Você sabe o que é IOF?

Tempo de leitura: 2 minutos

Você sabe o que é o IOF? Entende o que ele faz, como e quando é cobrado?

Se a resposta é não para alguma dessas perguntas, não se assuste, muita gente não sabe em detalhes sobre esse imposto federal tão presente em nossas vidas. O fato é que o IOF faz parte de uma série de transações financeiras, desde a simples transações com cartão de crédito, até movimentações de investimentos.

Vamos entender agora o que realmente é o IOF, para que ele serve, como e quando ele é cobrado. Dessa forma, você vai saber quando deve ou não fazer alguma transação financeira na qual este imposto incide.

IOF

O que é o IOF

IOF é a sigla de Imposto sobre Operações Financeiras.

Previsto no artigo 153, inciso V, da Constituição Federal, do Decreto nº 6.306/2007, o IOF é um imposto federal que incide sobre transações financeiras de variadas formas. Pessoas e empresas pagam esse imposto ao realizar operações de crédito, seguro de vida, empréstimos, câmbio e até mesmo em resgate de investimentos como títulos e valores imobiliários em menos de 30 dias.

Leia mais sobre O que é o Tesouro Direto?

Para que serve o IOF

Esse imposto é extremamente importante para o orçamento do país. E também ajuda no controle da economia brasileira, auxiliando o governo na tomada de decisões para equilíbrio e equalização das taxas.

Quanto mais desse imposto é pago, mais operações financeiras circulam no país.

Como é cobrado o IOF

A cobrança do imposto pode ser feita no momento em que é feita a transação financeira, como também posteriormente à transação. Em uma operação de compra de moeda, por exemplo, o IOF é cobrado no momento da compra, já em operações de empréstimos o IOF é cobrado no momento do pagamento do empréstimo.

A alíquota (taxa cobrada de IOF) sofre variação de acordo com o tipo de transação realizada. Veja abaixo uma tabela de alíquota de acordo com cada operação financeira.

Tabela de alíquota IOF

Para entender quanto você está pagando de IOF em qualquer transação financeira é muito simples. Vamos pegar como exemplo uma compra com cartão de crédito no exterior de R$1.000,00:

          Sabemos que a alíquota para essa operação é de 6,38% sobre o valor da compra. Portanto, basta multiplicar o valor da compra por pela alíquota é dividir por 100.

          Portanto 1.000 x 6,38 / 100 = 63,80 (R$63,80)

Mas, cuidado com o uso do cartão de crédito no Brasil, pois o IOF também incide sobre esse serviço quando você entra na taxa rotativa do cartão de crédito.

Uma vez que agora você já sabe como e quando o IOF é cobrado, é possível evitar esse imposto, se policiando em suas operações financeiras.

Evite compras com o cartão de crédito no exterior, preferindo a compra de dólar. Evite o uso do cheque especial e crédito rotativo. Avalie com cuidado a necessidade de empréstimos ou financiamentos e prazos de pagamento.

Como criar bons hábitos financeiros?

Continue acompanhando nossas mídias sociais para mais informações sobre vida financeira e investimentos: Instagram | Facebook | Linkedin