Tudo o que você precisa saber sobre fatura comercial

Tempo de leitura: 5 minutos

A fatura comercial se trata de um dos documentos mais importantes no comércio exterior e no transporte marítimo de carga que é emitido pelo vendedor (exportador) ao comprador (importador) em uma transação comercial internacional e serve como um contrato e uma prova de venda.

Ao contrário do conhecimento de embarque, a fatura comercial não indica a propriedade das mercadorias nem carrega um título sobre as mercadorias que estão sendo vendidas.

No entanto, é necessário para fins de despacho aduaneiro, calcular e avaliar as taxas e impostos devidos. Por isso, no artigo de hoje você vai entender para o que serve a fatura comercial, quais são os riscos de não preencher de forma correta e qual é a diferença dela para as outras faturas comuns no mercado financeiro.

Leia também: Investimento e comércio exterior: saiba mais

Para o que serve a fatura comercial?

A fatura comercial detalha preço, valor e quantidade das mercadorias vendidas, devendo também incluir as condições de negociação ou venda acordadas pelo comprador e pelo vendedor da transação que está sendo realizada.

Também pode ser necessário para fins de pagamento (como no caso de pagamento por meio de Carta de Crédito e pode precisar ser apresentado pelo comprador ao seu banco para instruir a liberação de fundos ao vendedor para pagamento.

Que informações o importador deve disponibilizar?

Ao preencher uma fatura comercial, é extremamente importante certificar-se de que as informações sejam preenchidas de forma clara e precisa.

Qual é o melhor modelo de fatura comercial?

Há inúmeros modelos de faturas comerciais disponíveis na internet para que você possa escolher, por mais que não exista um formato fixo, existe um padrão muito semelhante nas informações necessárias na maioria dos modelos.

Portanto, independente do modelo de fatura comercial que você optar, é importante respeitar esse padrão é ficar atento aos detalhes a seguir:

É preciso conter informações sobre a transação, como número da fatura, data e número do pedido, valor total da venda, moeda e instruções de pagamento.

A fatura comercial também deve possuir informações relacionadas ao importador e exportador, como nome, endereço e número de telefone, o número de identificação fiscal do exportador também deve ser incluído, nas informações do importador deve conter os mesmos citados acima.

Deve-se notificar as informações relacionadas ao envio da mercadoria, número do conhecimento de embarque, código do despachante, e descrição clara da mercadoria, como por exemplo o número de embalagens, unidades, peso, etc.

Para finalizar coloque a origem da mercadoria, data de exportação, meio de transporte, o destino final e assinatura do remetente.

Riscos de não preencher uma fatura comercial com precisão

É uma exigência legal o preenchimento correto de uma fatura comercial. Não fazer isso pode resultar em atrasos demorados e custos de atraso no envio.

Dado que uma fatura comercial também é utilizada para fins de declaração aduaneira, qualquer informação incorreta pode levar ao pagamento a menor do valor correto dos direitos e impostos devidos e suas ramificações jurídicas.

Qual é a diferença entre fatura comercial e as outras?

Todas as faturas têm como objetivo fornecer registros de transações comerciais. Eles instruem os compradores sobre o quanto devem, oferecendo opções de pagamento da conta, ajudando o vendedor a receber os pagamentos.

As faturas comerciais têm um propósito maior. Geralmente, o país de destino analisa uma fatura comercial antes de permitir o envio para o país. Além disso, se alguma coisa for perdida ou quebrada durante o transporte, a fatura pode ser um documento de apoio crucial para sinistros de seguro resultantes.

Para entender os recursos exclusivos de uma fatura comercial, compare-a com outras faturas populares:

Fatura padrão

Fatura básica que contém um número de fatura e informações críticas sobre o comprador e o vendedor. Eles também contêm uma descrição detalhada dos produtos ou serviços, preços, condições de pagamento e datas de vencimento.

Faturas recorrentes

Quando você precisa gerar a mesma fatura para um cliente todos os meses, é melhor usar uma fatura recorrente. Essas faturas são usadas com mais frequência quando você aluga ou aluga equipamentos para clientes ou para serviços que você fornece continuamente.

Fatura pró-forma

Semelhante a uma estimativa ou cotação, a fatura pró-forma dá ao comprador uma estimativa dos custos dos produtos ou serviços que está adquirindo. De um modo geral, você não registra essas faturas em suas contas a receber porque geralmente são usadas para cotações e, portanto, os números não são permanentes.

Pedido de compra

Um pedido de compra contém detalhes semelhantes aos encontrados em uma fatura, mas é emitido por um comprador para servir como uma oferta ao vendedor.

Fatura de progresso

Frequentemente usada na indústria de construção , essas são faturas incrementais que detalham o andamento de projetos de longo prazo e permitem que os clientes saibam quanto eles devem atualmente.

Planilhas de horas

Faturas utilizadas por contratantes independentes, como consultores, advogados e tutores que cobram por hora. Como o nome sugere, eles rastreiam o tempo gasto em projetos para fins de cobrança.

Fatura de serviços públicos

Um tipo de fatura que é usada especificamente por empresas de serviços públicos, incluindo empresas de eletricidade, água e esgoto, bem como provedores de telefone e internet. Essas faturas indicam coisas como o período de faturamento e pagamentos anteriores enviados, além de quaisquer saldos vencidos.

Leia também: Você sabe o que é IOF?

Você já sabia sobre a diferença de uma fatura comercial para as faturas comuns? Deixe o seu comentário e compartilhe suas dúvidas sobre o mercado financeiro com a VOX Fortuna.

Também não deixe de acompanhar nossos conteúdos para saber mais sobre ciência política monetária e mais dicas para seu crescimento financeiro.

Também não deixe de acessar nosso Instagram e  site, onde sempre postamos dicas de negócios, empreendedorismo, entre outros assuntos relevantes para sua vida financeira.