Como investir em CDB?

Tempo de leitura: 3 minutos

Investir em CDB não é tão comum quanto apostar na poupança ou no Tesouro Direto, mas pode ser mais rentável do que você imagina.

O Certificado de Depósito Bancário é uma aplicação classificada como renda fixa, segmentada em três tipos: títulos pós-fixados, prefixados e híbridos.

Se você quer diversificar sua carteira e investir em CDB, acompanhe este artigo. Vamos apresentar detalhes, como suas premissas básicas, a rentabilidade e também os riscos.

Como investir em CDB

No mercado financeiro há diversos tipos de aplicação, das mais conservadoras que rendem juros à conta gotas, às mais ousadas e modernas, como é caso das criptomoedas.

Para investir no Certificado de Depósito Bancário, é preciso conhecer seu perfil, entender as regras do jogo e abrir uma conta num banco de investimentos – ou numa corretora.

Veja mais detalhes.

investir em CDB

CDB: premissas básicas, rentabilidade, prazos e riscos

Há algumas premissas básicas que você precisa entender antes de investir na modalidade:

  1. Instituições menores, comumente, oferecem rentabilidade mais atrativa;
  2. Período de aplicação maior significa menor alíquota descontada no Imposto de Renda (o IR tem uma tabela regressiva de descontos);
  3. Esse tipo de investimento não tem riscos, pois é assegurado pelo FGC (Certificado Garantidor de Créditos).

Qual a rentabilidade do CDB?

A rentabilidade do CDB varia de instituição para instituição. Cada banco opta por seus próprios indexadores (como a taxa Selic, o IPCA e o CDI); vencimentos; valorizações e capital inicial para aplicação.

Por exemplo, a taxa do CDI oscila diariamente, pois acompanha a movimentação financeira do banco. O CDI é o indexador principal do CDB pós-fixado. Por outro lado, na negociação prefixada, os rendimentos são negociados no ato da contratação. Assim, a flutuação do CDI não interfere na taxa. Vale ressaltar aqui que o Certificado de Depósito Interfinanceiro acompanha a oscilação da Taxa Selic.

Outro parâmetro que pode ser adotado é a inflação, que torna as taxas e os rendimentos imprevisíveis. Portanto, esse tipo é mais indicado para quem tem um bom conhecimento no mercado financeiro, saiba quando aplicar e quando resgatar seu investimento.

É importante ressaltar que apenas os tipos de aplicação indexados ao IPCA asseguram que o retorno esteja acima da inflação.

O CDB tem um rendimento mais interessante que a poupança, mas esta rentabilidade geralmente é condicionada a um grande capital injetado e ao maior tempo em que o dinheiro fica retido (lembre-se da tabela regressiva do IR que mencionamos acima).

Quais os prazos no investimento em CDB?

Os CDB’ funcionam de acordo com prazos bem determinados. 

Eles costumam ser emitidos de 30 dias a 5 anos e o prazo de liquidação (prazo que a instituição tem para quitar), o que vai de acordo com as definições da aplicação.

Porém, existem alguns CDB’s que trabalham com liquidez diária, que consiste na liberação antecipada do dinheiro, disponível em um dia útil.

Antes de investir, conheça o seu perfil!

Você sabe qual o seu estilo como investidor? A Vox Fortuna pode ajudá-lo a descobrir. Com o nosso serviço de consultoria financeira você desvenda os mistérios do mercado financeiro e aprende a atuar nele da forma que melhor se encaixa no seu perfil!

Investir em CDB deve estar alinhado com os seus objetivos e necessidades. Pensando nisso, o nosso blog sempre traz conteúdos como este para que você esteja sempre atualizado. Em nossas redes sociais, Facebook, Instagram e YouTube, você também pode acompanhar todas as novidades.