Mercado imobiliário: Vale a pena investir?

Tempo de leitura: 6 minutos

As mudanças no mercado imobiliário podem levar ao questionamento de se estamos em um bom momento para investir, ou se é melhor esperar. Afinal, o que podemos esperar desse segmento? Podemos começar essa análise entendendo o perfil de consumo das pessoas neste momento.

Segundo a Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário (Ademi), com a pandemia do novo Coronavírus, o interesse por lares mais seguros e condomínios com áreas de lazer cresceu bastante entre as famílias de classe A/B.

A baixa histórica na taxa Selic no ano de 2020 também foi um grande impulsionador do segmento. Por isso, o setor continuou mais otimista neste ano.

E em 2022? Como está o mercado imobiliário brasileiro?

Em junho deste ano, no Brasil Investment Forum 2022 (BIF 22), evento organizado pelo Governo Federal, Apex Brasil e Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), foram feitos apontamentos sobre isso. 

Nele, o presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), comentou positivamente sobre os novos investimentos de empreendimentos imobiliários no Brasil.

Estamos no momento de grande impulsionamento do setor Real State nacional. Você quer fazer parte desse movimento? Continue a leitura e conheça as dicas de nossos especialistas.

Comece com um planejamento

Ao procurar opções de investimento, há muitas opções de onde colocar seu dinheiro. Ações, títulos, fundos negociados em bolsa, fundos mútuos e imóveis são boas aplicações, não importando o nível de experiência que você tenha.

A opção que você escolher dependerá de quão envolvido você deseja estar em seu investimento, ou quanto dinheiro você tem para começar a empregar e quanto de risco você se sente confortável em assumir.

Comprar e possuir imóveis é uma estratégia de investimento que pode ser satisfatória e lucrativa. 

Mas, atenção: um investimento tem grandes chances de sucesso se você iniciar com um planejamento financeiro.

Aqui estão quatro formas de ganhar dinheiro no mercado imobiliário:

1. Propriedades de aluguel

Ótima oportunidade para indivíduos que têm habilidades de renovação do tipo “faça você mesmo” e paciência para gerenciar inquilinos.

2. Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs)

Ideais para pessoas que desejam possuir imóveis de aluguel sem os aborrecimentos de execução. Aplicar em FIIs requer um colchão de capital e acesso a financiamento. 

3. Inversão de imóveis

O lançamento de imóveis é para pessoas com experiência significativa em avaliação, marketing e renovação de imóveis.

4. Plataformas imobiliárias online

Para aqueles que querem se juntar a outros em um negócio comercial ou residencial maior. O investimento é feito por meio de plataformas imobiliárias online, também conhecidas como crowdfunding imobiliário. 

Mas, antes de investir no mercado imobiliário, entenda qual o melhor tipo de imóvel de acordo com o seu perfil.

Qual é o melhor tipo de imóvel para fazer aplicações?

O melhor tipo de investimento imobiliário dependerá de suas circunstâncias individuais, objetivos, área de mercado e estratégia de preferência.

Embora muitas pessoas preferem uma resposta mais direta, determinar o melhor tipo de propriedade para aplicações é um processo subjetivo.

Com o mercado imobiliário brasileiro retomando em alta, as pessoas que investem estão vasculhando todos os tipos de propriedades disponíveis para descobrir o que os ajudará a lucrar.

Então, quais setores e propriedades são os melhores movimentos para hoje?

Na verdade, existem vários tipos de investimentos imobiliários com os quais devem estar familiarizados, como vimos antes. Cada um deles tem suas vantagens e desvantagens. Vejamos cada uma das opções disponíveis:

1. Imóveis residenciais

Existem vários tipos de propriedades de aluguel em imóveis residenciais, embora os mais comuns sejam casas unifamiliares. O setor imobiliário residencial é ideal para porque pode ser mais fácil obter lucros consistentemente.

Claro, existem muitas estratégias de aplicações e diferentes níveis de concorrência. As estratégias de saída mais comuns usadas em imóveis residenciais incluem venda por atacado e manutenção, que podem ser usadas para gerar renda de aluguel.

Assim, quando administrado corretamente, um investimento imobiliário residencial pode gerar lucros atraentes.

2. Imóveis comerciais

As melhores propriedades comerciais para investir incluem projetos industriais, de escritórios, varejo, hotelaria e multifamiliares.

Uma das razões pelas quais as propriedades comerciais são consideradas uma boa estratégia é o potencial de maior fluxo de caixa.

Além disso, é possível desfrutar de menor concorrência em imóveis comerciais, porque a compra dessas propriedades pode ser um empreendimento maior do que trabalhar com residências.

3. Investimento em terrenos

A aplicação em terrenos brutos pode ajudar a diversificar o seu portfólio.

Embora muitos possam não estar familiarizados com compras de terras brutas ou novas, esses tipos de aplicação podem representar lucros atraentes também.

4. Fundos de Investimento Imobiliário (FIIs)

Como vimos antes, são grupos ou empresas que possuem diferentes tipos de imóveis comerciais, como hotéis, lojas, escritórios, shoppings ou restaurantes. E você pode investir em ações dessas empresas imobiliárias na bolsa de valores.

É um requisito para os FIIs devolverem 90% de sua renda tributável aos acionistas todos os anos. Isso oferece dividendos enquanto diversifica seu portfólio ao mesmo tempo.

5. Plataformas de financiamento coletivo

As plataformas de crowdfunding oferecem acesso a diversos ativos com altos retornos. Embora isso ofereça a facilidade de encontrar ativos, também apresenta riscos altos.

Quais as vantagens de investir em imóveis?

Com ativos bem escolhidos, as pessoas que investem podem desfrutar de fluxo de caixa previsível, excelentes retornos, vantagens fiscais e diversificação.

  • Diversificação de portfólio – uma vantagem de investir em imóveis é o seu potencial de diversificação.
  • Alavancagem imobiliária – pelo uso de vários instrumentos financeiros ou capital emprestado (por exemplo, dívida) para aumentar o retorno potencial de uma aplicação.
  • Retornos ajustados ao risco competitivo – varia, dependendo de fatores como localização, classe de ativos e gestão.
  • Cobertura da inflação – tem relação positiva entre o crescimento do PIB e a demanda por imóveis.

Quais os cuidados que devo tomar na hora de investir em imóveis?

O investimento imobiliário assume muitas formas – desde o envolvimento passivo até a aquisição e reabilitação de propriedades –, mas isso não precisa ser complicado. Mas siga estes cuidados. 

Se você está comprando um imóvel alugado, planeje-se para:

  • Pagamento mínimo de 20%;
  • O custo inicial de atualizações e reformas;
  • Taxas de licenciamento e inspeção;
  • O custo da vaga;
  • Custos de reparação entre inquilinos;
  • Custos de manutenção;
  • Ter uma boa pontuação de crédito.

E sempre busque consultores da área para te ajudar!

A Vox Fortuna é uma empresa formada para que você possa ter um portfólio ideal e diversificado. Temos e cuidamos de inúmeros clientes no desenvolvimento imobiliário, ajudando a administrar diversos tipos de investimento.

Pronto para dar o próximo passo em investimentos no mercado imobiliário?

Se você gosta de ler mais conteúdos sobre mercado financeiro nacional e internacional, continue conosco no nosso blog e no nosso site! Siga-nos também nas redes sociais!