Mitos e verdades sobre a renda passiva

Tempo de leitura: 3 minutos

Ganhar dinheiro sem muito esforço é o sonho de qualquer pessoa. Na verdade esse desejo pode se tornar realidade, dependendo da sua condição, com a renda passiva. A renda passiva é o lucro obtido de forma que não se tenha que fazer algum esforço por ele.

Em uma breve busca no Google você pode se deparar com promessas como “ganhe dinheiro sem sair de casa”, “fique rico sem sair de casa” ou “trabalhe apenas 4 horas por semana”. Nenhuma dessas diz respeito à renda passiva, na verdade muitas delas são os temidos golpes.

A renda passiva nada mais é do que o rendimento de seus ativos e pode vir de diversas formas. Além disso, ela oferece uma previsibilidade satisfatória de resgates, basta aplicar. É o que muitos chamam de fazer seu dinheiro trabalhar por você.

Quer entender mais sobre o assunto? Continue a leitura!

renda passiva

Como conquistar a renda passiva

Mesmo que passiva, a renda não existe sem um capital. Você está bem familiarizado com este conceito?

Capital está muito relacionado ao dinheiro, mas os dois não são sinônimos. Capital é um recurso usado para gerar dinheiro, como o capital físico, o intelectual e até o financeiro (dinheiro que rende dinheiro).

Vamos entender cada desses tipos.

Capital físico 

É composto de qualquer propriedade já adquirida que possa gerar lucro. Bons exemplos disso são os imóveis, seja para aluguel ou arrendamento. Mas há ainda outros tipos de capitais físicos, como ferramentas, roupas e veículos que também podem ser alugados.

Capital intelectual

O capital intelectual é tudo aquilo produzido com inteligência e criatividade e que pode ser vendido. Músicas, histórias, roteiros de filmes e tantas outras invenções são consideradas capital intelectual desde que corretamente patenteadas e que haja uma demanda por elas no mercado.

Capital financeiro

Por fim, e como o próprio nome já diz, capital financeiro vem em forma de títulos e cifras. Podem ser fruto tanto de renda fixa quanto renda variável e, uma vez investidos, geram lucros por meio de juros e dividendos em investimentos como Poupança ou Tesouro Direto.

Esses são os tipos de capitais que podem se transformar em renda passiva, ou seja, que já existem e, por si só, não demandam trabalho para gerar lucro.

Um hábito muito comum é colocar renda passiva e renda extra na mesma balança. Mas será que isso está certo?

Renda passiva x renda extra

São duas coisas bem diferentes. Enquanto a renda passiva é fruto de um capital já formado e não demanda nenhum trabalho, a renda extra só é conquistada com esforço, mesmo que pequeno.

Renda extra significa todo o esforço a mais – além do habitual – feito para gerar lucro. Exemplos desse tipo de receita são trabalhos freelancers após o expediente, a venda de infoprodutos na internet ou consultoria de serviços.

De certa forma, a renda extra é um capital mais fácil de se conquistar, já que nem sempre requer um investimento inicial.

Ficou clara a diferença entre renda passiva e renda extra? É sempre bom entender mais a fundo o tipo de lucro que se tem obtido e o que está por trás dele. Dessa forma, seus investimentos serão mais assertivos e conscientes!

A Vox Fortuna oferece conteúdo relevante para quem pensa em investir ou já está na ativa neste mercado. Acompanhe as notícias no blog e as atualizações nas redes sociais – Facebook, Instagram e YouTube!