O que é e como funciona a renda fixa

Tempo de leitura: 6 minutos

Entender que o mercado financeiro é repleto de possibilidades é o primeiro passo para quem deseja adentrar neste universo e obter uma renda extra. Uma das informações mais importantes é que os investimentos são classificados em duas grandes categorias: os de renda variável e os de renda fixa.

De fato, cada modelo apresenta suas vantagens, desvantagens e transformações mediante cenários econômicos diversos. Cabe ao investidor, portanto, analisar as alternativas para alinhá-las às suas expectativas e fazer escolhas de acordo com seu perfil.

Vale destacar que os investimentos em renda fixa têm sido atrativos aos olhos do público devido às previsões de alta para a taxa Selic em 2022. Dessa maneira, optar por ativos com rentabilidade estabelecida acrescidos de juros é a opção mais segura.

Você se interessou pelo assunto? Continue conosco neste artigo e tire todas as suas dúvidas antes de ingressar no mercado financeiro. Boa leitura!

O que é renda fixa?

Renda fixa corresponde a um formato de investimento em que é possível saber, com antecedência, o valor do rendimento.

Em outras palavras, ao realizar a operação, o investidor já tem em mente a quantia que irá receber quando sua aplicação atingir o prazo final, embora existam valores pré e pós estabelecidos, como você verá mais adiante.

Essa modalidade é ideal para o público com perfil mais conservador, aqueles que buscam uma taxa de retorno satisfatória sem colocar em xeque sua segurança financeira. É também uma alternativa para pessoas que querem sair da poupança a fim de mudar a carteira, mas sem envolver suas finanças em grandes riscos.

Como funciona a renda fixa?

Para investir em renda fixa é preciso adquirir títulos de investimento, geralmente disponibilizados por bancos, corretoras e até mesmo pelo Governo Federal. Afinal, existem títulos privados e públicos.

O ato de aquisição de um título é uma forma de conceder dinheiro à instituição emissora e, ao vencimento do prazo, receber uma remuneração correspondente ao rendimento de juros. Aliás, esse tipo de investimento pode ter duração de meses ou anos, sendo de curto ou de longo prazo.

É possível comprar títulos diretamente com o banco emissor ou recorrer a uma corretora para mediar a transação. O papel da corretora é apresentar os diferentes produtos disponíveis no mercado, oriundos de vários bancos emissores.

Já os títulos públicos podem ser adquiridos virtualmente, através do site do Tesouro Nacional. Basta que você tenha uma conta em um banco de investimentos ou em uma corretora.

O que são títulos pré e pós-fixados?

Esses termos são de suma importância quando o assunto é investimento em renda fixa. Que tal entender o significado deles?! Veja a seguir!

Se a taxa de retorno já for conhecida no momento da aplicação, dizemos que se trata de um ativo pré-fixado. Ainda que as taxas oscilem para mais ou para menos, chegado o vencimento do título você receberá a quantia estabelecida previamente.

Um exemplo de aplicação em ativos pré-fixados é o LCI (Letras de Crédito Imobiliário), cujo rendimento definido é de 10% ao ano.

Por outro lado, o rendimento dos títulos pós-fixados só pode ser conhecido no futuro, mas existe a possibilidade de simular valores aproximados da quantia final. Nesse caso, o rendimento é vinculado a algum índice, a exemplo da taxa Selic ou do IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo).

Tipos de Investimentos em renda fixa

Agora que você já sabe as principais informações sobre essa modalidade de investimento, nada mais justo que conhecer as principais opções de aplicação em renda fixa disponíveis no mercado. Vamos lá?!

CDB

CDB corresponde a Certificado de Depósito Bancário, sendo o tipo de investimento mais conhecido da categoria.

De forma simplificada, você empresta dinheiro ao banco e, ao final do prazo determinado, recebe a quantia referente aos juros pelo empréstimo. Os CDBs são assegurados pelo FGC (Fundo Garantidor de Crédito), isto é, se a instituição declarar falência, há garantia de restituição de até R$250 mil por CPF.

As aplicações em CDBs podem ser pré ou pós-fixadas; neste último caso, rendem de acordo com o percentual do CDI (Certificado de Depósito Interbancário).

LCIs e LCAs

As Letras de Crédito Imobiliário (LCI) e Letras de Crédito do Agronegócio (LCA) também são muito conhecidas e procuradas pelo público investidor.

Essa aplicação não funciona como uma espécie de empréstimo do investidor ao banco, mas sim uma captação de recursos por parte da instituição. A intenção é que o banco obtenha recursos direcionados a financiamentos no mercado imobiliário e em projetos do agronegócio.

Assim como os CDBs, as LCIs e LCAs são garantidas pelo FGC, e ainda possuem uma vantagem a mais: são isentas do Imposto de Renda (IR).

Debêntures

Esses títulos são emitidos por empresas de capital aberto e sua finalidade é a captação de recursos, seja para reforçar o caixa ou dar início a novos projetos.

Vale ressaltar que não se trata de ações, logo, seu vínculo com a companhia termina assim que o título vencer. Ao fim do prazo, você recebe remuneração preestabelecida com acréscimo de juros.

A rentabilidade é atrativa, no entanto, esse tipo de investimento não é assegurado pelo FGC.

Tesouro Direto

O Tesouro Direto oferece títulos públicos, de modo que você concede dinheiro ao Governo Federal e é remunerado pela aplicação. É um investimento considerado seguro, já que o emissor é o próprio Estado. Além disso, o investimento inicial mínimo é de apenas R$30.

As opções de Tesouro estão atreladas a taxas como Selic e IPCA, e também há a opção de Tesouro Prefixado.

Como começar a investir em renda fixa

Confira nossas dicas para começar a investir nessa modalidade!

  • Verifique a quantia disponível que você tem para um aporte inicial;
  • Escolha entre título pré-fixado ou pós-fixado;
  • Considera as condições de liquidez;
  • Determine se irá investir com prazo indeterminado, caso contrário, estabeleça um prazo;
  • Diversifique sua carteira de investimentos com as opções de renda fixa.

Concluindo, os ativos de renda fixa são uma ótima alternativa para investidores que prezam por segurança e garantia de rentabilidade, além de oferecer boas opções para aplicação.

Se você gostou deste conteúdo e quer receber mais dicas de como conduzir sua vida financeira, visite o nosso site e acompanhe-nos nas redes sociais.

Também não deixe de acompanhar os demais conteúdos para saber mais sobre economia, política monetária e mais dicas para seu crescimento financeiro.

Acesse nosso Instagram, onde sempre postamos dicas de negócios, empreendedorismo, entre outros assuntos relevantes para sua vida financeira.