Rating de crédito: entenda sobre a classificação de risco

Tempo de leitura: 6 minutos

O rating de crédito pode abordar os instrumentos financeiros de uma empresa, ou seja, títulos de dívida, mas também as próprias empresas. As classificações são atribuídas por agências de classificação de crédito.

A importância do rating de crédito consiste em evidenciar a capacidade que uma instituição, empresa ou país, possui em pagar suas dívidas, com esse método é possível fazer uma avaliação do valor de crédito e classificar o risco que tal instituição representa no mercado.

No artigo de hoje, você vai saber mais sobre o termo rating de crédito, saber como funciona a classificação de riscos e qual é a diferença entre

rating de crédito

O que é rating de crédito?

A tradução para rating é avaliação, portanto o rating de crédito é basicamente uma avaliação de crédito feita sobre uma pessoa, empresa, instituições financeiras e até países.

Essa avaliação tem como objetivo classificar o grau de risco que uma empresa ou país representa ao assumir dívidas, buscando assim especular se tal instituição poderá arcar com seus débitos ou se tornará inadimplente.

A nota que uma instituição recebe através do rating de crédito é interessante para todas as partes envolvidas, como investidores por exemplo, e para que essa nota seja aplicada é levado em conta vários fatores.

Portanto, o rating de crédito é imprescindível para uma empresa, tanto para os responsáveis pela mesma quanto para terceiros que desejam investir comprando ações desta instituição, por exemplo.

Como funciona o rating?

Por atuar como uma classificação, o rating de crédito precisa ser refeito periodicamente, pois a situação do indivíduo, instituição ou país pode oscilar, assim como a do mercado, que também reflete no resultado final da nota que o devedor recebe.

Como mencionado anteriormente, o rating de crédito é feito levando vários fatores em consideração, alguns deles são as taxas de juros dos empréstimos, o fluxo de caixa, e o balanço patrimonial de tal instituição, o contexto econômico e político também são avaliados.

Como existem várias agências que oferecem esse serviço de avaliação no mercado, podemos encontrar diferentes níveis de credibilidade entre elas, mas as três maiores agências de rating são: Standard Poor’s (S&P), Moody’s e Fitch.

A avaliação feita por rating de crédito não é algo superficial, vai além de números em um papel, o analista de risco observa todos os fatores precisos e consulta a administração da instituição, podendo então levar à agência os dados essenciais para a atribuição da nota.

Rating por grau

Para organizar uma escala de notas, o rating por grau é utilizado como uma classificação binária, e com isso o investidor pode ser orientado a tomar melhores decisões.

Grau especulativo e grau de investimento, são os dois tipos de classificação onde as notas são divididas.

O primeiro grupo é onde se encontram os agentes econômicos classificados com uma representação de maior risco de crédito, no segundo grupo estão as entidades recomendadas, por apresentarem menor risco.

Rating por nota

Outra forma de classificação utilizada é o rating por nota, que usa vários scores na busca de definição do risco de tal empresa, banco ou país.

Nessa opção também encontraremos uma correspondência para grau de investimento e grau especulativo, mas por utilizar vários scores, aqui o investidor poderá ter mais detalhes sobre a instituição que recebe a nota.

Portanto, o investidor consegue realizar uma análise um pouco mais profunda sobre a instituição na qual se aplica o método de rating por nota, lembrando que esse é somente um dos pontos de análise.

Quais diferenças…

A recomendação de ações leva em consideração o nível de sucesso e alavancagem das mesmas em um período futuro, ao decidir comprar ações de uma determinada instituição você se torna sócio dela.

Por isso é de suma importância que antes de realizar a compra de ações você pesquise sobre a empresa na qual deseja se associar.

Podemos então aplicar o rating de crédito como método de avaliação sobre a instituição que se deseja comprar ações, para que tenhamos mais segurança ao tomar a decisão.

Com o rating de crédito é possível tomar ciência sobre o grau de risco que tal instituição representa, de acordo com a nota atribuída à sua situação no mercado.

Sabendo da importância da aplicação desse método, antes de investir em alguma instituição, comprando uma parte da mesma, como ocorre na compra de ações por exemplo, é imprescindível levar em consideração a nota atribuída a tal instituição através do rating de crédito, pois assim o investidor estará ciente do risco que essa empresa representa no momento em que se deseja investir.

O que é considerado para calcular o rating de crédito?

Entenda agora alguns dos principais fatores levados em conta para que seja feita essa avaliação em uma empresa.

Demonstrativo financeiro

O objetivo dessa demonstração contábil é evidenciar por um período de tempo determinado, a situação fiscal e financeira de uma empresa. Portanto, esse é um fator valioso para que o rating de crédito seja feito em uma empresa.

Taxas de juros

Quando é feito o rating de crédito para avaliar a classificação de risco de tal empresa, as taxas de juros que a empresa ou banco oferecem são observados, levando em conta também a inflação, pois ela influencia o risco.

Fluxo de caixa

Buscando entender o comportamento das despesas e também receitas de uma instituição que está sendo avaliada, é observado a entrada e saída de dinheiro da mesma. Pois entende-se que quanto maior o caixa de uma empresa, menor o nível de risco de inadimplência.

Não deixe de acompanhar nossos conteúdos para saber mais sobre as taxas de juros e mais dicas para seu crescimento financeiro.

Também não deixe de acessar nosso Instagram e site, onde sempre postamos dicas de negócios, empreendedorismo, entre outros assuntos relevantes para sua vida financeira.