Saiba tudo sobre alocação de ativos

Tempo de leitura: 5 minutos

Mesmo que você seja uma pessoa entusiasta quando o assunto se trata sobre investimentos e o mercado financeiro, talvez você já conheça alguns dos princípios mais fundamentais desse mercado.

“Mas quais são esses princípios e como eu consigo aprender?”

Por meio das experiências comuns da vida real e que não tem muito a ver com estratégias de investimentos na bolsa de valores. Por exemplo, você já percebeu que vendedores ambulantes costumam vender produtos aparentemente não relacionados – como guarda-chuvas e óculos de sol? 

alocação de ativos

Afinal, em que ocasião uma pessoa poderia comprar os dois itens ao mesmo tempo? Provavelmente nunca e esse é o ponto chave. Os vendedores ambulantes sabem que, quando está chovendo, é mais fácil vender guarda-chuvas e quando está ensolarado, o mais fácil é vender óculos de sol. 

Ao vender os dois itens, o objetivo é reduzir o risco de perder dinheiro em um determinado dia, pois, sabemos que de um dia para o outro o clima pode mudar, pois fatores climáticos são condições variáveis.

Se isso faz sentido para você, você está no caminho certo para entender as estratégias de alocação e o que um investidor deve fazer para entender a alocação dinâmica de ativos.

No artigo de hoje, você vai aprender sobre o que é e por quê fazer alocação de ativos, além de saber quais são os riscos.

O que é alocação de ativos? 

A alocação de ativos é uma estratégia com o objetivo de trabalhar continuamente em direção a um objetivo financeiro e evitar a tomada de decisões emocionais de curto prazo com base nos eventos atuais do mercado.

Trata-se de uma estratégia que envolve compreender o cenário do mercado para fazer a divisão da sua carteira de investimentos entre diferentes categorias de ativos, como, por exemplo: ações, títulos e saldo.

Se você possui algum ativo financeiro, você tem uma carteira, quer você perceba ou não. Um portfólio é a combinação de todos os ativos que você possui. Ativos financeiros como ações, títulos e dinheiro fazem parte de sua carteira de investimentos, mas também podem incluir outros ativos, como imóveis.

Depois que seu portfólio estiver instalado e funcionando, é importante realizar uma revisão periódica. Isso inclui uma consideração de como sua vida e suas necessidades financeiras mudaram. Mesmo que suas prioridades não tenham mudado, você pode descobrir que seu portfólio precisa ser reequilibrado.

O processo para determinar quais ativos podem ser mantidos no portfólio de investimentos é bastante pessoal, podendo ser diferente de acordo com o perfil do investidor. 

Saiba em outro artigo, algumas dicas para controle de gastos pessoais.

A melhor forma de alocar e perceber quais são os ativos seguros, dependerá do momento da sua vida, dos seus objetivos pessoais e da sua capacidade de enfrentar os riscos ao longo do tempo.

Para fazer a alocação de ativos é necessário ter em vista o equilíbrio do risco do investimento e qual pode ser a recompensa em sua carteira de investimentos, o que ajuda a definir quanto deve ser investido em fundos de renda variável ou renda fixa.

Por que fazer?


Os ativos com níveis mais altos de risco, tem um enorme potencial para ter retornos mais próximos e de alto valor. Para esses retornos antecipados, você deve dividir o seu portfólio entre as classes de ativos para poder conseguir equilibrar ambos objetivos.

As ações usualmente são o tipo de ativos mais arriscado, entretanto, potencialmente possuem os maiores retornos com maior volatilidade.

Por exemplo, os investidores geralmente fazem a transição para uma estratégia de alocação de investimentos mais conservadora quando se aproximam da aposentadoria, alocando mais de sua carteira em títulos e menos em ações voláteis.

Fazer investimentos no tesouro direto é considerado menos arriscado, pois, esse tipo de título oferece menores retornos, mas possuem mais estabilidade.

Você também pode ter esse tipo de fundos de investimento na sua carteira, porém, a porcentagem que compõem sua carteira total deve ser baseada em seus objetivos pessoais, prazo, necessidades de ganhos e tolerância ao risco.

De forma geral, se você está investindo com uma meta de longo prazo, assumir mais riscos ao investir pode ser considerado, por ter mais tempo de dar atenção às análises dos ​​altos e baixos do mercado.

Alguém que está economizando para se aposentar pode ter o intuito de ter uma carteira voltada fortemente para ações, pois acredita-se que pode haver grandes somas de dinheiro.

Esteja preparado para assumir riscos

Alocar seus investimentos entre diferentes classes de ativos é uma estratégia chave para minimizar seu risco e potencialmente aumentar seus ganhos.

Investidores agressivos são pessoas que podem conviver com a maior possibilidade de perder dinheiro em troca do potencial de resultados mais elevados. Essa pessoa colocaria mais de seu dinheiro em ações de crescimento, por exemplo, em vez de uma letra do tesouro com juros baixos.

Como informamos anteriormente neste artigo, os riscos são altos e um investidor com baixa tolerância a enfrentá-los pode favorecer seus investimentos em ativos que preservam o seu investimento original.

Ainda que a alocação de ativos não garanta lucro ou proteja contra perdas em mercados em queda, a alocação cuidadosa de ativos é um aspecto essencial do investimento de longo prazo.

Se você tem uma meta financeira com um horizonte de longo prazo, é provável que ganhe mais dinheiro investindo cuidadosamente em categorias de ativos com maior risco, como ações ou títulos, em vez de restringir seus investimentos a ativos com menos risco, como equivalentes de caixa.

Também não deixe de acessar nosso Instagram, onde sempre postamos dicas de negócios, empreendedorismo, entre outros assuntos relevantes para sua vida financeira.