Tempo de leitura: 3 minutos
O consultor financeiro pessoal é um profissional que auxilia no gerenciamento de ativos e bens, o que inclui fazer planejamentos, definir seu perfil de investidor, reestruturar dívidas e outras estratégias.
No artigo a seguir, falamos sobre o trabalho desse profissional e como ele pode beneficiar qualquer pessoa e não somente quem está endividado.
O que faz um consultor financeiro pessoal?
A consultoria financeira pessoal consiste em uma prestação de serviços para melhorar e remodelar a vida financeira. Ela ajuda no processo de compreensão do orçamento e despesas e a definir os melhores direcionamentos para os recursos.
O serviço é realizado por um profissional do ramo financeiro, seja um contabilista, economista, administrador ou educador financeiro. Na prática, ele analisa a situação econômica e propõe estratégias visando a melhoria da sua própria gestão financeira. Com o amparo de um profissional que domina o assunto, a tomada de decisões mediante a organização das finanças é mais acertada e permite que se cumpram metas financeiras.
Tais estratégias podem englobar os seguintes elementos:
- Planejamento financeiro;
- Investimentos;
- Gestão de ativos;
- Aposentadoria;
- Quitação de dívidas;
- Planejamento sucessório;
- Planejamento tributário;
- Gestão de riscos.
Como é o trabalho do consultor financeiro pessoal?
A consultoria possui algumas etapas. Confira quais são elas:
1. Primeiro contato com o cliente
O processo começa pela interação entre cliente e consultor, de modo que o profissional compreenderá seus hábitos financeiros e identificará o(s) problema(s).
2. Levantamento de dados
Nesse estágio, informações pessoais e financeiras são valiosas para o andamento do serviço. O consultor financeiro pessoal coleta dados qualitativos e quantitativos para descrever a atual condição do cliente.
Além de dados pessoais, inclusive sobre o padrão de vida, também são coletadas informações de extratos bancários, transações, patrimônio, etc.
3. Análise de dados e objetivos
Esse é o momento de avaliar se as informações obtidas estão em harmonia com os objetivos do cliente. É a partir desse diagnóstico que o consultor estabelece as medidas para ajustar a situação financeira.
4. Traçar e implementar estratégias
O consultor financeiro pessoal irá definir o melhor percurso para alcançar os objetivos e, posteriormente, ele apresenta as orientações a serem seguidas.
Cabe ao cliente escolher entre seguir as recomendações por conta própria ou continuar com o suporte do consultor. É interessante que o profissional faça um acompanhamento para observar os resultados e ajustar as medidas caso necessário.
Benefícios da consultoria
Um serviço de consultoria financeira certamente tem suas vantagens, como, por exemplo, promover a tomada de decisões conscientes quando o assunto é a sua renda. Confira outros benefícios de contratar um consultor financeiro:
- Tranquilidade e liberdade financeira;
- Segurança para realizar aplicações inteligentes;
- Desenvolvimento do olhar analítico para as finanças;
- Conquista do equilíbrio financeiro;
- Alcance de metas e objetivos reais.
Com a ajuda especializada de um consultor financeiro pessoal, você pode ter essas vantagens e muitas outras. Quer receber mais dicas de como lidar com seus recursos e tudo que envolve o mercado financeiro? Faça uma visita ao nosso site e siga-nos nas redes sociais!