Como criar bons hábitos financeiros?

Tempo de leitura: 3 minutos

Um estudo realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Banco Central (BC) em 2019, apontou que 8 a cada 10 brasileiros (79%) adotaram bons hábitos financeiros em 2018 e pretendem continuar com esse comportamento.

Isso indica que principalmente em momentos de crise, os brasileiros têm buscado maneiras de melhorar suas finanças pessoais e ter maior controle sobre elas. Pois criar bons hábitos implica em melhoria considerável na qualidade de vida das pessoas.

E você, faz parte desses 79% ou ainda precisa de uma ajuda para se organizar financeiramente? Hoje vamos tratar sobre esse assunto com dicas que você precisa saber para adquirir bons hábitos financeiros.

hábitos financeiros

Registre todos os gastos

Essa é premissa básica para quem pretende mudar seus hábitos financeiros. Não é possível ter uma vida financeira saudável sem conhecer todas as suas despesas.

Aqui o primeiro passo é listar todos os seus gastos. Faça uma planilha, use algum aplicativo ou até mesmo uma lista à mão. O importante aqui é ter a visão detalhada dos seus gastos e em que você gasta mais ou menos.

Economize parte da sua receita

Aqui a dica é: antes mesmo de pagar suas contas, retire uma quantia para economizar e talvez fazer algum investimento financeiro. Só depois de fazer isso você deve pagar suas contas.

Uma boa educação financeira exige disciplina para não se auto-boicotar e não ter dinheiro guardado.

Tenha uma reserva de Emergência

Além de economizar uma parte do seu dinheiro, você deve pensar em uma reserva para emergências. Para esses momentos você não deve gastar seu dinheiro que está sendo poupado ou investido, e sim tirar uma quantia para os imprevistos.

Esse procedimento é algo que não pode ser ignorado e ser seguido à risca para maior controle e administração financeira.

Veja também: Metas de economia: como estabelecer

Evite a  compra por impulso e a inadimplência

É verdade que grande parte das pessoas tem seus momentos de comprar por impulso. Mas esse comportamento precisa ser controlado para que você tenha condições de realizar as etapas mencionadas anteriormente e evitar inadimplências futuras. Do contrário não conseguirá reservar qualquer quantia e terá novas dívidas.

Preservar seu dinheiro é extremamente importante para uma mudança de vida financeira eficiente. Portanto, diminua consideravelmente seus gastos por impulso, assim você conseguirá pagar suas dívidas e despesas em dia e dará um alívio para seu cartão de crédito.

Estude sobre finanças e invista

De acordo com a pesquisa realizada em 2019 Raio X do Investidor Brasileiro, com apoio do Datafolha, apenas 8% da população conseguiu investir em algum produtos financeiro. Sendo que a pesquisa anterior, feita em 2018, apontava que 56% dos brasileiros tinham o interesse em investimentos.

Esses dados mostram que ainda existem uma resistência e até mesmo desconhecimento das pessoas sobre o mercado financeiro. O que sugerimos é que estude finanças e entenda os conceitos básicos das aplicações. E se achar interessante procure uma empresa especialista em investimentos. Ao investir seu dinheiro você expande suas possibilidades financeiras.

Esperamos ter esclarecido alguma coisa que possa lhe ajudar a adquirir e manter bons hábitos financeiros em sua rotina. E ressaltamos: com disciplina e seriedade é possível tornar a vida financeira mais interessante e realizar projetos e sonhos até então abandonados.

A Vox Fortuna tem em seu DNA a educação financeira como mudança de perspectiva de vida. E caso precise de uma ajudinha para se organizar e saber investir seu dinheiro, conte conosco.