Entenda como funciona o mercado de ações

Tempo de leitura: 5 minutos

Quando o assunto é investimentos, investir no mercado de ações pode ser uma das coisas mais intimidadoras para quem está começando a querer ganhar, poupar e proteger o patrimônio financeiro.

Esse tipo de investimento pode ser muito volátil e tem altos e baixos inevitáveis, possuindo um certo nível de risco. Como você pode não estar tão confiante sobre este tema você pode estar adiando boas oportunidades no mercado financeiro.

No artigo de hoje, vou te ensinar tudo o que precisa sobre o mercado de ações, e você vai saber como funciona e como começar a investir seu capital da maneira correta.

O que é mercado de ações?

Em poucas palavras, o mercado de ações é onde os investidores podem comprar e vender títulos ou participações em empresas individuais, bem como fundos negociados em bolsa (ETFs).

Também conhecido como bolsa de valores, o mercado de ações está sujeito a regulamentação governamental e possui seu próprio conjunto de regras.

A principal Bolsa de Valores do Brasil é a B3, que se trata de uma fusão de duas bolsas que operam no país. A Bovespa é a Bolsa de Valores de São Paulo e a BM&F se trata da Bolsa de Mercadorias e Futuros.

O conceito de “mercado” também é usado para a negociação de outros itens, como títulos e títulos do tesouro, mas o mercado de ações tem a maior visibilidade pública.

O que são ações? 

No nível mais básico, uma ação é simplesmente uma parte da propriedade de uma empresa ou corporação. Existem dois tipos de ações: privadas e públicas.

Ações públicas

Uma empresa pública é aquela que emite ações que o público em geral pode comprar e negociar nas bolsas de valores. Em vez de ações detidas por pessoas da empresa, essas ações públicas são de propriedade de acionistas que fazem parte do público em geral.

Quando você ouve que o capital de uma empresa está sendo aberto, isso significa que ela está listando no mercado de ações. Ele faz o que é chamado de oferta pública inicial (IPO).

Tipos de Ações Públicas: Depois que uma empresa se torna pública e as pessoas compram ações iniciais, existem algumas maneiras de ganhar dinheiro como investidor:

Ação ordinária: São o tipo de ações em que as pessoas pensam quando se referem a ações. É a maneira mais básica de ter propriedade de uma corporação. Quando você possui uma ação ordinária, você tem uma participação proporcional na empresa que depende de quantas ações você possui.

Ações Privadas

Quando se trata de ações privadas, o público em geral não tem acesso a elas. Essas ações são geralmente limitadas em número. As ações geralmente são detidas por um pequeno número de pessoas e não são negociadas publicamente em nenhuma bolsa.

As ações só podem ser dadas a funcionários e investidores internos, como gerentes.

Você pode ganhar dinheiro dessas maneiras:

Através de dividendos em dinheiro

Estes podem ser oferecidos por empresas quando a corporação é lucrativa e a receita é maior que suas despesas. Quando isso acontece, uma empresa é capaz de pagar dividendos aos seus acionistas.

Através do preço de mercado de uma ação

Quando o preço sobe, o acionista pode ganhar dinheiro vendendo ações 

Quando você possui ações ordinárias, geralmente têm direito a voto. Você pode votar em quem é eleito para o conselho de administração de uma empresa, entre outras questões. Quantos votos você pode dar depende de quantas ações você possui. Você pode votar por procuração ou participando de uma assembleia anual.

Ações preferenciais: Com ações preferenciais, você recebe um dividendo fixo por ação que uma empresa precisa distribuir antes que haja um pagamento aos acionistas das ações ordinárias.

Se você for um acionista de uma ação preferencial, terá um dividendo garantido enquanto o mantiver. Uma desvantagem de manter ações preferenciais é que você raramente obtém direitos de voto.

Observe que o dividendo é pago a uma taxa fixa e as ações preferenciais são um tipo de renda fixa. Uma empresa que oferece ações preferenciais raramente paga renda extra das ações além do dividendo. Se você deseja um fluxo de renda mais confiável, pode ser atraído por ações preferenciais.

Leia também: Afinal em qual devo investir em ações ou FIIs?

Então, como a economia afeta o mercado de ações?

Existem muitos fatores que afetam o desempenho do mercado de ações e se ele está subindo ou descendo: o clima político, fatores sociais, taxas de juros, tendências e mudanças na preferência dos investidores.

Se a população em geral sente que a economia nacional ou internacional, dependendo de onde investe, em breve vai piorar, eles tendem a vender ações em empresas porque os títulos do tesouro oferecem um retorno mais seguro.

Por outro lado, quando as pessoas estão confiantes e otimistas em relação à economia, elas tendem a comprar ações, assumindo mais riscos para obter maiores recompensas.

Quando as coisas estão acontecendo no mundo os fazem sentir inseguros, eles são mais conservadores e podem gravitar em direção a investimentos de menor risco, como títulos e letras do Tesouro.

Concluindo

Investir no mercado de ações pode ser bastante desafiador para você fazer isso sem auxílio profissional. A Vox Fortuna é uma empresa especializada em investimentos e possui propostas confiáveis de investimentos em diferentes modalidades (renda-fixa e variável). Acesse nosso site e confira!

Também não deixe de acompanhar os demais conteúdos para saber mais sobre economia, política monetária e mais dicas para seu crescimento financeiro.

Acesse nosso Instagram, onde sempre postamos dicas de negócios, empreendedorismo, entre outros assuntos relevantes para sua vida financeira.