Independência financeira: o que devo saber?

Tempo de leitura: 6 minutos

A busca pela independência financeira desperta interesse em muitas pessoas. Mas, o que significa, de fato, ser financeiramente independente? Como alcançar esse estado de liberdade financeira? 

Este texto visa explorar essas questões e apresentar algumas estratégias para quem deseja trilhar o caminho rumo à independência financeira.

Boa leitura!

O que é independência financeira?

Falar em independência financeira geralmente remete ao início da vida adulta, quando as pessoas se veem como autossuficientes por terem um emprego e saírem da casa dos pais. Popularmente, podemos até considerar que essa seria uma boa definição para o termo, mas, na verdade, o conceito é um pouco diferente.

Independência financeira é um estado em que alguém não depende de fontes de renda como salário e pensão para se sustentar. Nesse caso, é possível viver e manter um padrão apenas com renda passiva, ou seja, o retorno dos seus investimentos.

Dentro desse conceito, existem quatro categorias principais. Veja só:

Independência de curto prazo

Significa que você possui dinheiro suficiente para cobrir seus gastos habituais durante alguns meses ou um até um ano. Isso sem precisar de uma renda mensal fixa, como o salário, por exemplo.

Nesse caso, é necessário ter uma reserva de emergência, e a quantia armazenada determinará por quanto tempo dá para se sustentar dessa forma.

Independência de dívidas

Quem tem dívidas sabe bem como elas complicam a vida financeira e inclusive geram uma barreira para traçar planos. Aqui, a independência é, simplesmente, não ter contas pendentes a pagar e poder usar seu orçamento com compromissos atuais e futuros.

Independência de emprego

Este tipo de independência financeira tem a ver com renda extra. Nela, se a sua fonte de renda principal, que é seu emprego, cessar por algum motivo, você ainda terá outra fonte de renda que cubra seus gastos. Aliás, esse dinheiro extra costuma ser proveniente de investimentos.

Independência completa

Nesta categoria, você se sustenta sem precisar trabalhar! É um estilo de vida totalmente baseado na renda passiva, em que o rendimento de seus investimentos é suficiente para que você pague suas contas, arque com as despesas e tenha lazer.

Os primeiros passos para a sua independência financeira

Viver sem dificuldades financeiras, podendo fazer escolhas sobre trabalhar diariamente ou não, planejar grandes viagens, adquirir patrimônios… tudo isso é um sonho para muita gente. E, como vimos, é possível chegar lá!

O que você precisa fazer para conquistar sua independência financeira, na verdade, é ter alguns cuidados durante toda a sua vida. Afinal, para atingir a independência completa é preciso passar por outras etapas, sempre com cautela e adquirindo experiência.

1. Faça um planejamento

Um planejamento financeiro detalhado é indispensável. 

Descreva e organize seu orçamento mensal, contas fixas e contas variáveis, além de incluir metas de curto, médio e longo prazo. Esse esquema será de grande ajuda para entender suas finanças, ter disciplina e controle sobre elas, bem como para começar a conquistar sua independência.

2. Quite suas dívidas

Uma boa gestão orçamentária começa com a eliminação das dívidas. Afinal, sua independência só será alcançada quando você não tiver mais nada pendente. Ao sanar essa questão, você terá a liberdade de direcionar seu dinheiro para o seu verdadeiro objetivo. Caso seja necessário, tente renegociar sua dívida!

3. Construa uma reserva de emergência

A reserva financeira de emergência é um armazenamento pessoal, destinado a situações inesperadas, como perda de emprego ou uma batida de carro, por exemplo. Além de ser um método de prevenção, é também uma forma de ter dinheiro guardado para cumprir metas futuras, seja viajar ou pagar uma faculdade.

A reserva de emergência, como vimos, está relacionada à independência financeira de curto prazo. Então, para começar a ser independente, o primeiro cuidado que você deve tomar é o de guardar parte da quantia que você ganha todo mês.

4. Faça investimentos seguros

Após quitar suas dívidas e consolidar sua reserva de emergência, é hora de começar a aplicar seu dinheiro para obter renda passiva. Se você for inexperiente na área, o ideal é investir em ativos mais seguros até que descubra qual é o seu perfil de investidor e como se faz gestão de risco.

5. Diversifique sua carteira de investimentos

Outro cuidado que você deve ter ao investir, sobretudo em busca da independência financeira, é comprar ativos de diferentes mercados. Com uma carteira diversificada, você consegue diminuir os riscos de perda financeira, além de aumentar suas chances de ter uma rentabilidade muito favorável.

Conheça o Patrimônio Necessário para Independência Financeira (PNIF)

Uma das maiores dúvidas em relação à independência financeira é: quanto devo ter para ser independente? Bom, isso depende, uma vez que a quantia varia conforme o estilo de vida de cada pessoa. 

Portanto, não é possível determinar um valor “X” que sirva para todo mundo.

Por outro lado, você pode calcular a quantia necessária para si com uma fórmula chamada Patrimônio Necessário para Independência Financeira (PNIF). Ela representa o valor que você precisa ter investido para se sustentar sem depender da sua renda ativa. Dito em outras palavras, o PNFI é o valor que você necessita em renda passiva para cobrir seus gastos.

As variáveis são o seu custo de vida, objetivos financeiros, despesas mensais e estilo de vida desejado. E para obter a resposta, você precisa seguir este conselho: descrever detalhadamente seu orçamento.

A partir do momento em que você tiver conhecimento sobre esses valores, irá fazer o cálculo do seu PNIF com precisão. É preciso multiplicar seu gasto mensal por 12 para descobrir seu gasto médio anual. Depois, a quantia será dividida pelo rendimento médio dos seus investimentos.

Veja o exemplo:

Se suas despesas mensais são de R$ 3.000,00 e o rendimento médio dos seus investimentos é de 5%, seu PNIF será R$ 720.000,00 anual, conforme o cálculo (3000×12÷0,05).

Conquistando a independência financeira com a Vox Fortuna!

Além de organizar suas finanças, quitar as dívidas e procurar por investimentos seguros, existe mais um cuidado que você deve ter quando o assunto é o seu dinheiro: sempre contar com a ajuda de profissionais.

Alcançar a independência financeira é a garantia de uma vida mais tranquila, o que se intensifica se você tiver a certeza de que fez escolhas certas durante sua jornada. Com a Vox Fortuna, suas escolhas financeiras serão as melhores possíveis, e a independência virá mais rápido do que imagina.

Conheça nossos serviços de Consultoria Financeira e cursos para investidores iniciantes!