Reading time: 3 minutes
LCI significa Letra de Crédito Imobiliário. É um dos Fundos de Investimentos Imobiliários – FIIs, e portanto, um tipo de investimento de renda fixa.
Até aqui tudo bem. Mas, você sabe como funciona o investimento no setor imobiliário e especificamente como funcionam as letras de crédito imobiliário? Se está lendo este artigo, tenho certeza que você tem interesse em entender melhor este universo e como começar a investir em LCI.
Vamos então entender este tipo de investimento e quais suas vantagens em relação a outros investimentos de renda fixa.
Funcionamento da LCI
A LCI – Letra de Crédito Imobiliário – nada mais é que um empréstimo para financiamento específico do mercado imobiliário. Esses empréstimos são emitidos pelos bancos, que devolvem seu valor de acordo com os juros de uma rentabilidade anual definida no momento da aplicação.
Assim como em qualquer título público de renda fixa o LCI pode oferecer uma previsão da rentabilidade do investimento uma vez que tem taxa de rendimento e prazo de vencimento definidos. O prazo mínimo de uma LCI é em torno de 60 dias (podendo variar de acordo com as instituições financeiras).
O rendimento da LCI pode ser pré fixado ou pós fixado. O rendimento pré fixado diz respeito ao já falado acima, fixando uma taxa de rentabilidade anual. Já o pós fixado acompanha algum indexador como o CDI ou IPCA, em que o emissor paga um percentual do índice vigente na época.
Aplicação mínima
Com a popularização das LCIs é possível encontrar em corretoras valores mínimos em torno de R$1.000,00 para aplicação por pessoa física.
Já o investimento feito diretamente em bancos exige uma aplicação no valor mínimo maior, de acordo com as exigências de cada instituição financeira.
Vantagens da LCI
- Isenção do imposto de renda – Investimentos em LCI são isentos de imposto de renda para pessoas físicas, como forma de incentivo do Governo neste tipo de aplicação.
- Baixo risco – A LCI possui um risco tão baixo quanto o tesouro direto com a grande vantagem de ter maior rentabilidade que o mesmo. Nesse caso, apresenta-se como melhor opção.
- Remuneração fixa – Já saber uma prévia da sua rentabilidade é muito interessante tanto para pessoa jurídica, como para física.
- Garantia – As letras de crédito imobiliário possuem garantia do Fundo Garantidor de Créditos (FGC) no valor de R$250.000 por emissor. Isso torna a aplicação mais segura que a maioria dos investimentos em renda fixa.
Um ponto importante ao seu pensar em investir em LCI é entender o quanto se pode economizar com a tributação de imposto de renda para pessoa física. Para títulos públicos CDB e outros investimentos de renda fixa o imposto de renda tem a seguinte variação atual:
- 22,5% para aplicações de até 180 dias;
- 20% para aplicações entre 181 dias e 360 dias;
- 17,5% para aplicações entre 361 dias e 720 dias;
- 15% para aplicações superiores a 720 dias.
Este texto tem o objetivo de entregar informações primárias sobre a LCI ou Letra de Crédito Imobiliário. Esperamos ter elucidado suas dúvidas iniciais e ainda ter aguçado sua curiosidade sobre o investimento.
Se ainda houver mais dúvidas para como a letra de crédito imobiliário pode ser um investimento interessante, entre em contato conosco. A equipe Vox Fortuna sempre tem bons conselhos e um consultoria financeira adequada para ser perfil de investimento.