Tempo de leitura: 5 minutos
Os sete pecados capitais são velhos conhecidos das pessoas e fazem parte do dia a dia da sociedade em geral. São inclusive reconhecidos pela Igreja Católica desde o século XIII como infrações de caráter humano. Na vida financeira também cometemos essas infrações diariamente – são os sete pecados financeiros.
Os pecados financeiros
Os pecados financeiros possuem os mesmos nomes dos pecados capitais (avareza, gula, ira, inveja, luxúria, preguiça e vaidade), porém, são aplicados à educação financeira do indivíduo e suas atividades.
Quer entender o que é cada pecado capital representa no mundo financeiro e como se policiar para não cometê-los na sua gestão financeira pessoal? Continue lendo este texto e se previna desses pecados tão influentes em nossa vida.
Leia mais: Como criar bons hábitos financeiros?
Avareza
Os avarentos podem ser confundidos com pessoas econômicas e que prezam pela segurança. Mas não se engane, pois ser avarento na verdade pode ser um grande sofrimento em sua vida financeira.
De todos os pecados financeiros, a avareza é o que mais impede as pessoas de realizarem seus planos ou sonhos, uma vez que possuem tanto apego ao dinheiro que costumam gastar apenas em emergências, perdendo a possibilidade de garantir melhor qualidade de vida para elas e suas famílias. Além disso, costumam deixar seu dinheiro na poupança, descartando possibilidades de maiores ganhos em investimentos mais rentáveis por medo de perder dinheiro.
Segundo a pesquisa Raio X do Investidor Brasileiro 2019, realizada pela Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (ANBIMA), mais de 80% da população ainda prefere a caderneta de poupança para investir seu dinheiro. Sinal de que temos muitos prováveis perfis de avarentos.
Gula
Cometer o pecado da gula pode trazer grandes problemas financeiros. Isso porque a gula representa o consumo em excesso e consequentemente desnecessário. As pessoas gulosas financeiramente tendem a se endividar facilmente, uma vez que não medem esforços para adquirir imediatamente algo que lhes interessa.
O mesmo pode acontecer nos investimentos financeiros. A gula por ganhar dinheiro rápido e fácil pode jogar a pessoa definitivamente no buraco, já que ela pode fazer vários investimentos sem pesquisa apurada de ganhos e perdas ou mudar de investimento não prevendo seus custos. Um dos pecados financeiros mais perigosos, portanto, tome cuidado com a impulsividade.
Ira
Quando o assunto é o pecado da ira as pessoas podem fazer coisas impulsivas pelo simples fato de terem tido experiências financeiras ruins em algumas situações ou por estarem tomadas pela raiva no momento de decisões importantes.
Nas aplicações financeiras essas pessoas tendem a não investir mais em algum tipo de investimento por terem perdido dinheiro algum momento econômico, como em alguma grande queda da bolsa de valores, por exemplo.
Um momento de raiva pode também interferir no planejamento financeiro das pessoas. Como pagar a dívida total de um filho que está sendo cobrado em casa ou gastar com algo simplesmente para se acalmar em alguma situação.
Inveja
Ter inveja dos ganhos financeiros do colega não faz bem para ninguém. Você pode estar se encrencando, quando adquire algo apenas para mostrar para todo mundo que também tem aquilo. Adquirir algo que não está no seu orçamento pode lhe causar problemas futuros.
Pior ainda é quando você resolve fazer um investimento só porque outra pessoa está ganhando dinheiro com esse mesmo investimento. Vamos supor que os investimentos de renda fixa estejam com taxas mais interessantes e você tem visto que muitas pessoas estão se dando bem. Você então resolve investir em renda fixa sem entender a respeito e sem planejamento. Pode ser um tiro no pé.
Luxúria
Quem comete este pecado geralmente quer comprar para ostentar, por necessidade de status. O problema é que as pessoas que compram a qualquer custo, podem comprometer sua renda, diminuindo sua qualidade de vida e inviabilizando investimentos que podem gerar ainda mais renda.
Preguiça
De todos os pecados financeiros é a preguiça que oferece mais riscos para as pessoas. Isso porque o preguiçoso pode deixar de cumprir suas obrigações financeiras simplesmente por preguiça de fazer, ou deixar de ter um investimento rentável por preguiça de entender as opções do mercado.
Leia mais: 7 dicas de como organizar sua vida financeira
Vaidade
Por último e não menos importante temos a vaidade como o sétimo pecado financeiro. As pessoas vaidosas tendem a investir sem precauções por acharem que são entendidas deste universo em geral. E também gostam de mostrar que estão ganhando rios de dinheiro em seus investimentos ou atividades.
Esse tipo de atitude pode interferir em seus futuros financeiros, por gerar consumo excessivo no momento presente por pura vaidade.
O que queremos passar com este texto é a necessidade de atenção em sua gestão financeira como um todo. Você precisa saber como controlar certos sentimentos para não comprometer seu planejamento financeiro ou ainda perdendo dinheiro constantemente.
A solução é simples, mas por vezes difícil: controle nos gastos e nos investimentos para manter sua saúde financeira pessoal e assim cometer cada vez menos esses pecados financeiros.
Acompanhe nossas mídias sociais para ver mais dicas como essa e saber tendências do mercado financeiro. Instagram | Facebook | Linkedin