O que são criptomoedas?

Tempo de leitura: 3 minutos

Criptomoedas, ou moedas virtuais, são códigos digitais que funcionam como meios de troca para transações comerciais. Elas desempenham o mesmo papel que as moedas físicas, como o Real, o Dólar e o Euro.

As moedas virtuais são relativamente novas no mercado financeiro e, apesar do ambiente incerto em que estão, são protegidas pelas tecnologias Blockchain e Criptografia. Criadas em 2008 as criptomoedas são reguladas por princípios diferentes da economia tradicional. Entenda!

criptomoedas

Anonimato, descentralização e livre de custos

Em primeiro lugar, para fazer transações com moedas virtuais não é preciso apresentar nenhuma informação pessoal ou comercial. Transações com criptomoedas são 100% anônimas, o que gera certa desconfiança nos analistas e investidores mais conservadores, levando até mesmo à crença de que elas facilitam e promovem atos ilícitos.

Toda moeda física é regulamentada por um banco central e interferência do estado. No caso das criptomoedas isso não existe, elas apenas são afetadas pelas próprias oscilações econômicas.

Além disso, as moedas virtuais são catalogadas pelo sistema Blockchain, que registra os todos seus movimentos. Esses registros são arquivados por pessoas diferentes, como uma manobra que dificulta a operação dos hackers e o vazamento de informações.

Por fim, as criptomoedas são livres de impostos, uma vez que não possuem regulamentação centralizada.

As principais criptomoedas

Você já deve ter ouvido falar no BitCoin mas, apesar de mais popular, ela não é a única moeda virtual. O BitCoin é julgado como melhor moeda virtual para se investir e chega a movimentar bilhões de dólares por dia.

Mas, além dele, existem milhares opções, como a Ether, moeda da plataforma de código aberto Ethereum. Para muitos, a Ether apenas perde para o BitCoin. Há também a Cardano,que teve grande valorização nos últimos tempos, e a Litecoin, muito atrativa pela possibilidade de mineração e facilidade de uso.

Como investir em criptomoedas

Alguns dizem que as criptomoedas são ondas passageiras, que são baseadas em especulação e um investimento arriscado.

Independente de qualquer análise, as moedas digitais são uma realidade, inclusive no Brasil, e, neste ponto, você pode estar pensando: pode ser uma boa oportunidade de investimento para mim!

Porém, antes de tomar uma decisão, e isso vale para qualquer investimento, é muito importante que você conheça muito bem o seu perfil e as suas limitações.

Não raro, são registrados casos de fraudes e golpes e, sim, o fato de não ser uma moeda comum pode dificultar investimentos. As criptomoedas também sofrem muitas oscilações financeiras e não são consideradas um investimento seguro, apesar da grande possibilidade de retorno.

Por isso, pergunte-se: será que estou preparado para lidar com essas incertezas? 

Caso queira testar o investimento em criptomoedas, aposte baixo, diversifique sua cartela de moedas e dilua durante um período de tempo maior. Assim, você passa a conhecer o movimento das criptomoedas e não arrisca seu patrimônio financeiro.

Apesar de pessimismos, as criptomoedas prometem acompanhar o cenário financeiro por um bom tempo. Em um ambiente assim tão novo, é preciso cautela e jogo de cintura para investir.

Para ficar por dentro desse e outros assuntos, como como organizar sua vida financeira, continue acompanhando o Blog Vox Fortuna. Estamos, também, nas redes sociais – Facebook, Instagram e YouTube.