O que é a renda mínima garantida – RMG?

Tempo de leitura: 3 minutos

Já falamos aqui neste canal sobre os FIIs (fundos de investimento imobiliário) e suas vantagens. Hoje queremos falar especificamente de uma das vantagens dos FIIs no mercado financeiro, a renda mínima garantida (RMG). 

Se você pensa em iniciar investimentos em fundos imobiliários, acompanhe esse texto e entenda algumas facilidades.

renda mínima garantida

O que é a renda mínima garantida?

A renda mínima garantida é praticada por alguns fundos de investimento imobiliário. Compreende o pagamento mensal ao cotista de um valor fixo durante um período predeterminado.

A RMG é oferecida por alguns fundos em que não se tem o rendimento periódico imediato das locações do imóvel. Isso acontece muito em fundos de desenvolvimento, em que se investe em imóveis em construção, inviabilizando um rendimento mensal a curto prazo. A RMG motiva a permanência dos investidores no fundo até que se inicie o rendimento dos aluguéis, sendo geralmente paga na fase pré operacional do fundo.

Distribuição da RMG

Os valores da renda mínima garantida podem ser originados de duas fontes:

  • Como parte do valor arrecadado na criação do fundo:
    Os valores investidos pelos próprios cotistas no momento da oferta pública inicial do fundo são distribuídos como RMG para os mesmos. O fundo imobiliário capta mais dinheiro do que necessita ao vender as cotas e repassa esse valor excedente de volta aos cotistas em forma de RMG mensal.
  • Acordo de pagamento entre o fundo e construtora / empresas:
    Quando o fundo faz um acordo com a construtora do imóvel ou empresas futuras locatárias para o pagamento da renda mínima por um período de tempo acordado.

Vale ressaltar que a Instrução 472 da CVM (Comissão de Valores Imobiliários) veta que empresas administradoras de fundos garantam qualquer tipo de rendimento dos mesmos. Portanto, existe a necessidade de um terceiro de responsabilizar por este pagamento.

Duração da RMG

A renda mínima garantida não tem um tempo mínimo ou máximo. Ela é paga durante um período predeterminado no momento de criação do fundo. Inclusive, nem toda RMG é paga durante todo o período de construção do imóvel, isso vai depender do que foi estabelecido pelo fundo.

Benefícios da RMG

O principal benefício da renda mínima garantida para o cotista é justamente a garantia de um rendimento mensal, mesmo sem o imóvel estar lucrando naquele período. Isso traz certo conforto para quem investe em um fundo imobiliário.

Contudo, deve-se atentar para as descrições das ofertas de cada fundo e avaliar com cautela a proposta de RMG, valor, prazo, etc. O fato de um fundo ter RMG nem sempre é sinônimo de vantagem imediata. Avalie cada detalhe!

Leia também: Conheça os tipos de investimentos em renda variável

Encerramos aqui nossas informações básicas para a renda mínima garantida, seu funcionamento, características e benefícios. Esperamos ter esclarecido algumas dúvidas iniciais, mas sabemos que é bem provável que tenha que se aprofundar no assunto para iniciar seus investimentos em FIIs.

Conte com a Consultoria Vox Fortuna para entrar com o pé direito no mercado financeiro. E acompanhe nossas redes sociais para mais conteúdos como esse: Instagram | Facebook