Saiba o que é renda passiva

Tempo de leitura: 3 minutos

Todo mundo quer aumentar seu rendimento mensal, mas quase ninguém tem tempo e energia para trabalhar mais tempo do que de costume. No entanto, existe a possibilidade de obter renda passiva e, a longo prazo, conquistar a independência e não depender mais de salários.

Existem algumas formas de ganhar dinheiro passivamente. Quer saber quais são elas? Siga a leitura deste artigo que preparamos para você!

O que é renda passiva?

Denomina-se renda passiva qualquer quantia que uma pessoa recebe e que não seja fruto de seu esforço. Pode ser gerada por meio de recebimento de pensão, dividendos de ações, rendimento de investimentos em renda fixa ou variável, aposentadoria e afins.

Em outras palavras, é o montante proveniente de outras fontes que não sejam o trabalho.

Renda passiva e renda ativa: quais são as diferenças?

Para entender melhor o conceito, explicaremos o que difere a renda ativa da renda passiva.

Configura-se renda ativa a remuneração pela execução de algum trabalho, seja por CLT, empreendedorismo, revenda de produtos, etc. Essa é a fonte de renda principal da maioria das pessoas economicamente ativas.

Por outro lado, a renda passiva é conquistada por meio de capital investido, ou seja, das aplicações que renderam retorno financeiro.

Renda passiva x renda extra: entenda os conceitos

Ainda com dúvidas? Bom, elucidaremos mais um ponto que costuma gerar confusão: renda extra e renda passiva não são a mesma coisa!

A grande diferença está no fato de que a renda extra é uma espécie de renda ativa, gerada por serviços que vão além daquele que produz a fonte principal. Isto é, a remuneração por trabalhos temporários, freelancer e os famosos “bicos” corresponde à renda extra.

Em suma, você precisou trabalhar além da sua ocupação fixa para obter uma quantia a mais.

Como gerar vários tipos de renda passiva?

Agora que você já entendeu bem os conceitos, veja algumas maneiras de adquirir renda passiva!

Primeiro, é válido lembrar que a remuneração passiva é resultado de aplicações, feitas com seu capital de renda ativa. Portanto, você precisa traçar um plano de investimentos e pensar a longo prazo.

Estas são algumas fontes de renda passiva:

  • Dividendos de ações: os acionistas recebem uma parcela do lucro das empresas que participam da bolsa de valores;
  • Rendimentos de Fundos Imobiliários (FIIs): o rendimento é fruto da alocação de ativos no mercado imobiliário;
  • Aluguel de imóveis: a locação de imóveis próprios para terceiros também é uma forma de obter renda sem esforço laboral.

Vivendo de renda passiva

Viver de renda passiva é um plano possível, que dependerá do estilo de vida da pessoa e de como seus investimentos são manejados. É fundamental compreender, portanto, que existem fases para alcançar essa fonte de renda.

A primeira delas é o acúmulo de reserva por meio de trabalho remunerado e investimentos. Depois, é preciso preservar o patrimônio acumulado e multiplicá-lo. Por fim, o capital bem estabelecido, o investidor pode usufruir cautelosamente e buscar formas de proteger seu montante.

Esta leitura foi útil para você? Continue conosco em nosso site e nas redes sociais, e veja mais conteúdos como este!