O que é a redução artificial da taxa de juros?

Tempo de leitura: 3 minutos

Já vimos neste canal sobre a taxa de básica de juros da economia brasileira – a Taxa Selic, e como sua variação pode influenciar os investimentos, no artigo Como a queda da taxa selic influencia os investimentos?. Hoje queremos aprofundar um pouco mais nesse assunto, tratando sobre a redução artificial da taxa de juros.

Certamente você já ouviu notícias da área de economia dizendo que com Banco Central reduziu ou aumentou a taxa de juros, não é mesmo? Vamos entender agora o que significa isso na prática e como funciona.

redução artificial da taxa de juros

O que é redução artificial

Para entendermos a redução artificial de juros, precisamos primeiro entender o ciclo econômico. Em 1939, Joseph Alois Schumpeter – economista e cientista político austríaco, definiu que o ciclo econômico é composto por quatro fases: boom, recessão, depressão e recuperação, que representação as flutuações do mesmo.

Quando existe uma oscilação drástica de esfriamento da economia, com expectativas de inflação abaixo da meta de juros ou até da faixa de controle, o COPOM (Comitê de Política Monetária do Banco Central) costuma fazer uma manobra no cenário econômico – chamada redução artificial da taxa de juros, pela qual diminui a taxa de juros para reaquecer a economia.

Para que serve a redução artificial

Na teoria, essa redução da taxa de juros deve motivar os investimentos até então estacionados e esquentar a atividade econômica no país. Desta forma, bancos podem emprestar dinheiro a juros mais baixos, financiamentos são mais interessantes e sobra até mais dinheiro na mão do consumidor final.

Mas, além de aquecer a atividade econômica, a redução de juros pode impactar o mercado financeiro de formas diferentes que explicam aqui resumidamente.

Impactos positivos e negativos

Atualmente a taxa Selic tem o menor percentual desde 1999, em 4,25% a.a. Essa recente redução aconteceu no final de 2019, quando o novo regime de metas para a inflação entrou em vigor. Esse cenário gera grandes oportunidades para pessoas física e jurídica, como investimentos e empréstimos a juros baixos.

Por outro lado, por ser uma intervenção de mercado, uma expansão monetária como a atual causa efeitos inesperados secundários na economia, como por exemplo maior desemprego por maior investimento em maquinário que substitui o trabalho humano.

Além disso, existe uma teoria australiana do ciclo econômico de Ludwig Von Mises que afirma que a redução artificial da taxa de juros pode levar à errônea alocação de recursos, levando empresários a investir em atividades insustentáveis a longo prazo, uma vez que tais investimentos não eram viáveis antes da redução da taxa.

Enfim, mostramos aqui alguns pontos importantes para serem levados em consideração neste momento de novo corte da taxa de juros. Não deixa de ser uma boa oportunidade para todos, porém é essencial cautela e avaliação para uma decisão acertada.

Saiba mais sobre o mercado financeiro e as várias formas de investimentos aqui em nosso blog. A Vox Fortuna sempre tem conteúdo relevante para você que quer aprender sobre o assunto.

Curta nossa página no Facebook e nos siga no Instagram para maiores dicas de investimento.