Tempo de leitura: 2 minutos
Prepare-se, pois você está prestes a conhecer a considerada obra-prima de Hermann Hesse!
O lobo da estepe conta a história de Harry Haller, um homem de 50 anos que acredita que sua integridade depende da vida solitária que leva em meio às palavras de Goethe e às partituras de Mozart; um intelectual tentando equilibrar-se à beira do abismo dos problemas sociais e individuais, ante os quais sua personalidade se torna cada vez mais ambivalente e, por fim, estilhaçada.
SOBRE A OBRA
A primeira parte do livro representa o pesadelo do lobo Haller: sua depressão e sua incapacidade de se comunicar que está na base da crueldade e da destruição. Na segunda, o lobo se humaniza, por meio da entrada em cena de Hermínia, que tenta reaproximá-lo do mundo, no caso uma comunidade simplória, com salas de baile poeirentas e bares pobres.
O lobo da estepe foi escrito quando Hesse tinha 50 anos, como seu personagem, e estava profundamente influenciado pela psicanálise. O estilo adotado, altamente revolucionário para a época, foi elogiado por Thomas Mann, para quem, como novela experimental, a obra era genial.
NOTA DO AUTOR: “O livro trata, sem dúvida alguma, de sofrimentos e necessidades, mas mesmo assim não é o livro de um homem em desespero, mas o de um homem que crê. Eu me sentiria contente se alguns desses leitores pudessem perceber que a história do Lobo da Estepe, embora retrate enfermidade e crise, não conduz à destruição e à morte, mas, ao contrário, à redenção”.
SOBRE O AUTOR
Hermann Hesse nasceu em Calw, na Alemanha, em 1877. Começou a vida profissional como livreiro, mas idealizando uma carreira literária, que, de fato, iniciou muito cedo, aos 21 anos, quando publicou suas primeiras poesias. Em protesto contra o militarismo germânico, Hesse era, então, um residente permanente da Suíça e, sem dúvidas, figurava ao lado dos maiores ícones da literatura em idioma alemão.
A profunda humanidade e a penetrante filosofia que impregnam seus livros foram confirmadas em obras-primas que produziu. Com seus poemas, contos e um considerável número de trabalhos de crítica valeram-lhe um lugar muito especial entre os pensadores contemporâneos. Em 1946 ganhou o Prêmio Nobel de Literatura. Hermann Hesse faleceu em 1962, pouco depois da passagem do seu 85º aniversário.
Garanta o seu agora mesmo, clicando AQUI, você não irá se arrepender!
Para mais indicações como essa e outros diversos tipos de conteúdos, continue nos acompanhando aqui pelo blog e não deixe de nos seguir no Instagram e no Youtube!
Obrigado pela leitura!