Promoções Black Friday: como se organizar financeiramente para aproveitar?

Tempo de leitura: 4 minutos

A temporada de férias está quase chegando, o que significa que você já pode esperar ser abordado por uma enxurrada de anúncios de promoções da Black Friday. Neste ano, espera-se que as ofertas e vendas online sejam ainda mais prevalentes do que nunca!

Aliás, 6 em cada 10 brasileiros já pensam em comprar na black friday deste ano. Mas, para aproveitar ao máximo as ofertas e economias, você deve tentar evitar ficar sobrecarregado com toda essa publicidade. Procure ver essa data pelo que realmente é: uma oportunidade de economizar em itens essenciais que você já planejava comprar.

A melhor forma de garantir que você está realmente aproveitando a data é se planejar. Para isso, é preciso definir um orçamento e evitar os gastos no que é desnecessário, mesmo que os descontos sejam tentadores.

Vamos às dicas?

O que é black friday?

Décadas atrás, policiais da Filadélfia (EUA) começaram a chamar o dia seguinte ao Dia de Ação de Graças de Black Friday”. Isso porque se referiam ao caos de turistas que vinham à cidade para fazer compras ao final de ano.

Então, em 1980, os vendedores usaram a expressão para descrever esse momento de compras com descontos. Logo, as empresas começaram a compartilhar anúncios e promoções já no final de outubro e essa cultura se espalhou para todo o mundo, como é no Brasil.

Como aproveitar as promoções da black friday e ter equilíbrio financeiro?

As promoções sempre são bem-vindas, mas não adianta comprar muita coisa com desconto se, no final do mês, o seu financeiro não aguenta. Por isso, veja as nossas dicas:

1. Faça uma lista de itens

Faça uma lista com tudo o que você planeja comprar. Por exemplo, você pode elencar presentes que quer comprar para o Natal, itens que estão acabando em casa e um desejo de consumo bem planejado.

Esse tipo de planejamento antecipado não apenas ajuda você a economizar dinheiro, mas também torna sua vida um pouco mais fácil!

2. Aproveite as ofertas de itens essenciais

Use a black friday para comprar itens essenciais com desconto. Por exemplo, produtos domésticos, como de limpeza e higiene, que você usa com frequência. Isso pode ajudá-lo a economizar dinheiro em despesas diárias ao longo do ano.

3. Seja esperto! Pesquise até achar o melhor preço

Busque ofertas e compare descontos em itens semelhantes de diferentes sites ou marcas.

Considere baixar os aplicativos de seus varejistas favoritos para obter informações antecipadas sobre ofertas, como descontos na black friday. Alguns aplicativos oferecem notificações push, avisando instantaneamente as vendas. 

A ideia principal é que você compare os preços para ter certeza de que está obtendo o melhor preço, especialmente nos itens mais caros, em que a economia pode ser significativa. 

4. Não se desespere, a black friday não acaba em novembro

Espere que os varejistas anunciem ofertas diferentes ao longo de novembro e dezembro e fique de olho nas tendências de preços da sua lista de compras. Mas, atenção, as ofertas podem ser limitadas a um dia ou período específico, e os produtos também podem esgotar rapidamente.

5. Cuidado com o cartão de crédito

Definitivamente, não é uma boa ideia se endividar ao comprar presentes de Natal. Ainda mais quando dados do crédito SPC Brasil, apontam que quase 80% dos consumidores têm uma noção equivocada sobre o que é estar endividado.

No entanto, quando usados ​​com responsabilidade, os cartões de crédito podem realmente ajudar a ganhar dinheiro enquanto você faz suas compras.

Além dos cartões, você pode economizar usando vários aplicativos de reembolso, o famoso cashback. Eles facilitam a economia de dinheiro em cada compra que você faz sem nem mesmo pensar nisso.

A importância do consumo consciente

Cuidado! As compras na Black Friday podem muito bem colocá-lo no vermelho, bagunçando o seu controle financeiro.

Na verdade, sejamos honestos, você não precisa comprar nada na black friday. Antes de olhar para o folheto da loja para ver o ótimo preço de algum eletrodoméstico, você muitas vezes não tinha intenção de comprar se não houvesse esse chamado, certo!?

Em outras palavras, você realmente não precisaria dele, mas está sendo anunciado a um preço tão incrível que se sente compelido a comprar o produto. Comprar por comprar nunca é um bom negócio, não importa o preço. 

Da mesma forma, você pode aproveitar para fazer as suas compras em outra data.

Então, antes de comprar a qualquer momento, mas especialmente durante a black friday e as festas de fim de ano, confira esta lista de verificação:

  • A qual finalidade serve?
  • Por quanto tempo poderei usá-lo e me beneficiar?
  • Estou realmente precisando (ou a pessoa presenteada) disso?
  • Poderia comprar depois?

Assim, é possível praticar o consumo mais consciente na Black Friday.

Sempre que você precisar consultar na área de finanças pessoais para te ajudar, conte com a Vox Fortuna!

Pronto para dar o próximo passo em investimentos no mercado financeiro?

Se você gosta de ler mais conteúdos sobre mercado financeiro nacional e internacional, continue conosco no nosso blog e no nosso site! Siga-nos também nas redes sociais!