Mercado de opções: vantagens e funcionalidade

Tempo de leitura: 3 minutos

O mercado financeiro oferece inúmeras formas de investimento, que atendem a diferentes tipos de investidores, sejam eles pessoas jurídicas ou físicas. Mas, existem alguns investimentos ainda pouco conhecidos, principalmente para quem está iniciando neste mundo de oportunidades. O mercado de opções, por exemplo! Você sabe o que é e como funciona?

Se não sabe e quer entender melhor, leia esse texto que vamos explicar exatamente como funciona o mercado de opções e quais suas vantagens e custos.

mercado de opções

O que é o mercado de opções

Mercado de opções é aquele em que se negocia opções, sendo que estas conferem ao seu titular o direito comprar ou vender qualquer ativo ou bem por uma quantia pré-determinada, também chamada de preço de exercício, em uma data futura, ou seja, uma opção permite a negociação de ações, títulos, moedas, mercadorias, commodities, etc. Essas opções são negociadas em pregão, na bolsa de valores.

No site da B3 é possível conferir as opções disponíveis para negociação, atualmente. Confira!

As opções são consideradas derivativos, uma vez que seu valor deriva de algum ativo no mercado. A opção é um contrato entre as partes (comprador e vendedor), onde o primeiro, também chamado de titular, tem o direito de vender o ativo com o preço de exercício quando quiser, e o segundo, também chamado de lançador, tem a obrigação de cumprir esse exercício.

Funcionamento

Tipos de opção

Existem dois tipos de opções e serem comercializados – opções de compra (call) e opções de venda (put).

Na opção de compra, o titular pode comprar qualquer ativo, por um preço determinado em uma data futura. Excelente para pessoas que entendem que aquele ativo vai valorizar futuramente. Já na opção de venda, o titular pode vender qualquer ativo, por um valor determinado, em uma data futura. Vale a pena para pessoas que esperam que os ativos desvalorizem no futuro.

Vencimento da opção

É importante entender que o titular pode exercer seu direito de compra ou venda quando quiser, porém precisa ficar atento à data de vencimento do exercício. Caso o titular não exerça esse direito antes do vencimento da opção, ele perde então o direito de negociação.

Prêmio

Ao adquirir uma opção, o titular precisa pagar um prêmio ao lançador, e então adquire o direito de comprar ou vender o ativo no preço de exercício, em uma data futura.

Vantagens e custos

O mercado de opções possui muitas vantagens financeiras frente a outros tipos de investimentos. Mas é essencial entender com clareza essas vantagens e seus custos.

Vantagens de investir em opções:

  • A opção oferece maior ganho até mesmo que o valor do próprio ativo;
  • Flexibilidade de tempo para comprar ou vender um ativo;
  • Pode-se investir em opções com pouco dinheiro;
  •  Investimento barato com ganhos exponenciais.

Custos do mercado de opções:

Os custos para investir no mercado de opções basicamente são o preço pago pela opção (preço de exercício) e o prêmio que deve ser pago ao vendedor (lançador). Portanto, deve-se sempre avaliar o histórico de valorização do ativo em negociação e as taxas a serem pagas no processo.

O mercado de opções pode parecer mais complexo a princípio, mas a partir do momento que se entende o processo fica fácil interpretar as informações, direitos e obrigações do mesmo.

Para entender se vale a pena ou não investir no mercado de opções, estude com atenção sobre o mesmo ou então consulte empresas especialistas em investimentos para lhe auxiliar. A Vox Fortuna está sempre à disposição para ajudar pessoas a investirem melhor seu capital. Conheça nosso serviço de consultoria.

Fique de olho no blog e acompanhe as redes sociais – FacebookInstagram YouTube – para mais informações sobre investimentos.