Tempo de leitura: 6 minutos
A gestão orçamentária é um pilar importante do seu sucesso e segurança financeira. Ela permite que você supervisione e entenda melhor sua receita para pagar suas despesas e poder investir tranquilamente.
Fazer esse tipo de gerenciamento pode ajudá-lo a tomar decisões financeiras muito mais informadas. Quer saber como? Confira no artigo a seguir!
O que é e como fazer uma gestão orçamentária?
A gestão orçamentária é uma abordagem proativa da organização de suas finanças. Com ela, você define: com o quê, quanto e quando gastar. A ideia também é planejar as suas despesas de curto, médio e longo prazo.
Se trata de um processo contínuo e não um exercício único, já que as suas receitas e necessidades podem mudar.
As principais finalidades da gestão orçamentária
Em suma, as principais finalidades são:
- Ter uma previsão de receitas e despesas e, portanto, lucro;
- Ter uma ferramenta que possa usar para tomada de decisão;
- Avaliar o desempenho de um negócio ou orçamento familiar.
Como fazer uma gestão financeira?
Primeiro, você precisa ter uma boa noção de como anda a sua vida financeira. Por isso, faça a soma de todas as suas fontes de receita e suas despesas em um período de 12 meses.
Isso vai te dar uma boa noção para se planejar para o próximo período, quer um exemplo? Você pode prever em quais meses suas finanças podem estar apertadas e em quais você terá dinheiro extra. Assim, é possível equilibrar os altos e baixos em suas finanças.
Porém, mais do que fazer esse exercício, revise e refaça frequentemente. Isso poderá ajudá-lo a permanecer no caminho certo para alcançar seus objetivos. Assim, com uma boa gestão orçamentária, você toma decisões financeiras melhores!
Nela, basicamente, você define:
- Receitas – a quantidade real recebida por meio de atividades comerciais, incluindo a venda de produtos, investimentos, juros sobre poupança, dividendos e outras fontes.
- Despesas – todos os custos associados à gestão pessoal ou profissional, incluindo recursos financeiros como custos diretos, despesas recorrentes (aluguel ou luz), ativos de longo prazo e despesas financeiras, como empréstimos ou pagamentos de juros.
Por que devo fazer uma gestão orçamentária?
Se você e sua família querem segurança financeira, seguir uma gestão orçamentária é a única resposta. Também permite economizar para coisas importantes, como: comprar um carro, ou sua primeira casa; tirar férias ou criar uma conta poupança.
Com isso, você pode então fazer suposições realistas sobre sua receita e despesa anual para planejar metas financeiras de longo prazo.
Ainda não está convencido? Abaixo estão cinco boas razões pelas quais todos devem criar e manter uma boa gestão do orçamento.
1. Ajuda você a ficar de olho no prêmio
A gestão ajuda você a descobrir seus objetivos de longo prazo e trabalhar em direção a eles.
Pense: se você simplesmente vagueia sem rumo, jogando seu dinheiro em cada compra que chama sua atenção, como você vai economizar dinheiro suficiente para realizar seus objetivos?
Isso força você a mapear seus objetivos, economizar seu dinheiro, acompanhar seu progresso e tornar seus sonhos realidade.
2. Ajuda a garantir que você não gaste o dinheiro que não tem
Muitos gastam dinheiro que não têm devido aos cartões de crédito.
Hoje, as pessoas que usam e abusam dos cartões de crédito nem sempre percebem que estão gastando demais até se afogarem em dívidas. No entanto, se você criar e seguir uma gestão, nunca se encontrará nessa posição precária.
3. Ajuda a investir com sabedoria
Digamos que você gaste seu dinheiro com responsabilidade, siga seu orçamento e não adquira dívidas. Bom para você! Mas você não está esquecendo de algo? Por mais importante que seja gastar seu dinheiro com sabedoria hoje, investir também é fundamental para o seu futuro.
Uma gestão pode ajudá-lo a fazer exatamente isso. É importante incluir contribuições de investimento em seu orçamento.
Se você reservar uma parte e um capital de giro de seus ganhos todos os meses para um tipo ou vários tipos de aplicações, você poderá construir uma boa cartela de investimento.
4. Ajuda você a se preparar para emergências
A vida é cheia de surpresas, algumas melhores que outras. Quando você sai de um emprego, fica doente, passa por um divórcio ou tem luto na família, isso pode levar a sérias turbulências financeiras.
Claro, parece que essas emergências sempre surgem no pior momento possível – quando você já está sem dinheiro. É exatamente por isso que todo mundo precisa de um fundo de emergência.
Porém, atenção: não tente despejar a maior parte do seu salário em seu fundo de emergência imediatamente. Incorpore-o ao seu orçamento, defina metas realistas e comece pequeno.
5. Ajuda a esclarecer os maus hábitos de gastos
Com essa gestão você analisa de perto seus hábitos de consumo. Assim, pode perceber que está gastando dinheiro em coisas que não precisa. O orçamento permite repensar seus hábitos de consumo e reorientar seus objetivos financeiros.
Claro, isso é apenas a ponta do iceberg. Existem inúmeras outras vantagens em seguir uma boa gestão. Então, por que esperar? Hora de começar a fazer esse planejamento financeiro! E por que não aumentar o horizonte com um tipo de investimento?
Por que investir em operações de comércio exterior?
Duas das principais razões pelas quais as pessoas investem em operações de comércio internacional são:
- Diversificação: o investimento internacional pode ajudar a distribuir o risco entre os mercados estrangeiros;
- Crescimento: o investimento aproveita o potencial de crescimento de algumas economias estrangeiras, principalmente em mercados emergentes;
- Fundos negociados em bolsa (ETFs): Os ETFs podem oferecer benefícios e, além disso, são fundos de investimento listados nas bolsas de valores, negociados durante o dia de negociação com preços de mercado interessantes.
Agora que você já sabe sobre como poder controlar e gerenciar seu orçamento, que tal pensar em algo como investimento em operações? Você sabia que o comércio exterior é a bola da vez para seu empreendimento futuro?
Se precisar de ajuda, conte com a Vox Fortuna para consultoria e orientação financeira da empresa de seu fluxo de caixa!
Gostaria de ler mais conteúdos sobre mercado financeiro nacional e internacional? Continua conosco no nosso blog e no nosso site! Siga-nos também nas redes sociais!