Afinal, o investimento em ouro vale a pena?

Tempo de leitura: 4 minutos

Iniciar um investimento financeiro significa muita pesquisa e estudo para encontrar aquele que melhor se encaixa em seu perfil. Existem inúmeras possibilidades, desde as mais arriscadas, porém com maiores ganhos, até as mais seguras e com ganhos periódicos. Neste ponto o investimento em ouro aparece como um dos investimentos mais seguros para aqueles investidores de perfil mais conservador.

Se você tem esse perfil ou quer iniciar as atividades no mercado financeiro, esse texto vai te ajudar e entender uma das opções mais seguras de investimentos.

investimento em ouro

O que é investimento em ouro?

Investimento em ouro é uma forma mais conservadora de investimento, mas isso não apresenta menos riscos, assim como possibilidades de maior lucro. O ouro é uma commodity e portanto tem característica de investimento de renda variável, ou seja, investimento de maior risco e melhor rentabilidade.

Esse tipo de investimento oscila de acordo com a oscilação de compra e venda do ativo financeiro em questão. Neste caso, comprar ouro não é um investimento de alta valorização em curto espaço de tempo e sim de estabilidade a longo prazo.

De acordo com o portal Infomoney, o ouro teve a maior cotação desde 2012, em 16 de maio deste ano (2020), em pleno momento de crise mundial. Investir em ouro é uma forma  segura de investimento em tempos de crise ou de crescimento da inflação, uma vez que o preço do ouro acompanha esse crescimento pela alta demanda e não sofre intervenção econômica governamental por ser um recurso natural finito.

Como funciona?

Existem várias formas de investimento em ouro, sendo elas diretas ou indiretas. Vamos entender como funciona cada uma delas e quais são mais interessantes e seguras.

  • BM&F Bovespa (contratos futuros): Esse é o método de investimento em ouro mais comum no Brasil, sendo de renda variável. Para isso, é preciso contratar uma corretora de valores listada na BM&F, e fazer no mínimo um contrato que pode ser de um lote-padrão de 250g ou de contratos menores de 10g e de 0,225g. Nessa modalidade o investidor tem maior segurança e garantias de liquidez, negociação e qualidade do ouro negociado na bolsa de valores.
    Vale a pena lembrar que esse tipo de negociação é isento de imposto de renda para investimentos menores de R$20.000,00.
  • Ouro físico: Consiste na compra de barras de ouro. Para tanto, é preciso uma instituição financeira que comercializa o ativo, comprovar renda para investimentos acima de R$10.000,00 e um banco para manter a custódia do ouro, mediante uma taxa de custódia mensal que varia entre 0,07% e 0,15%.
    Pode-se ainda negociar o ouro diretamente com as distribuidoras do mesmo e manter a sua custódia em casa. Sendo que a distribuidora cobra uma taxa de 1% sobre o valor negociado.
  • Fundos de investimento: Esse é outro investimento de renda variável, em que o investidor conta com a gestão terceirizada de sua carteira por uma empresa ou um profissional especializado que tem a função de aplicar e gerir da melhor maneira este investimento, comprando ou vendendo ouro de acordo com o momento do mercado.
    Existem outras formas menos interessantes de investir em ouro como a compra de joias ou por meio do mercado informal. Essas não são indicadas como formas de investimento seguros.

Quais os riscos?

Um dos principais efeitos de risco para o investimento em ouro é o fato da cotação do ouro no Brasil ser feita em dólar, seguindo portanto os contratos negociados em Nova York. Isso quer dizer que a valorização do ativo sofrerá interferência cambial.

Investir em ouro pode ter outros fatores de riscos, como:

  •  Garantia: O investimento em ouro não possui a cobertura do Fundo Garantidor de Crédito, que protege vários outros tipos de investimento, representando maior risco à aplicação.
  • Importação e exportação: Dificuldades nos processos de importação e exportação do ativo podem causar variações significativas ao investimento.
  • Liquidez: O ativo pode perder liquidez em momentos de baixa demanda ou de crescimento econômico.
  • Extração: Por ser uma commodity, o metal pode sofrer dificuldades de extração, influenciando diretamente em sua cotação.

Enfim, atende-se pelo exposto neste texto que o investimento em ouro vale a pena, especialmente em momentos de crise. Porém, é necessária uma análise criteriosa para não investir de forma especulativa e ter grandes prejuízos financeiros.

Se quiser entender em detalhes como investir em ouro e várias outras formas de investimento no momento atual do mercado, fale conosco. A Vox Fortuna possui grande expertise em investimentos e uma consultoria focada no perfil do investidor.

Acompanhe nossas redes sociais para mais informações úteis sobre o mercado financeiro e suas possibilidades. Facebook, Instagram e YouTube