Como estabelecer metas financeiras

Tempo de leitura: 6 minutos

Responda rápido: qual a melhor forma de administrar seu dinheiro? Se você pensou em metas financeiras, seu raciocínio está correto! Traçar objetivos relativos ao seu capital é um dos principais caminhos para organizar seus recursos e, assim, ter maior controle sobre eles.

Infelizmente, é grande a possibilidade de não saber o que fazer com o dinheiro e acabar por aplicá-lo equivocadamente. É por isso que uma boa organização financeira ajuda a dar o direcionamento apropriado para o seu capital.

Agora pense: você tem uma reserva de emergência? E o orçamento familiar, é calculado? Quando pretende começar a investir?

Tudo isso pode ser respondido se você tiver em mente, ou melhor, na ponta do lápis, qual é a finalidade da sua verba.

Mas, se você não soube responder a essas questões, não se preocupe! Neste artigo, você vai entender melhor sobre as metas financeiras, quais são os tipos, como estabelecê-las e muito mais.

Boa leitura!

Metas financeiras de curto, médio e longo prazo

Começando pelo que é mais relevante, o prazo. Quando você planeja algo, é de suma importância definir o tempo limite para cumprir seus objetivos. Caso contrário, fica fácil se perder no tempo e prolongar o que já devia ter sido resolvido.

Nesse sentido, vale determinar um período para alcançar seus propósitos.

Curto Prazo

As metas de curto prazo são mais simples e, geralmente, têm o limite de alguns meses para serem atingidas – não devem ultrapassar 1 ano.

Elas podem ter um teor de prioridade, como o pagamento de dívidas, por exemplo, ou ser a base para iniciar o planejamento. Aqui entra a questão do orçamento familiar, fundamental para o equilíbrio de gastos e ganhos da família. Você pode, ainda, fixar e praticar a ideia de economizar dinheiro e construir sua reserva de emergência.

Médio Prazo

Se você tem planos mais distantes, é aqui que eles entram. 

As metas de médio prazo exigem maior investimento para se cumprirem, a exemplo de fazer viagens internacionais, reformar a casa ou custear um curso superior.

Elas devem ser alcançadas em um período de 1 ano ou 2.

Longo Prazo

Planejamento bem consolidado e alto investimento são fatores que caracterizam as metas de longo prazo. Geralmente, elas estão associadas à compra de um bem imóvel ou à reserva previdenciária , pensando na aposentadoria.

Por isso, é interessante pensar na quantia que deve ser economizada atualmente para que seus planos se concretizem.

Passos para estabelecer metas financeiras

Talvez você já tenha em mente seus propósitos de vida, certo?! Se não souber por onde começar a plantar as sementes para colocá-los em prática, pense no seguinte: metas financeiras precisam ser específicas, realistas, relevantes para seus objetivos e relacionadas a prazos.

Diante disso, estes são os passos para estabelecer suas metas:

1. Seja realista

Evite metas extremamente ambiciosas que coloquem suas finanças em risco. Mantenha o foco na sua realidade no momento para enxergar as possibilidades favoráveis para suas perspectivas de vida. Isso te ajuda a manter a motivação e evitar frustrações.

2. Defina seus objetivos

É indispensável determinar o que é que você deseja alcançar com seus recursos financeiros. Lembre-se que as metas são pequenas atitudes que te ajudarão a atingir um propósito, por exemplo, juntar dinheiro (meta) para financiar um carro (objetivo).

3. Determine os prazos

Lembre-se que os prazos são determinados por fatores como nível de prioridade e qual será o esforço necessário para chegar lá. Normalmente, objetivos que envolvem grandes quantias são mais alcançáveis quando planejadas a longo prazo.

4. Acompanhe seus resultados

É importante identificar seu progresso ou entender a razão pela qual determinada meta não foi cumprida. Observar os números faz parte da sua organização e te permite buscar melhorias para os pontos em que não houve êxito.

A importância das metas no planejamento financeiro

Planejamento financeiro e metas financeiras estão interligados. Veja bem, evitar gastos desnecessários para focar nas contas da casa e na alimentação é uma forma de planejamento que já desencadeia uma meta, a de não criar dívidas.

As metas, portanto, são fundamentais para que você otimize sua organização financeira e consiga cumprir com aquilo que foi planejado.

Tipos de metas financeiras

Você já sabe que existem as metas de curto, médio e longo prazo, certo?! Agora, vamos exemplificá-las com as situações mais recorrentes que exigem uma boa administração financeira. Acompanhe!

Quitar as dívidas

O percentual de brasileiros endividados chegou ao recorde de 76,3% no ano de 2021. Os dados são da Pesquisa de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), divulgada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

Sendo assim, sair do vermelho é um dos principais tipos de metas financeiras, as quais são definidas como de curto prazo devido à sua urgência.

Viajar

Estabelecer metas e prazos com o objetivo de viajar depende do destino, tempo de duração, se a família acompanhará ou não, enfim, variáveis que refletem no gasto final. Os prazos podem ser curtos ou médios para essa finalidade.

Comprar uma casa

Adquirir a casa própria é um grande projeto de vida e, sem dúvidas, exige planejamento de longo prazo. É recomendável juntar uma quantia significativa para a entrada, facilitando o financiamento.

Investir

Se a sua ideia é começar a investir, é importante conhecer os movimentos do mercado financeiro e os tipos de investimentos. Assim, suas escolhas e aplicações serão mais assertivas e você terá uma potencial fonte de renda passiva, chegando cada vez mais perto de atingir suas metas.

Construindo uma reserva de emergência

Ter um fundo de emergência é um dos principais objetivos que podem ser alcançados através das metas financeiras. Essa reserva corresponde ao gasto mensal da família multiplicado por 6, ou seja, uma quantia que cubra os custos familiares por pelo menos 6 meses.

É um valor que deve permanecer intocado exceto em casos de emergência, como um procedimento médico inesperado ou situação de desemprego.

Já deu para perceber que administrar suas finanças requer organização e disciplina, não é mesmo?! Neste artigo, apresentamos informações valiosas para você começar a estabelecer suas metas financeiras

Também não deixe de acompanhar os demaisconteúdos para saber mais sobre economia, política monetária e mais dicas para seu crescimento financeiro.

Acesse nosso Instagram, onde sempre postamos dicas de negócios, empreendedorismo, entre outros assuntos relevantes para sua vida financeira.