Comércio exterior: entenda qual a importância dessa operação

Tempo de leitura: 4 minutos

Desde os primórdios da civilização, a negociação é uma prática realizada naturalmente entre os grupos humanos. Com a evolução dessa atividade, surgiu a necessidade de trocar bens e serviços em um contexto diferente do regional, isto é, em todo o mundo. Eis que surge o comércio exterior.

Esse conceito é entendido como a troca comercial entre diferentes países, buscando satisfazer as necessidades e demandas de seus mercados.

Vamos ver o que isso significa, como é feito na prática e qual a sua importância. Confira!

O que é Comércio Exterior

Antes de explicar o que é comércio exterior, vamos repassar rapidamente o conceito de comércio. Em geral, trata-se da troca de um bem por outro, seja como serviço ou dinheiro. O comércio exterior, portanto, se traduz como fluxo de capital produzido fora das fronteiras nacionais

Simplificando, caracteriza-se pelas operações comerciais feitas entre dois países. Quando uma nação vende seus produtos ou serviços para outro país, ou compra de uma empresa estrangeira, significa que houve uma transação internacional.

Quais são as principais operações de comércio exterior?

Existem muitas variedades de operações, mas há duas principais: importação e exportação. Estes são conceitos importantes para uma economia nacional, já que os países estabelecem metas com base neles.

  • Importação: representa a compra de bens ou serviços estrangeiros;
  • Exportação: é a venda de bens ou serviços produzidos no país aos estrangeiros.

As decisões, medidas e outros fatores que os países implementam para atingir seus objetivos constituem a política de comércio exterior. No Brasil, temos uma forte produção de insumos naturais que são do interesse de outras nações, por isso, são exportados.

Por outro lado, importamos tecnologia, cosméticos, vestuário e outros elementos cuja produção é mais potente no contexto internacional.

É por isso que a exportação tem um lugar importante para o desenvolvimento em termos da economia nacional. Muitas vezes, os países estabelecem políticas para aumentar as exportações e reduzir as importações.

Necessidade e Importância do Comércio Exterior

E qual é, afinal, a importância do comércio internacional? Descubra a seguir!

Melhor uso de recursos

Um dos benefícios que os países obtêm ao participar do comércio internacional é melhorar sua eficiência produtiva, conseguindo otimizar os custos de produção, gerando emprego e, consequentemente, o crescimento da economia.

Reduz os custos de produção

Para produtos que possuem alto custo de produção, o comércio exterior permite que essas mercadorias sejam importadas de países cuja produção é mais barata.

Permite o acesso a uma maior variedade de bens no mercado

Com a globalização comercial, facilita-se a entrada de novas empresas, produtos e serviços em mercados externos.

Criação de empregos e crescimento econômico

Um dos grandes benefícios do comércio exterior é a geração de empregos, que se traduz no desenvolvimento da economia nacional e equilíbrio da balança comercial, além de impactar o PIB (Produto Interno Bruto) .

Por que investir em operações de comércio exterior?

Hoje, falar de comércio internacional não se limita apenas à troca de produtos. Mas, também à movimentação de recursos e capitais, o que dá sentido e relevância ao comércio internacional.

Por exemplo, entre as estratégias do Banco Mundial está o apoio de um sistema de comércio multilateral, baseado em regras, mais aberto. Com isso, pode-se facilitar a:

  • promover logística e gestão de fronteiras;
  • ajudar os países a se integrarem às cadeias globais;
  • fazer acordos comerciais
  • incentivar o crescimento e a prosperidade transformando mercados.

Bom, e por que empresas como a Embraer e Petrobrás investem no exterior?

Um dos principais motivos é que buscam mercados maiores para seus produtos, não apenas no país de destino do investimento, mas também em países vizinhos ou aqueles que possuem acordos comerciais.

Chamamos esse tipo de investimento de plataforma de exportação porque permite que as empresas superem barreiras no comércio, como tarifas. Sim, isso também acontece no setor de serviços.

A segunda razão para investir no exterior é buscar eficiência. As empresas investem em diversas localidades para que cada produto seja fabricado onde há o melhor custo-benefício, além do padrão de qualidade que se espera de operações dessa natureza.

Que impactos de desenvolvimento têm as empresas que investem no exterior?

Pode ter impactos mais profundos no desenvolvimento dos países receptores.

Em geral, os investimentos estrangeiros criam empregos, mais do que aqueles que eventualmente podem ser perdidos devido à contração ou fechamento de empresas locais por falta de competitividade.

Assim, as empresas que buscam participar de atividades de comércio exterior devem levar em consideração que as importações e exportações de produtos podem ser complexas e complicadas, exigindo um número de operações e procedimentos para serem gerenciados.

Gostaria de ler mais conteúdos sobre mercado financeiro nacional e internacional? Continua conosco no nosso blog e no nosso site! Siga-nos também nas redes sociais: