Como se adaptar à volatilidade do mercado?

Tempo de leitura: 2 minutos

A vida é feita de altos e baixos, assim como a área de finanças também é. Essa ideia está relacionada ao conceito de volatilidade do mercado financeiro.

É de conhecimento geral que os preços dos ativos podem variar, mas, para quem deseja se inserir no mundo financeiro, é preciso entender mais profundamente o assunto. Pensando nisso, elaboramos este artigo com informações sobre a volatilidade do mercado e dicas para lidar com a oscilação.

Boa leitura!

O que é volatilidade do mercado financeiro?

A volatilidade do mercado financeiro refere-se aos diferentes contextos dos investimentos, uma vez que seus preços não são estáveis. Isto é, os ativos passam por momentos de alta e momentos de baixa valorização.

A volatilidade, portanto, é a mensuração sobre a frequência e a expressividades dessas mudanças. Um investimento de alta volatilidade é aquele que sofre variações rápidas e intensas. Tais variáveis devem ser observadas para se ter noção do risco de determinado investimento.

O que significa dizer que um mercado é volátil?

Um mercado volátil é caracterizado por sua instabilidade. Ou seja, quando os preços de um ativo passam por alterações significativas em um curto período, considera-se que o mercado, naquele contexto, é volátil.

Vale recordar que as oscilações podem ser para mais ou para menos.

Como lidar com a volatilidade do mercado financeiro?

É fundamental saber como lidar com as variações do mercado, pois elas são inevitáveis, a menos que esteja investindo em renda fixa. Veja algumas dicas práticas!

Observe o contexto

Antes de tudo, você deve conhecer seu perfil de investidor e então definir a alocação dos seus ativos mediante avaliação dos riscos. Entenda, também, que há fatores capazes de influenciar as oscilações, por exemplo, os impactos políticos na economia.

Estabeleça seus objetivos

Ao definir os objetivos que você almeja alcançar, fica mais fácil traçar estratégias. Isso porque suas estratégias devem levar em conta diversos aspectos: o prazo das metas, a liquidez dos ativos, a rentabilidade e, inclusive, a volatilidade.

Quais são os tipos de volatilidade nos investimentos?

Entender os tipos de volatilidade do mercado financeiro é de grande ajuda para os investidores. Confira!

  • Volatilidade histórica: é medida através do histórico de preços do ativo, quais foram as mudanças ao longo de determinado período. Serve para identificar tendências;
  • Volatilidade implícita: trata-se de previsões realizadas através da avaliação histórica e outros fatores;
  • Volatilidade real: a volatilidade real é um registro feito a partir do que está acontecendo no momento. Os dados entram para o histórico posteriormente.

Quais são os ativos com maior volatilidade?

Afinal, quais ativos possuem maior nível de oscilação? São eles:

Sem dúvidas, seus investimentos são muito mais seguros quando você possui conhecimento sobre tudo o que envolve o mercado. Para saber mais sobre o assunto e ficar por dentro dos principais aspectos do mercado financeiro, acompanhe-nos nas redes sociais.