O que é CRI?

Tempo de leitura: 3 minutos

Se você tem interesse em entender mais sobre o CRI, certamente já leu algo sobre investimentos no mercado imobiliário e sobre os FIIs (fundos de investimentos imobiliários). Isso porque o CRI é um tipo de FII. Mas se você ainda não sabe o que é os FIIs, leia nosso artigo – Entenda mais sobre Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs), e volte aqui em seguida.

CRI

Como funciona o CRI

CRI é a sigla para certificados de recebíveis imobiliários. É um tipo de investimento imobiliário como já dito, e portanto, um investimento de renda fixa.

De acordo com o Portal de Investidor: Os Certificados de Recebíveis Imobiliários são títulos de crédito nominativos, escriturais e transferíveis, lastreados em créditos imobiliários. Estão previstos na Lei 9514/97, que disciplina o Sistema de Financiamento Imobiliário.

Em resumo, o CRI é um título que gera um crédito ao investidor. O investidor recebe uma remuneração periódica do emissor desses títulos de crédito e no vencimento do título recebe de volta o valor investido. Nesses tipos de investimento os imóveis tornam-se a garantia da operação, por isso dizemos serem investimentos lastreados em créditos imobiliários.

Vantagens

Os CRIs possuem grandes vantagens em relação a vários outros sistemas de investimentos. Vamos aqui citar os principais:

  • Taxas e impostos: os certificados de recebíveis imobiliários são Isentos de imposto de renda e de IOF, tornando-se um tipo de investimento mais rentável.
  • Investimento mínimo: apesar da maioria dos investimentos em CRI girem em torno de R$5.000 à R$20.000, eles não possui um investimento mínimo, portanto, são uma oportunidade bastante acessível para a pessoa física.
  • Boa liquidez: CRIs são fundos de investimento com boa liquidez, uma vez que pagam rendimentos mensais e suas cotas são negociadas na bolsa de valores.

Riscos

Em contraponto, o CRI possui alguns riscos que devem ser considerados no momento de decisão do tipo de investimento a se fazer.

  • Risco de crédito: o CRI não possui a garantia do Fundo Garantidor de Crédito (FGC) como outras aplicações de renda fixa, o que pode elevar o risco de crédito mais elevado.
  • Risco de liquidez: o CRI possui prazos de liquidez maiores, entre 5 e 10 anos ou até mais, sendo investimentos de longo prazo, o que influencia a liquidez, assim como a dificuldade de venda do título no mercado secundário.

Rentabilidade

A remuneração do CRI é previsível, assim como em todos os investimentos de renda fixa. O investidor já conhece o cálculo da rentabilidade do investimento no momento da compra do título.

Esses títulos podem ser pagos com uma taxa prefixada e uma variação atrelada ao índice de inflação, ou prefixada sem correção pela inflação. Contudo ainda existe a possibilidade de uma remuneração pós-fixada atrelada a uma taxa como o CDI ou uma taxa referencial.

As remunerações com taxas prefixadas são mais interessantes em momentos de queda dos juros, já as taxas pós-fixadas são melhores nos momentos de aumentos dos juros.

Entenda mais sobre renda fixa: Renda fixa x renda variável: saiba a diferença

Com esse texto pretendemos destacar informações básicas sobre o CRI, bem como suas vantagens em relação aos financiamentos imobiliários. Não queremos neste momento ensinar como investir neste segmento e sim esclarecer pontos importantes para uma primeira análise da área.

E caso queira uma orientação mais detalhada e sugestões de investimentos interessantes para seu perfil, conte com a consultoria da Vox Fortuna. Estamos aqui para lhe ajudar!

Fique de olho no blog e acompanhe as redes sociais – FacebookInstagram YouTube – para mais informações sobre investimentos.