis

O que é a renda variável?

É chamado de renda variável, qualquer tipo de investimento em que o investidor não tem garantia sobre um ganho, nem também sobre a devolução do valor total que foi aplicado no tipo de investimento escolhido.

O ganho não é considerado renda fixa, pois pode variar de quantia para mais ou para menos, há casos em que o investidor pode perder bastante do que foi aplicado e ganhar menos do que investiu, por isso dá-se o nome de renda variável.

O valor do ativo (ouro ou ações, por exemplo) pode subir ou cair no período em que o investidor aplicou o dinheiro, portanto, estude bem as opções e escolha a que melhor se aplica aos seus objetivos, pois como há possibilidades de perda e de ganho, é preciso aprender sobre o universo dos investimentos para que o mesmo seja lucrativo para você e assim você possa estudar e entender a melhor opção.

O que se deve levar em consideração ao investir em ações?

Ações são partes de uma empresa que oferece aos seus investidores uma sociedade, portanto, ao investir em uma ação, você se torna uma espécie de “sócio” da empresa em que escolheu investir.

Atualmente, investir em ações é possível através da internet, por meio de um Home Broker, onde o investidor pode fazer operações de day trade, ou swing trade, ou buy and hold em ações rentáveis.

Vamos então aos tópicos do que se deve levar em consideração ao investir em ações:

Empresa

O desempenho da empresa impacta diretamente no preço da ação que a mesma oferece, por exemplo, se a empresa está vendendo mais ou menos em determinado período, se houve algum lançamento de um produto de sucesso, ou se a companhia está passando por dificuldades.

Isso tudo pode interferir no preço da ação, e todos os investimentos que estiverem relacionados a ela.

Economia do país

Quando uma economia está indo bem, a tendência é que seus ativos como moeda e empresas por exemplo, sejam mais valorizados, assim como uma crise econômica tem o poder de gerar a desvalorização desses ativos.

Taxa de juros

Quanto mais baixos os juros, menores são os custos das empresas e o aumento do estímulo de consumo, e isso pode favorecer os investimentos em renda variável, como por exemplo, ações em Bolsa.

Atualmente (na data em que o post foi feito), a Taxa Selic, taxa básica de juros da economia brasileira, está em 4,25% ao ano.

Inflação

O aumento repentino e descontrolado dos preços, prejudica a economia, podendo afetar o desempenho das empresas e de outros ativos que são negociados como um investimento em renda variável.

Câmbio

Outra coisa que afeta o desempenho das empresas de diferentes formas, e também as ações na bolsa, incluindo os contratos de câmbio ou de ouro, é a alta ou baixa da moeda, um exemplo disso são as empresas que fazem muita exportação, e que possuem a maior parte de sua receita sendo feita por vendas ao exterior, essa empresa irá lucrar muito mais com a valorização do dólar.

Expectativas de mercado

A expectativa dos investidores que geralmente se antecipa a um determinado fato antes que o mesmo tenha acontecido influencia muito no valor de um ativo de renda variável, podendo fazer o mesmo passar a valer mais ou ter esse valor reduzido.

Se uma empresa de grande porte anuncia o lançamento de um produto inovador e revolucionário, os investidores tendem a comprar essa ação, pois, ficam entusiasmados com a possibilidade do crescimento de vendas da tal empresa, e assim essa ação se valoriza antes mesmo que o lucro cresça de fato.

Leia também: Qual a diferença entre ações ON e PN?

O que devo levar em consideração ao investir em FIIs?

O Fundo de Investimento Imobiliário (FIIs) é uma modalidade de investimento destinada à aplicação de ativos no mercado imobiliário.

Os investidores podem adquirir cotas de fundos imobiliários e assim se tornarem cotistas de uma parte dos imóveis, que possui rendimento mensal, e com isso, podem lucrar junto com o proprietário dos imóveis.

Antes de investir nesses fundos é necessário entender qual é o seu perfil de investidor, pesquisar bem sobre os ativos que deseja aplicar e fazer um planejamento cauteloso.

Aqui vai um passo a passo que pode te ajudar nesse processo:

1. Escolha uma corretora para investir nos FIIs

2. Abra uma conta na corretora escolhida

3. Realize a transferência dos valores

4. Escolha o fundo imobiliário que desejar

5. Conheça e entenda sobre os ativos do fundo escolhido

6. Faça uma análise dos custos

7. Diversifique sua carteira de investimentos

8. Realize os investimentos nas cotas

Leia também: Entenda mais sobre Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs)

Ações ou FIIs? Afinal, qual é mais seguro?

Já sabemos que ambos são ativos de renda variável, e em comparação a outros tipos de investimentos, estes apresentam um risco maior.

Para investidores que buscam mais segurança e menos volatilidade, os Fundos Imobiliários são os mais indicados, já para os que estão dispostos a correr riscos com possibilidades de maiores rendimentos, as ações se encaixam melhor no perfil.

Agora que você já sabe sobre as diferenças entre Ações e FIIs, está na hora de avaliar as possibilidades do mercado financeiro e investir com segurança o total apoio e consultoria.

A Vox Fortuna é uma empresa especialista em investimentos e possui propostas confiáveis de investimentos em diferentes tipos de fundos. Acesse nosso site e confira!

Também não deixe de acompanhar nossos conteúdos para saber mais sobre ciência política monetária e mais dicas para seu crescimento financeiro.

Também não deixe de acessar nosso Instagram, onde sempre postamos dicas de negócios, empreendedorismo, entre outros assuntos relevantes para sua vida financeira.