Como funcionam os fundos de investimento?

Tempo de leitura: 6 minutos

Quem busca por novas opções para diversificar a carteira e expandir o patrimônio pode encontrar nos fundos de investimento a solução que tanto deseja. Na hora de investir, é necessário avaliar uma série de aspectos, já que o mercado financeiro dispõe de alternativas de produtos com diferentes níveis de risco, em diversos formatos e para perfis variados.

A escolha pode ser difícil em um primeiro momento. É por isso que os fundos são a melhor oportunidade para investidores comuns que querem sair da poupança e alocar seu dinheiro em ativos diversificados. Ou para os que já têm familiaridade com o mercado e optam pelas modalidades mais complexas.

Quer entender mais sobre o assunto? Confira este artigo que preparamos para você e conheça as vantagens desse tipo de investimento. Boa leitura!

O que são fundos de investimento?

Fundos de investimento são aplicações coletivas que reúnem os recursos de diversos investidores em um só patrimônio. Funcionam por meio de um sistema de condomínio, de modo muito similar aos condomínios residenciais.

Veja só: imagine que em um prédio há moradores, que pagam aluguel para viver em seus respectivos apartamentos, e o síndico, que cuida dos interesses em comum dos condôminos.

Agora basta substituir os elementos: nos fundos, temos os cotistas, que pagam cotas para receberem seus respectivos rendimentos, e o gestor, responsável por definir as melhores estratégias de alocação.

Em outras palavras, os cotistas compram cotas de um determinado fundo, e o gestor coloca todo o patrimônio líquido reunido no mercado, de acordo com o regulamento do fundo. Dessa forma, o investidor não tem participação ativa no processo, ou seja, ele não acessa diretamente os ativos, tampouco os escolhe.

Uma das características desse modelo é a carteira diversificada, já que os fundos podem ser alocados em vários tipos de ativos, como ações, moedas, debêntures, produtos financeiros internacionais, entre outros.

É importante frisar que há taxas de administração e performance a serem pagas. É preciso remunerar os profissionais envolvidos tanto pela sua atuação, quanto pelos resultados, quando a rentabilidade supera o benchmark do fundo. Também é preciso arcar com os tributos: Imposto de Renda (IR) e Imposto sobre Operações Financeiras (IOF).

Os pagamentos de taxas devem seguir a política própria do fundo em questão; já para os tributos, há regras específicas pré-estabelecidas.

Quanto aos rendimentos, saiba que são divididos proporcionalmente entre os membros, de acordo com o valor de aplicação de cada um. Além disso, um fundo de investimento é classificado de acordo com os tipos de ativos a que se destina e com o risco que estes oferecem.

Entenda a seguir!

Quais são os tipos de fundos de investimento?

Antes de falar dos tipos de fundo de investimento, vamos explicar que há duas modalidades importantes: fundos abertos e fundos fechados.

Um fundo aberto determina que o investidor pode realizar a aplicação a qualquer momento e existe um número ilimitado de cotas. Alguns possuem tempo de carência para o resgate, em outros, é possível resgatar quando o investidor preferir.

Um fundo fechado, por sua vez, possui um número limitado de cotas com prazo para que as aplicações sejam efetuadas. Portanto, os cotistas só podem entrar durante o período de captação ou em novas rodadas de investimentos. Para sair e resgatar o dinheiro investido em um fundo fechado, é preciso vender suas cotas a outro investidor.

Veja, agora, quais são os principais tipos de fundos determinados pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM).

1. Fundo de ações

São aqueles em que há investimento de, no mínimo, 67% do patrimônio líquido no mercado de ações. A porcentagem restante pode ser destinada a ativos de outra natureza. Nesta categoria, o maior fator de risco é a variação de preço dos ativos, pois trata-se de renda variável.

2. Fundo cambial

Ao menos 80% dos recursos devem ser investidos em ativos vinculados à variação cambial, justamente o principal fator de risco desta classe. O investimento de fundos em moedas estrangeiras, o chamamos de fundos internacionais, é um exemplo de fundo cambial.

3. Fundo de renda fixa

Outro tipo de fundos de investimento são os de renda fixa. Estes também devem direcionar pelo menos 80% do patrimônio líquido em ativos de renda fixa. Alguns exemplos são títulos do Tesouro Direto, Letras de Crédito (LCI, LF), Certificados de Depósito Bancários (CDB) e FIIs.

São considerados de baixo risco, pois seu principal fator é a variação das taxas de juros e índices de preços.

4. Fundo Multimercado

Aqui o gestor pode alocar os aportes de forma descentralizada, isto é, não há porcentagem definida para determinado produto financeiro. Por isso, os fatores de risco desse tipo de fundo de investimento são variados.

Quais as vantagens em investir nos fundos de investimento?

Afinal, quais são as razões para escolher essa modalidade de investimento entre tantas outras opções? Descubra agora!

1. Gestão profissional

A principal vantagem dos fundos de investimento é poder contar com o gerenciamento eficiente de recursos, conduzido por profissionais qualificados. Os gestores, que podem ser pessoas físicas ou jurídicas, atuam na tomada de decisões, levando em consideração uma análise criteriosa do mercado. Além deles, há também administradores (pessoa jurídica autorizada pela CVM), custodiantes e auditores envolvidos.

2. Diversificação da carteira

Os fundos são a melhor opção para quem não pode investir altos valores em ativos avulsos para ter uma carteira diversificada. Por serem alocados em diversos ativos, é possível ter uma carteira variada em termos de possibilidade de retorno e níveis de risco. Dessa forma, os diferentes produtos do mercado financeiro ficam mais acessíveis ao investidor comum.

3. Menos burocracia

É ótimo poder contar com um gestor profissional para manejar seus aportes, mas, como todo serviço prestado, esse tem um custo, certo?

A boa notícia é que as taxas de serviço dos profissionais são diluídas entre os investidores participantes do fundo. O valor a ser pago por cada um é proporcional ao montante aplicado. Com o aumento do patrimônio líquido, os custos são ajustados também proporcionalmente. 

Além disso, os cálculos para pagamento das tributações ficam a cargo dos gestores, que descontará os valores e emitirá um relatório anual para fins de declaração do IR.

Agora você já sabe como funcionam os fundos de investimento, quais são suas vantagens e implicações. Que tal continuar conosco e conhecer mais detalhes sobre o universo que é o mercado financeiro?!

Contamos com sua visita em nosso site! Estamos também nas redes sociais: