Proventos: Entenda de uma vez por todas a funcionalidade

Tempo de leitura: 6 minutos

Se você está pensando em começar a investir, provavelmente já ouviu falar em proventos. Por mais que pareça complicado compreender sua funcionalidade, é mais simples do que parece. Além disso, é importante entender sobre os proventos, já que eles são uma forma de lucro do investimento. 

Considerar esse elemento na hora de escolher as aplicações a serem investidas ajuda a ter uma previsibilidade maior dos lucros. Dessa forma, você é capaz de lidar com suas ações de forma mais estratégica, evitando que as oscilações do mercado te influenciem a vender um ativo de forma impulsiva. 

Vamos explicar hoje o que são os proventos no mercado financeiros e os diferentes tipos de proventos para que você entenda de uma vez por todas a sua funcionalidade.

proventos

O que são proventos? 

Quando se trata de investimentos, proventos são uma forma de benefício distribuído por uma empresa a seus acionistas. Esse benefício se dá na forma de um repasse de parte dos lucros obtidos em um determinado período. 

Os proventos são típicos de instituições de capital aberto, podendo ser baseados em capital efetivo ou até mesmo em novas ações emitidas pela empresa. 

O perfil da ação pode determinar a prioridade em receber proventos e até o tipo de provento recebido. As ações podem ser ordinárias (ON), que dão direito aos investidores de votar nas assembleias que decidem situações importantes nas empresas; ou preferenciais (PN) que podem receber um certo tipo de provento, ou um valor maior dele, em quantidade ou com um nível de prioridade. 

Quais são os principais tipos de proventos? 

No mercado financeiro os principais tipos de provento são dividendos, juros sobre capital próprio, bonificação e direitos de subscrição. Cada um deles possui suas características e vantagens.

Confira agora um pouco mais sobre esses quatro tipos de proventos:

1. Dividendos 

Os dividendos representam uma parte do lucro líquido obtido pela empresa que é repassado aos investidores, proporcionalmente à quantidade e tipo de ações que cada um possui. 

O percentual do lucro a ser distribuído pode ser estabelecido no estatuto da empresa, ou seguir a determinação da Lei das Sociedades por Ações (nº 6.404/1976) de um mínimo de 25%. 

A periodicidade dos dividendos costuma ser anual, mas existem empresas que costumam fazer os pagamentos trimestralmente ou até mensalmente. O pagamento pode ser feito em dinheiro, ações, ou, em casos mais raros, propriedades. 

A vantagem no recebimento de dividendos é que a empresa já faz a dedução de impostos já foi feita pela empresa antes do repasse, então esse recurso é isento de imposto de renda. 

2. Juros sobre capital próprio 

Essa é uma modalidade em que o pagamento também é feito em dinheiro, mas, diferentemente dos dividendos, o imposto de renda é recolhido pelo investidor, uma vez que o repasse é feito em cima dos ganhos totais da empresa naquele período. 

Para a organização, a vantagem está em poder declarar esse provento como uma despesa. Já para o acionista, está na porcentagem do repasse que pode chegar até 50% do lucro líquido ou 50% das reservas de lucro, dos dois o maior.

Sendo assim, o valor obtido com juros sobre capital próprio costuma ser maior do que com dividendos, e a alíquota de imposto de renda é de apenas 15%. 

3. Bonificação

As bonificações são realizadas quando uma empresa decide distribuir parte dos lucros acumulados como reserva entre os investidores. É uma espécie de pagamento extra, que costuma ser oferecido em forma de novas ações na empresa, mas pode ser feito em dinheiro. 

No caso das novas ações, estas são emitidas e distribuídas automaticamente entre os atuais investidores. É preciso destacar que mesmo com essas ações, o patrimônio total da empresa permanece o mesmo, pois o valor individual de cada título cai. 

Para o acionista, a vantagem na distribuição de novas ações, mesmo que com a desvalorização, é que a sua participação na organização aumenta, o que influencia no seu ganho com os dividendos. 

4. Direitos de subscrição 

Os direitos de subscrição se referem a quando a empresa tem aumento no patrimônio e decide conceder a seus investidores o direito de manter a mesma proporção de participação. 

Isso acontece na medida que a companhia oferece aos acionistas novas ações emitidas para o aumento de patrimônio, que tem direito de subscrever, ou seja, de comprar, antes que elas sejam liberadas para o mercado. O prazo mínimo para que os investidores decidam usar desse direito ou não é de 30 dias.

Como nem todos os investidores têm interesse em adquirir novas ações, estas são liberadas para venda no mercado. A vantagem desse provento acontece quando o valor da subscrição é inferior ao valor de mercado, sendo uma espécie de desconto na ação. 

Saiba mais sobre: Pix: funcionalidade e cadastro

Como funciona o pagamento de proventos? 

Além de compreender os tipos de proventos, é importante entender como funciona o pagamento destes. 

O termo “com” neste contexto irá se referir às ações com direito a receber dividendos ou juros sobre capital próprio até uma data estabelecida. Dessa forma, no dia seguinte do último dia “com”, os investimentos passam a ser negociados como “ex”, não tendo direito aos proventos mencionados. 

Assim, o repasse de proventos somente será feito aos investidores que possuem ações até o último dia “com”, que irão receber 100% do que lhe é devido independente do tempo que tenha ficado com a ação em sua posse.

Para entender melhor as datas “com” e “ex” e algumas outras datas importantes, continue a leitura. 

Data de declaração 

A data de declaração é o momento em que a empresa informa a seus investidores que haverá o pagamento de proventos. Sendo feito esse comunicado, a organização é obrigada por lei a arcar com essa remuneração. 

Data ex-dividendo (ex-data)

Essa é a data que define quais investidores têm direito aos proventos e quais não têm. 

Se um novo investidor adquire uma ação a partir desta data, ele não recebe a remuneração, que irá para quem a vendeu. 

Data de registro 

É o dia em que a instituição faz o registro formal de todos os acionistas capazes de receber os proventos, além de encaminhar relatórios e outras informações pertinentes.  

Data de pagamento 

A data de pagamento se refere ao dia em que são pagos os proventos. É importante lembrar que nem sempre será na mesma data, então, consultar junto a empresa é uma boa medida. 

Na hora de investir, sempre dê preferência pelas empresas com potencial de crescimento, afinal se os lucros crescem, a distribuição de proventos cresce junto. Se tiver interesse em se aprofundar no assunto, conte com a experiência da consultoria da Vox Fortuna para iniciar neste universo financeiro.

Acompanhe nossas redes sociais para aprender a construir sua independência financeira com estratégia. Instagram | Facebook