Dicas para controle de gastos pessoais

Tempo de leitura: 4 minutos

Os brasileiros de forma geral não possuem boa fama quando se trata de uma rotina ideal de controle de gastos pessoais. Isso é percebido por pesquisas anuais feitas no país. Porém, houve uma melhora interessante no último ano, ultrapassando metade da população que mantém algum tipo de controle de seus gastos mensais.

De acordo com um levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), o número de brasileiros que controlam seus gastos pessoais subiu de 55% em 2017 para 63% em 2018. Com previsão de crescimento posterior, isso ajuda nas estimativas de organização da vida financeira.

Pensando nesse interesse do brasileiro pelo assunto, vamos dar algumas dicas importantes neste texto para o seu controle financeiro pessoal. Confira!

controle de gastos pessoais

Planejamento financeiro é essencial

Entenda sua renda:

Para manter um planejamento financeiro ideal é importante identificar qual é sua renda fixa mensal total. A partir daí é possível entender quanto você tem disponível e quando recebe o que faz para montar seu planejamento.

Avalie seu custo de vida:

Após entender sua renda mensal, hora de avaliar seu custo de vida mensal, quanto você gasta em média todos os meses.

Faça uma lista de gastos como aluguel, combustível do carro, contas da casa, alimentação, etc., e então avalie quanto tem gastado e quanto gostaria de passar a gastar para então definir suas metas.

Defina metas de gastos:

Chegou a hora de definir seus gastos mensais após a avaliação de sua renda e custo de vida. Neste momento você vai definir quanto vai gastar em cada tipo de custo.

Levante primeiramente seus gastos fixos essenciais (aqueles que você não pode deixar de pagar), como as contas da casa, supermercado, transporte, dentre outros. Em seguida levante seus custos com o estilo de vida como, lazer, roupas, sapatos, cuidados pessoais, etc. E por fim, defina um valor para ser reservado em casos urgentes ou imprevistos como saúde, remédios, etc.

Aqui é importante você também já definir se gostaria de fazer alguma viagem ou comprar um bem como um carro e já planejar quando fará isso para então definir quanto você deve guardar mensalmente para realizar este sonho.

Planilhas de controle financeiro

Previsão de receitas e despesas:

Para ter um controle eficiente de seus gastos é importante montar uma planilha de controle financeiro, de preferência em um sistema apropriado como o Excel, dentre outros. Nela você vai listar suas receitas e suas despesas (aquelas que você já levantou e planejou mensalmente).

Divisão de gastos por tipo:

Pela planilha você poderá começar agora a fazer um controle por categoria de gastos, ou seja, dividir seus gastos por tipo como moradia (contas fixas da casa), alimentação (supermercado), lazer (passeios, restaurantes, bares), automóvel (impostos, combustível, manutenção), transporte público (rotina diária), saúde (consultas, remédios) e assim por diante.

Desta forma você pode inclusive montar um gráfico e entender onde está gastando mais ou menos e como pode melhorar suas contas.

Aplicativos de controle financeiro

Mais recentemente os aplicativos para dispositivos móveis têm-se tornado grandes aliados no controle de gastos pessoais e se mostram com interface fácil de usar.

Por eles pode ser feito um controle fácil e eficiente das finanças, em que basta alimentar as informações de valores e categorias e então os gráficos e análises já são montados automaticamente.

As funções podem variar de acordo com as opções de aplicativos e suas versões pagas ou gratuitas. Pode-se, por exemplo, adicionar sua conta bancária ou integrá-la ao aplicativo para um controle mais apurado de seus gastos, inclusive com os cartões de créditos.

Aplicativos de bancos também oferecem algumas análises de seus gastos pelas movimentações na conta, o que pode ajudar bastante também.

Veja também: 7 dicas de como organizar sua vida financeira

Faça seu dinheiro render

E uma última dica importante para você que pretende ter um planejamento saudável e fazer seu dinheiro render é começar a investir uma parte dele.

Atualmente existem várias opções de investimentos para pessoas físicas, com baixo risco e ganhos estáveis. Vale a pena conferir essa possibilidade. Porém, o ideal é procurar uma assessoria da Vox Fortuna para te ajudar nesses investimentos, oferecendo mais segurança no processo.

Essas são dicas rápidas e fáceis para iniciar seu controle de gastos com eficiência e consciência. Agora inicie esta mudança de hábitos e veja em pouco tempo como você conseguirá entender melhor seus gastos e planejar melhor suas contas.

Nos acompanhe nas redes sociais e fique por dentro de outras dicas de controle financeiro: Facebook e Instagram.