Tempo de leitura: 5 minutos
É muito provável que você já tenha visto alguns anúncios na TV ou presenciado no comércio banners falando sobre o cashback, não é verdade? Recentemente, isso parece ser uma moda no mercado, mas o seu significado não é tão novo assim.
Vejamos do que se trata o cashback e como os vendedores e os consumidores podem se beneficiar dele.
Boa leitura!
O que é cashback?
Cashback significa “dinheiro de volta”. Se refere a dois tipos de transações financeiras e ambas se tornaram cada vez mais populares nos últimos anos aqui no Brasil:
- Uma relacionada a cartão de crédito;
- Outra relacionada a cartão de débito.
O conceito de cashback ganhou força na década de 1990, quando a Discover Financial Services, lançou, pela primeira vez, um cartão de crédito sem taxas anuais, mais um bônus em certas compras.
Vamos avançar para o presente. Os cashbacks por aqui, no Brasil, começam a ser promovidos como um recurso de cartão de crédito, onde o titular ganha vantagens, como porcentagem dos gastos feitos.
Essa porcentagem é resgatada através de um depósito bancário, que acaba compensando o saldo do seu cartão de crédito – ou por um cartão-presente da loja.
No entanto, o uso do cashback, agora, do ponto de vista de finanças, é visto como uma forma de apoiar o mercado local e oferecer algumas economias em suas compras online regulares.
Assim, o cashback é uma tendência crescente entre varejistas e consumidores.
Como funciona o cashback?
O cashback geralmente é uma ferramenta poderosa que gera fidelidade e receita no mercado.
Consumidores que recebem pagamentos de cashback não são apenas mais propensos a comprar novamente na mesma empresa, mas, também, aumentam o tamanho da sua compra futura.
Às vezes, é provável que um cliente visite uma empresa de três a seis vezes por mês, dependendo dos serviços oferecidos e do cashback fornecido. Essa ferramenta incentiva os clientes a visitarem com mais frequência para fazer o resgate, e com o tempo, realizarem compras regulares.
Tudo isso incentiva as empresas a oferecer porcentagens como recompensa mais altas aos clientes recorrentes.
Assim entendido, com ofertas de reembolso, você não precisa mais de descontos. Para o cliente, é quase que dinheiro grátis.
E quais são os tipos de cashback que existem?
Conheça os 3 tipos de cashback
A maioria deles têm parâmetros diferentes para oferecer recompensas. Pode ser um bônus de taxa fixa, um escalonado ou de categoria rotativa.
Para saber qual é o certo para você dependerá de seus hábitos de gastos individuais.
1. Cartão de crédito de cashback de taxa fixa
Estes oferecem a mesma porcentagem de volta nas compras, independentemente da categoria de compra.
Aqui você recebe uma porcentagem fixa em todas as compras online feitas no cartão
2. Cartão de cashback de bônus em camadas (escalonado)
Esses cartões oferecem mais dinheiro de volta em categorias específicas. Por exemplo, você pode receber 6% em postos de gasolina, 3% em restaurantes e 1% em qualquer outro lugar.
3. Cartão de cashback rotativo
Eles oferecem recompensas de reembolso em diferentes categorias a cada trimestre ou ciclo de cobrança. Alguns cartões oferecem categorias de bônus predeterminadas, enquanto outros usam categorias em que você gastou mais.
E como escolher a melhor opção?
Antes de se inscrever para o seu cashback, considere suas necessidades e hábitos.
Avalie seus comportamentos de gastos e compare as ofertas de cartões para ajudá-lo a encontrar sua melhor opção. Por exemplo:
- Descubra onde você gasta mais
- Conheça outras lojas com ofertas
> Muito importante: certifique-se sempre de ler aquelas letras minúsculas, no contrato.
Além disso, existem maneiras alternativas de resgatar suas recompensas em cashback:
1. Milhas
Os cartões que acumulam milhas podem ser trocados por créditos de companhias aéreas, chamados de milhagem.
2. Cartões de presente
Semelhante a sacar um crédito de extrato ou milhas de viagem, você normalmente faria login em sua conta online ou aplicativo móvel para resgatar suas recompensas por cartões-presente.
3. Depósito direto
Você pode solicitar um depósito diretamente em sua conta. Esse método coloca dinheiro na sua mão.
4. Investimento
Se você está procurando uma maneira fácil de começar a investir, usar seus ganhos em cashback pode ser uma maneira de começar com um risco relativamente baixo.
Como o dinheiro é isento de impostos, pode ajudar aqueles que hesitam em investir em fundos.
5. Pagar dívidas
Se você tiver dívidas, poderá colocar suas recompensas em cashback para pagamentos.
Quais os cuidados que devo ter com o cashback?
Primeira questão: gaste estrategicamente.
Muitos cartões oferecem vantagens extras quando você compra em determinados varejistas. Além disso, maximizar suas recompensas é apenas uma parte da tomada de decisões financeiras inteligentes.
A ideia de uma oferta de cashback parece boa demais para ser verdade. Mas, em essência, não é tão diferente de um desconto, que beneficia mais o vendedor a longo prazo. Do ponto de vista do vendedor, o cashback é uma estratégia de vendas.
Tenha em mente que os vendedores usam ofertas como cashbacks para fisgar os clientes. Então escolha com sabedoria e não priorize ofertas em vez de qualidade.
Por que investir em operações de comércio exterior?
Antes, falamos que uma das maneiras de usar o cashback é pelo investimento. É uma opção, entre tantas outras, bastante viável.
Duas das principais razões pelas quais as pessoas investem no exterior são:
- Diversificação – um investimento internacional pode ajudar a distribuir o risco entre empresas e mercados estrangeiros;
- Crescimento – um investimento internacional aproveita o potencial de crescimento de algumas economias, principalmente em mercados emergentes.
Mas, existem certos riscos especiais nas operações de investimento lá fora, como:
- Acesso a poucas informações – podem não estar disponíveis;
- Custos de investimentos – sem o devido conhecimento pode ser mais caro.
O ideal é estar sendo orientado e trabalhar com uma consultoria de investimentos. Ela se certifica com as proteções corretas do mercado, sem chance para riscos.
Você sabe que pode contar com a nossa consultoria sobre mercado financeiro nacional e internacional, certo? Entre em contato conosco.
Acompanhe-nos em nosso blog e também pelas redes sociais: