Mercado futuro: o que é e qual sua funcionalidade

Tempo de leitura: 3 minutos

O universo financeiro propõe inúmeras e flexíveis possibilidades de investimentos. Cada uma com suas características, vantagens e também desvantagens. Mas sempre existe uma que encaixa no seu perfil de investidor. O mercado futuro, por exemplo, apresenta uma oportunidade bastante interessante para compradores e vendedores de ativos financeiros ou ativos reais (bens tangíveis).

O mercado futuro influencia diretamente no futuro de produtores ou empresas que dependem da variação de moedas estrangeiras, como o dólar. Quer entender melhor essa forma de investimento, como é seu funcionamento e principais características? Continue lendo este texto que vamos explicar.

mercado futuro

O que é o mercado futuro

O mercado futuro é um ambiente que funciona dentro da bolsa de valores. A compra ou venda de ativos como commodities (milho, café, boi gordo, etc), moedas (dólar, euro, etc), índices da bolsa (índice bovespa, S&P 500) e juros (DI futuro) é realizada mediante contratos futuros.

A diferença dessa negociação para o mercado a termo é que além de serem contratos com data futura, eles possuem um ajuste diário de acordo com a variação dos ativos no mercado. Essa forma de investimento é um derivativo, ou seja, negociações que dependem e são influenciadas pela variação de ativos.

Funcionamento

Como já mencionado, as negociações dos contratos futuros são realizadas por meio da bolsa de valores. Neste ambiente, vendedores e compradores assumem o compromisso de honrar o contrato futuro mediante a oscilação do ativo no mercado.

Os contratos futuros funcionam bem como estratégia de proteção, ou seja, quando um vendedor quer garantir a venda de seus ativos. Um bom exemplo é um produtor rural de gado que precisa garantir a venda de seu rebanho por um preço pré-determinado. Ele faz um contrato, assumindo vender este rebanho em uma data futura, se protegendo das oscilações do preço da arroba de gado no período.

Existe também uma estratégia mais ousada, porém com grandes possibilidades de ganhos é a alavancagem. Quando um comprador consegue investir mais do que se tem em conta, dando para isso uma margem de garantia (garantias de que consegue arcar com um possível prejuízo). Essa ação é chamada de operar alavancado.

Como investir

Para começar a investir no mercado futuro é necessário contratar uma corretora de valores, que intermedia e negocia contratos na bolsa de valores. Em seguida é preciso escolher o contrato futuro que gostaria de investir, e neste ponto a corretora pode ajudar muito.

Por ser um mercado com variados tipos de ativos, o mercado futuro oferece uma grande diversificação da carteira de investimentos. Portanto, avalie com cautela cada contrato e as flutuações dos ativos. Alguns exemplos de contratos são o contrato de mini dólar, o minicontrato Ibovespa, contrato de milho, etc.

Existem dois tipos específicos de investimento no mercado futuro, a saber:

  • Hedge – quando o investidor está diretamente ligado ao ativo físico e pretende se blindar de qualquer baixa de preço desse ativo no futuro.
  • Especulação – quando o investidor almeja lucros com as flutuações de preços dos ativos. Para tanto, ele pode usar de análises fundamentalistas ou até mesmo análise técnica.

Esses dois tipos de investidores se ajudam, uma vez que sem os especuladores, o produtor não conseguiria se proteger das oscilações do mercado.

Com esse texto, pretendemos explicar informações básicas sobre o funcionamento do mercado futuro e suas principais características. Além disso, queremos mostrar que não é tão difícil o entendimento desse tipo de investimento.

Se pretender se aprofundar nesse assunto e iniciar os investimentos em contratos futuros, ficaremos felizes em lhe auxiliar. Saiba mais sobre a consultoria da Vox Fortuna e acompanhe nossas redes sociais para informações constantes sobre investimentos – Facebook, Instagram e YouTube.